As 16 melhores séries médicas para assistir agora mesmo

Page, cardio! Para a geração que cresceu acompanhando ER, para aqueles que foram crias de Grey's Anatomy e ainda persistem na série depois de 18 anos, ou mesmo para quem nunca viu uma série médica, esta lista traz 16 sugestões para quem quer mergulhar no mundo de séries sobre hospitais, medicina e o emocionante cotidiano dos pacientes.

A lista abaixo não segue ordem classificatória.

1. Grey's Anatomy (2005 - presente)

séries médicas

Disponível em: GloboPlay, Amazon Prime Video e Star+
Temporadas: 18 (394 episódios) - 19º temporada já confirmada

É difícil tentar resumir a trama de uma série que já está no ar há 18 anos (sim, 18 anos!), então vamos apenas dizer que Grey's Anatomy acompanha o cotidiano de um grupo de médicos em um hospital de Seattle. A primeira temporada foca nos desafios de um grupo de internos, que treinam para se tornarem médicos. Agora, vamos a alguns fatos que podem (ou não) estimular você a conferir esta aclamada série médica:

  • Foi criada por Shonda Rhimes, criadora de outras renomadas produções, como Scandal e How to get Away with murder, e produtora de Bridgerton
  • Rhimes fez questão de que a série contasse com metade do elenco negro e com personagens femininas inteligentes e complexas
  • A série já bateu vários recordes de audiência
  • Tem diversos Globos de Ouro, entre outros prêmios, em categorias como melhor série dramática e melhores atores
  • Todos os nomes dos episódios são títulos de músicas
  • Vai te fazer chorar e rir num mesmo episódio
  • Vai te fazer pausar de nervoso em quase todos os seasons finale

2. ER - Plantão médico (1994 - 2009)

séries médicas

Disponível em: HBO Max
Temporadas: 15 (331 episódios)

Antes de Grey's Anatomy, ER era o drama médico estadunidense com mais temporadas. Seu episódio final, exibido em 2009, teve a maior audiência de uma série dramática desde 2006. A exemplo do que falamos ali sobre Grey's, é difícil resumir a trama de 15 anos de série indo muito além de "os episódios acompanhavam o cotidiano dos médicos". Então vamos a alguns fatos interessantes sobre esta famosa série de medicina:

  • ER foi criada por Michael Crichton para ser um filme que teria direção de Steven Spielberg. Spielberg, contudo, se interessou por outro projeto de Crichton que falava sobre dinossauros e DNA. Sim, o projeto acabou se tornando o primeiro Jurassic Park. Já ER virou uma série, e Spielberg atuou como produtor e consultor algumas vezes.
  • Em 1997, a série transmitiu um episódio completamente ao vivo, intitulado Ambush. Para justificar as filmagens, a equipe de câmera da NBC atuou como uma equipe da PBS que estaria gravando um documentário.
  • Entre os episódios memoráveis da série, está Motherhood, dirigido por Quentin Tarantino.
  • George Clooney e Julianna Margulies eram parte do elenco principal da série. Entre os atores que fizeram participações na produção estão: Sally Field, Ray Liotta, Ewan McGregor, Stanley Tucci, Lucy Liu, Kirsten Dunst, Mariska Hargitay, Eva Mendes, Dakota Fanning, Shia LaBeouf, Jared Padalecki, James Belushi, Jeffrey Dean Morgan, Zac Efron, Thandie Newton, Sterling K. Brown, Frances Fisher, Keke Palmer e Susan Sarandon.

3. New Amsterdam (2018 - presente)

Disponível em: GloboPlay
Temporadas: 4 (69 episódios) - 5ª e última temporada confirmada

O hospital público mais antigo dos Estados Unidos acaba de receber seu novo diretor médico, o dr. Max Goodwin. Jovem e brilhante, dr. Goodwin chega ao novo cargo demitindo todo um setor médico e tentando evitar burocracias em nome do bem dos pacientes. Aos poucos, Max vai revolucionando o hospital e descobrindo novas formas de ajudar aqueles que não têm como pagar por seguros de saúde.

A série dividiu a crítica, mas parece ter agradado aos fãs, tendo uma boa trajetória de cinco temporadas. Alguns dos destaques da envolvente trama são a abordagem do tratamento de presidiários, da ala de psiquiatria e de problemas de saúde mental, e a diversidade no elenco.

4. Dr. House (2004 - 2012)

séries médicas

Disponível em: GloboPlay, Amazon Prime Video e HBO Max
Temporadas: 8 (177 episódios) - 5ª e última temporada confirmada

Dr. Gregory House é conhecido por seu temperamento difícil, sua impaciência, seu mau humor, ceticismo, seu comportamento anti-social e seu diálogo direto. Mas o infectologista e nefrologista também ganhou reconhecimento por ser, muitas vezes, o único capaz de descobrir diagnósticos que pareciam impossíveis.

Impaciente com burocracias e disposto a quebrar as regras do hospital em nome do bem de seus pacientes, House frequentemente entra em conflito com a diretora da instituição. Ainda assim, todos os casos de sintomas inexplicáveis e doenças desconhecidas são enviados a ele e sua equipe. A série conquistou vários Emmys de melhor diretor e melhor roteiro. Além disso, em 2006 e 2007, Hugh Laurie ganhou o Globo de Ouro de melhor ator.

5. Hospital Playlist (2020 - 2021)

séries médicas

Disponível em: Netflix
Temporadas: 2 (24 episódios)

Esta popular série coreana acompanha a vida e a rotina profissional de cinco médicos em torno dos 40 anos, amigos desde quando fizeram faculdade juntos. Chae Song-hwa é professora assistente de neurocirurgia e é considerada perfeita em tudo que faz. Lee Ik-jun é um pai solo e divorciado que não deixa as adversidades afetarem seu carisma e seu tratamento com os pacientes, trabalhando como professor assistente de cirurgia geral.

O professor assistente de cirurgia toráxica Kim Jun-wan pode parecer um profissional frio, mas ele guarda um lado sentimental para alguns pacientes e amigos. Ahn Jeong-won é competente em tudo que faz, incluindo seu trabalho como professor assistente de cirurgia pediátrica. O sofrimento de seus pacientes, contudo, o faz pensar em se tornar padre um dia. Já Yang Seok-hyeong, professor assistente de obstetrícia e ginecologia, pode parecer desligado, mas faz de tudo por suas pacientes.

A série se tornou a 9ª produção mais bem avaliada da história da televisão fechada na Coreia do Sul. Já o primeiro episódio da segunda temporada se tornou a maior estreia da emissora na qual a produção era exibida no país.

6. The Good Doctor (2017 - presente)

series medicas

Disponível em: GloboPlay
Temporadas: 5 (89 episódios)

Baseada em uma drama médico sul-coreano de mesmo título, esta série acompanha a trajetória do jovem médico recém-formado Shaun Murphy. Vivido por Freddie Highmore (Bates Motel), o personagem tem autismo de Síndrome de Savant. Embora precise lidar com preconceitos em base diária, Shaun se destaca por sua inteligência inigualável e seus diagnósticos precisos.

Neste contexto, a série convida o espectador a acompanhar a rotina do hospital San Jose St. Bonaventure, onde Shaun consegue uma vaga na Residência com o apoio de seu amigo e mentor dr. Aaron Glassman. A série teve críticas positivas, principalmente à performance de Highmore, e bons índices de audiência.

7. Mumbai Diaries 26/11 (2021 - presente)

Disponível em: Amazon Prime Video
Temporadas: 1 (8 episódios)

Esta série aborda os Ataques a Mumbai de 2008, terríveis ataques terroristas realizados por dez integrantes de uma organização islâmica terrorista do Paquistão. Ao todo, foram realizados 12 tiroteios e explosões de bombas em diferentes locais de Mumbai durante quatro dias, em novembro de 2008. A série acompanha a equipe do Hospital Geral Bombay e seu trabalho heroico durante os ataques.

Com grandes atores indianos, o elenco contou com nomes como Tina Desai, que também ganhou reconhecimento na televisão ocidental por seu trabalho nos filmes O Exótico Hotel Marigold e na série Sense8. A primeira temporada da série conquistou a excelente nota 9,1 no site IMDb.

8. Lenox Hill (2020)

series medicas

Disponível em: Netflix
Temporadas: 1 (9 episódios)

Esta série documental acompanha de perto o dia a dia de quatro médicos no Hospital Lenox Hill, em Nova York. Uma clínica geral de pronto-socorro, dois neurocirurgiões e uma residente-chefe de ginecologia e obstetrícia vivenciam casos de riscos e apresentam aos espectadores os altos e baixos da profissão.

A série conquistou incríveis 100% de aprovação da crítica e 98% do público no site agregador de críticas Rotten Tomatoes. Após o sucesso da produção, a Netflix encomendou uma série spinoff que deve se chamar Emergency NYC, e abordar mais de um hospital na cidade.

9. Scrubs (2001 - 2010)

series hospitais

Disponível em: Canal Sony
Temporadas: 9 (181 episódios)

Infelizmente, Scrubs é uma dessas séries incríveis que não está disponível em nenhum streaming no Brasil (a série está no Disney Plus em outros países, então vamos torcer!). Embora seja mais uma produção que acompanha o cotidiano dos médicos em um hospital, esta série trouxe uma comédia ácida para o gênero. E foi justamente esse estilo mais leve e poético que conquistou o público, bem como alguns personagens mais caricatos.

Protagonizada por Zach Braff, a trama foca no médico John J.D. Dorian, que narra a série. Ele e seu melhor amigo Chris Tuck acabaram de se formar na faculdade de medicina e conseguiram empregos juntos no hospital Sacred Heart. Entre cenas cômicas e momentos emocionantes, J.D. ainda traz "lições" e reflexões ao final de cada episódio.

10. Private Practice (2007 - 2013)

series hospitais

Disponível em: Star+
Temporadas: 6 (111 episódios)

Os fãs de Grey's Anatomy pediram, e Shonda Rhimes atendeu. Depois do sucesso da dra. Addison Montgomery, a personagem ganhou a série spinoff Private Practice. A produção acompanha Addison após sua saída do Seattle Grace Hospital e sua entrada em uma clínica particular em Los Angeles. Assim como outras séries médicas, o seriado abordou a rotina dos profissionais e seus dramas pessoais, entre casos de pacientes que emocionaram muitos dos espectadores.

Além de ter contado com episódios crossover com Grey's Anatomy, a série ainda apresentou uma personagem que mais tarde se tornaria parte do elenco principal de Grey's: Amelia Shepherd. Irmã de Derek Shepherd, a personagem tem uma trajetória bem dramática, mas segue como uma das personagens favoritas do público nas duas séries.

11. Transplant - Uma nova vida (2020 - presente)

Disponível em: GloboPlay
Temporadas: 2 (26 episódios)

Embora seja uma série recente, Transplant já vem agradando ao público e à crítica. A série acompanha Dr. Bashir "Bash" Hamed, um refugiado sírio recomeçando sua vida no Canadá. Devido a problemas com o reconhecimento de suas credenciais como estrangeiro, Bash não consegue um emprego em um hospital, e passa a trabalhar como cozinheiro em um restaurante de comida do Oriente Médio.

Quando um sério acidente acontece no restaurante, Bash usa as habilidades médicas que adquiriu em sua experiência em hospitais e em zonas de guerra. Usando técnicas que não precisam de equipamento médico, ele salva a vítima antes que a ambulância chegasse. Sua atitude acaba lhe ajudando a conseguir uma vaga como residente no Hospital York Memorial. A partir daí, acompanhamos os desafios de seu dia a dia no mundo da medicina de emergência.

12. The Resident (2018 - presente)

series medicas

Disponível em: Star+
Temporadas: 5 (88 episódios)

Embora The Resident seja mais uma série com o formato "rotina e desafios dos médicos em um hospital", os episódios da produção não decepcionaram em trazer novas histórias, tanto nas vidas pessoais dos personagens quanto nos dramas dos pacientes.

A princípio, o foco é em um residente idealista e em como um médico arrogante abre seus olhos para a realidade da vida hospitalar. Mas, ao decorrer dos capítulos, logo vemos a complexidade e as camadas de cada personagem.

13. Nurse Jackie (2009 - 2015)

serie hospital

Disponível em: Amazon Prime Video
Temporadas: 7 (80 episódios)

Nurse Jackie chegou à televisão mudando um pouco o foco das séries em hospitais. Aqui, acompanhamos o dia a dia de uma dedicada enfermeira. Em nome do bem estar de seus pacientes, Jackie não mede esforços, mesmo que seja preciso passar por cima das regras da diretoria do hospital ou consertar o erros dos médicos à sua volta.

Neste contexto, conhecemos ainda mais da vida pessoal da enfermeira, enquanto ela tenta equilibra seu trabalho, seus romances e seus problemas com as drogas. A série conquistou quatro Emmys, em categorias como Melhor atriz em Série de Comédia e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia.

14. Polseres Vermelles (2011)

Disponível em: ----
Temporadas: 2 (28 episódios)

Ainda na categoria "série de hospitais que tiram um pouco o foco dos médicos", não podemos deixar de citar a icônica Polseres Vermelles. Esta série catalã emocionou e conquistou audiências por diferentes partes do mundo, chegando a ganhar quatro adaptações de diferentes nacionalidades. Nos Estados Unidos, a ABC produziu a Red Band Society, que contava com nomes como Octavia Spencer no elenco. Além disso, Steven Spielberg chegou a adquirir os direitos da série para uma produção futura.

Nosso conselho: antes de conferir qualquer uma das versões, confira a original (que infelizmente não está disponível em serviços de streaming). Aqui, a trama acompanha um grupo de jovens pacientes, internados na ala de pediatria por diferentes motivos, como câncer, anorexia e coma provocado por um acidente. Os jovens, que tem entre dez e 17 anos, acabam se unindo para viver apoiar um ao outro e transformar a experiência hospitalar em pequenas aventuras do dia a dia.

Da trilha sonora à estética da série castelaña, da história de cada personagem à forma como eles ressignificam suas dores com humor, ternura e amizade. É uma série que vale a pena conferir. Pensada para ter quatro temporadas, até então a produção conta com duas temporadas. O criador Alberto Espinosa confirmou que o terceiro ano do seriado trará os personagens adultos, logo é preciso esperar alguns anos para os atores originais crescerem.

15. Diagnóstico (2019)

Disponível em: Netflix
Temporadas: 1 (7 episódios)

Mais uma série médica documental da Netflix, esta produção se diferencia das demais pela abordagem da dra. Lisa Sanders, médica na qual o seriado foca. No decorrer da série, ela tenta ajudar pacientes com doenças raras e diagnósticos que parecem um mistério para a medicina.

Para tanto, ela busca informações e tratamentos em uma rede de pacientes e méicos que construiu por meio da Internet. Todos os episódios são baseados na coluna que a médica escreve para a The New York Magazine, que também serviu como inspiração para a aclamada série Dr. House. A dra. Sanders, inclusive, trabalhou na produção de Dr. House como consultora médica.

16. Chicago Med (2015 - presente)

series medicas

Disponível em: Amazon Prime Video e GloboPlay
Temporadas: 7 (135 episódios)

Esta série é um spinoff da popular Chicago Fire, que acompanha o cotidiano de bombeiros na cidade de Chicago. Em Chicago Med, conhecemos um grupo de médicos e enfermeiras e vivenciamos as dificuldades da realidade hospitalar por meio de suas vivências.

Uma médica especializada em pediatria, o chefe da psiquiatria, duas enfermeiras e a diretora do hospital estão entre os personagens que acompanhamos. Com seus episódios cheios de emoção, a série agradou o público e, mesmo após sete temporadas, mantém uma boa nota no IMDb, 7,8.

CONFIRA AINDA MAIS SÉRIES!

As melhores séries para assistir na HBO Max

As melhores séries para conferir na Netflix

Séries adolescentes imperdíveis para assistir na Netflix Brasil!

As melhores SÉRIES DE AÇÃO para ver na Netflix e na Amazon Prime este ano!

Séries incríveis para ver na Amazon Prime Vídeo

As melhores SÉRIES DE TERROR para assistir este ano!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.