Saiba mais sobre Lex Luthor, um dos maiores inimigos do Superman

Uma mente brilhante a serviço de objetivos sombrios. Esse é Lex Luthor, um do maiores e mais antigos inimigos de Superman. Descubra como um ser humano comum pode se tornar um inimigo páreo para um alienígena super poderoso. 

Origem

Origem

Entre as várias histórias de origem que esse personagem possui, esta é a mais conhecida. Alexander Luthor nasceu em uma família abusiva que vivia em um bairro muito pobre de Metropolis. Quando adolescente, Lex forjou a assinatura de seus pais para fazer um seguro de vida no nome deles. Em seguida arquitetou o assassinato de sua família para poder ficar com o dinheiro do seguro. Toda a quantia recebida foi investida para fundar sua companhia, a LexCorp.

Sob a liderança de Luthor, a LexCorp cresceu e se tornou uma das maiores empresas multinacionais de engenharia aeroespacial. Por consequência, também se tonou a companhia de maior influência em Metropolis. Lex passou a ser uma figura de conhecimento da população e com grande importância política. 

Ódio pelo Superman

ódio pelo Superman

Assim como as origem desse personagens, existem vários motivos para o antagonismo de Lex em relação ao Superman. Entre elas existe uma em que Lex sofre um acidente químico em um laboratório que o faz perder o cabelo, e por conta disso culpa Superman de tê-lo sabotado os experimentos. Contudo, essa não é a razão mais utilizada nos quadrinhos.

O principal motivo de Lex Luthor não ter simpatia alguma por Superman é por ele ser muito poderoso. Na sua opinião, Superman pode destruir o planeta inteiro, caso queira, e a humanidade nem terá a chance de se proteger ou revidar. Bastaria que Superman enlouquecesse por apenas alguns minutos para por a Terra em perigo.

Realmente Superman é muito poderoso e poderia ser uma ameaça para o planeta. Tanto é que não apenas Luthor possui essa preocupação. O próprio Batman também pensa nisso e possui alguns planos de contingência caso Superman perca a cabeça e se volte contra a Terra. 

Gênio Científico

Poderes

Não apenas rico e influente, Lex Luthor também é um gênio da ciência. É reconhecido como uma das mentes mais brilhantes da Terra, capaz de resolver equações extremamente complexas em apenas alguns segundo, e desenvolver fórmulas para tratamentos de doenças.

Além disso, Luthor também possui um vasto conhecimento em robótica. Sua experiência nessa área foi o que o possibilitou de criar sua armadura de combate, uma de suas principais armas contra o Homem de Aço. Essa armadura o possibilita lutar em pé de igualdade contra Superman, uma vez que concede a Luthor a capacidade de voar e uma super-força. Em adição, também possui kryptonita em seu interior, utilizada para enfraquecer o super-herói.

Presidente Luthor

Presidente Luthor

Por mais que tenha sido criado para uma extensa carreira como super-vilão e seja um dos principais inimigos do herói mais querido no planeta, Lex ainda conseguiu ser eleito Presidente dos Estados Unidos. Sua plataforma eleitoral prometia grandes avanços tecnológicos para o cidadão comum. Esse período, no entanto, não durou muito tempo e Lex Luthor sofreu um impeachment, abandonando de vez sua carreira política.

Membro da Liga da Justiça

Membro da Liga da Justiça

No mais novo universo da DC, os Novos 52, Lex Luthor também teve sua parcela de vilanias e atos malignos. Contudo, uma nova faceta desse personagem também está sendo revelada. Durante o ataque do Sindicato do Crime à Terra, quando a Liga da Justiça estava impossibilitada de defender o planeta dos vilões, Lex Luthor com sua armadura de combate apareceu para combater esses inimigos.

Após esse evento, a opinião pública ficou totalmente favorável a Lex, exaltando-o como um herói. O antigo vilão gostou dessa atenção diferenciada que recebia das pessoas e continuou com os atos de heroísmo. Tentou até mesmo se unir à Liga da Justiça. Embora tenha sido negado da primeira vez, eventualmente conseguiu um lugar entre essa grande equipe de Super Heróis.

A dúvida que fica é: até quando essa bondade vai durar?

Poderes

Gênio científico

A principal característica que faz com que Lex Luthor se destaque entre os outros vilões do Superman não é somente sua careca, mas sim a sua total ausência de super-poderes. O vilão se utiliza apenas de sua impressionante inteligência e de sua fortuna. Além disso, o que lhe falta de habilidades sobre-humanas, sua armadura de combate o compensa com tecnologia de ponta. Confira abaixo os recursos desse equipamento.

Super-força

Apesar do aprimoramento que a armadura é capaz de conceder a força física de Lex Luthor, ela não chega aos pés da força que Superman possui. Mesmo assim, super-força é sempre bem vinda.

Sistemas de defesa

Uma armadura, por definição, é uma grande carapaça protetora. A armadura de combate de Lex leva isso além. É feita com materiais super resistentes e também possui um sistema de escudos de energia, tão poderosos que é capaz de aguentar um ataque com força total do Homem de Aço. Um item indispensável na luta contra um super-herói tão poderoso.

Jatos propulsores

Equipamento utilizado quando é preciso levar a luta contra Superman para os ares. Ou simplesmente para facilitar a locomoção através de vôo.

Kryptonitas

O item indispensável do arsenal de Lex Luthor. Essa pedra verde e radiante é responsável por enfraquecer Superman, deixando-o vulnerável aos golpes de Lex Luthor (é assim que a super-força da armadura se faz valer). Em adição a isso, diversos tipos de kryptonita são utilizadas nos disparos de energia da armadura. Esse mineral também é usado em uma lâmina retrátil e em espinhos presentes no arsenal da armadura.  

Lex Luthor mostra que é possível ser super-poderoso mesmo sendo um humano em meio a tantos indivíduos incríveis. Uma pena que ele é assim por motivos distorcidos. Realmente é preciso ser um homem de aço para ter um inimigo assim e sobreviver para contar a história.