Metro Exodus: as melhores dicas para sobreviver ao inverno nuclear

O mundo de Metro: Exodus está cheio de perigos que o podem matar em segundos, desde mutantes até ar radioativo. Por isso, você deve começar sua aventura com cuidados extra de forma a se tornar um sobrevivente do inverno nuclear e seus perigos.

Conheça nossas dicas para se dar bem em Metro: Exodus!

Tenha em atenção os indicadores

O game tem muitos perigos, mas também várias formas de você se proteger das diversas ameaças que espreitam pelo mundo.

Filtro de ar

filtro de ar

O temporizador dessa peça é a informação mais valiosa que você precisa seguir a todos os momentos. O temporizador consegue ser visto em seu braço esquerdo e vai começar a contar apenas quando você estiver em uma área com ar tóxico.

Se o temporizador estiver parado, então significa que você pode retirar sua máscara de gás. Se, repentinamente, ouvir um sinal de aviso e a notificação do filtro alterar, então terá menos de um minuto para sobreviver sem a máscara.

Bússula

bussula

Um dos primeiros itens que você vai ganhar em Metro: Exodus é sua bússula, visível também no seu braço esquerdo, e indicando a direção correta para seu objetivo principal. Se você não estiver em condições para conferir seu mapa e quiser seguir apenas a história principal, então a bússula vai o levar ao local correto.

Mais tarde é possível alterar essa ferramenta por um pequeno radar que também dá sinal quando estiver próximo de formas de vida.

Contador Geiger

geiger

O contador Geiger vai virar de verde para vermelho sempre que você se encontre em uma área de alta radiação. Isso é muito importante porque, a não ser que seja necessário por causa de missões específicas de história, você nunca deve entrar nessas zonas a não ser que deseje morrer rapidamente.

Indicador de bateria

bateria

Sua bateria manual é muito importante para carregar sua lanterna e seus óculos de visão noturna. Se a bateria estiver ficando descarregada, você vai receber um alerta para a carregar. 

Porém, a qualquer momento, consegue verificar essa informação mantendo pressionado o direcional esquerdo para que não seja pego desprevenido.

Consulte seu mapa e diário

mapa

O mapa vai mostrar sua localização atual e também um círculo com um X que indica seu objetivo principal. Outros objetivos secundários e pontos de interesse vão também aparecer dentro de círculos mais pequenos, que desaparecem quando a tarefa estiver completa.

Porém, alguns destes objetivos secundários apenas ficam acessíveis quando você avançar na história principal, por isso, não vale a pena correr para zonas que ainda pareçam longe.

Com o mapa ativo, você pode o virar para ver seu diário. Além da informação da história, este inclui também notas que Artyom escreve sobre o objetivo corrente. Isso pode ser útil para saber como avançar em zonas ou missões.

Pegue tudo o que encontrar

scavenging

Aprender a coletar os itens que precisa é dos objetivos mais importantes de Metro: Exodus. Você precisa de dois tipos diferentes de materiais para construir todos os objetos do game: químicos e metais.

Estes podem ser pegos ao revistar cadáveres, ao coletar objetos no ambiente ou ocasionalmente ao visitar uma oficina controlado por seus aliados. Mas procurar itens no ambiente é o que você deve fazer sempre.

Uma boa estratégia é olhar para todos os cantos do local que visite. Procure também debaixo de escadas e dentro de caminhões incendiados. Sempre que veja algum tipo de contêiner ou caixa, você deve também tentar o abrir.

Além disso, os cogumelos verdes também podem ser coletados. E, por fim, sempre que mate um inimigo, procure se ele tem itens e armas que tenha deixado cair durante a luta.

Crie seus itens

crafting

Metro: Exodus dá acesso a que você crie um número limitado de itens quando não está em uma oficina, acessando a essa opção de construção em seu inventário. Isso é útil especialmente para criar kits médicos e filtros de ar extra para uma emergência, desde que tenha com você os recursos necessários.

Sempre que possível o ideal é ter pelo menos quatro kits médicos e dez minutos de filtros de ar com você, para sobreviver a qualquer eventualidade.

Seja discreto

combate

Eventualmente, você vai ter que lutar e, em Metro: Exodus, existem várias formas de fazer isso. Porém, a maneira mais fácil de derrotar seus inimigos é jogando furtivamente. Muitos inimigos humanos podem ser facilmente eliminados ao aparecer por trás deles sem eles repararem e outra forma silenciosa de matar oponentes é acertando em suas cabeças com a espingarda Tikhar ou o arco Hilsing.

Ao escolher se mover de forma furtiva, você vai reduzir o desperdício de munições e manter uma boa reputação. Por isso, tente se manter escondido e com a lanterna desligada para não ser detectado facilmente.

Se os inimigos detectarem sua presença, procure lugares estreitos e equipe uma caçadeira ou espingarda de assalto para eliminá-los rapidamente.

A importância de uma boa arma de fogo

armas

Sendo essencialmente um game shooter, é muito importante você ter boas armas de fogo para sobreviver em Metro: Exodus. Por isso, você deve tentar pegar as melhores armas e melhorias para elas que encontre.

É essencial que tenha sempre pelo menos uma espingarda para grupos de inimigos, uma caçadeira para desintegrar oponentes que estejam perto e uma pistola para quando estiver sem munições na sua arma principal.

Além disso, é muito importante também que você limpe e cuide de suas armas usando químicos na oficina. Se não o fizer regularmente, estas perdem pontaria e podem até ficar bloqueadas.

Planeje para o dia e para a noite

noite

O ciclo dia/noite em Metro: Exodus é muito importante na sua jogabilidade. Por isso, você deve fazer coisas diferentes de dia e de noite.

O dia é perfeito para explorar e coletar recursos, pois você consegue ver tudo melhor e os mutantes mais perigosos são normalmente criaturas noturnas.

Durante a noite, o ideal é completar missões, especialmente as que requerem furtividade. Assim, você pode passar pelos locais mais perigosos sem ser detectado.

Fale com NPC's e siga suas pistas

npc

Não ignore os NPC's quando os encontrar durante suas aventuras, principalmente os habitantes de Aurora, pois eles podem pedir favores a você, que serão pagos com itens raros e segredos.

Ser social em Metro: Exodus pode contribuir para que ganhe peças de equipamento importantes que o vão ajudar em muito a completar o game.