De Indiana Jones a Lara Croft: os maiores caçadores de tesouros da ficção

Uma das coisas mais discrepantes entre a vida real e a ficção é a representação dos arqueólogos. Na cultura pop, arqueólogos não são pessoas que passam horas escavando a terra com pinceis em busca de objetos de civilizações antigas, tampouco são pesquisadores que passam horas lendo livros. São mostrados como uma das profissões mais perigosas do mundo, geralmente tendo que lidar com magia, forças das trevas e inimigos armados. Confira nossa lista com os maiores caçadores de tesouro da ficção:

Indiana Jones

Indiana Jones

Franquia de filmes Indiana Jones.

O arqueólogo aventureiro original! Podemos dizer que foi esse herói, vestindo seu emblemático chapéu e empunhando um chicote (ou um revólver, no caso de espadachins exibidos), o responsável por popularizar as histórias de caçadores de tesouros. Jones viaja o mundo em busca de artefatos antigos e misteriosos, garantindo que não caiam nas mão erradas e que encontrem seu devido lugar em um museu.

É um mistério como Indiana Jones ainda mantém seu cargo como professor de arqueologia na Universidade de Chicago, uma vez que passa boa parte do ano viajando o mundo atrás de artefatos antigos e misteriosos em vez de lecionar para seus alunos. Sem falar de suas imprudências no trabalho de campo, arranjando briga contra seitas malignas, dirigindo tanques de guerra em campos arqueológicos e arruinando os planos dos nazistas.

Indiana Jones é mais conhecido pelos seus filmes, nos quais foi interpretado pelo ator Harrison Ford. No entanto, também teve uma série de tv nos anos anos 90 e vídeo games com o seu nome.

Nathan Drake

Nathan Drake

Série de games Uncharted.

Este caçador de tesouros, apesar de apaixonado por civilizações ancestrais, não possui um passado universitário como muitos integrantes desta lista. Não pode ser considerado um arqueólogo ou historiador oficial e muitas vezes é tachado como um simples ladrão. Nathan Drake é um aventureiro autodidata em história e línguas estrangeiras.

Não é apenas a paixão por descobrir tesouros que motiva este personagem. Nathan Drake também é um viciado em adrenalina e os perigos da profissão só fazem com que ele se sinta cada vez mais atraídos para novas aventuras.

Nathan Drake já apareceu em diversos jogos, quadrinhos e livros da franquia Uncharted. Também será um personagem na adaptação para o cinema do jogo, sendo interpretado pelo ator Tom Holland. O filme ainda se encontra na fase de pré-produção e não possui uma data de estreia revelada.

Jackie Chan

Jackie Chan

Série animada As Aventuras de Jackie Chan.

Arqueólogo e mestre de kung fu, uma ótima combinação para uma vida de aventuras. Apesar disso, Jackie Chan é talvez o personagem mais pacato desta lista. Jackie viaja por todo o globo em busca de artefatos antigos e ocasionais talismãs mágicos, ao mesmo tempo que chuta a bunda de ninjas sombrios e enfrenta organizações malignas. Embora não procure problemas, a confusão sempre dá um jeito de encontrá-lo.

O personagem de Jackie é totalmente inspirado no ator Jackie Chan e nos personagens de seus filmes. A maior referência, no entanto, é ao personagem de Jackie Chan em A Armadura de Deus, filme no qual interpreta um caçador de tesouros ao estilo Indiana Jones. 

Benjamin Gates

Benjamin Gates

Franquia de filmes O Tesouro Perdido.

A tentativa de Indiana Jones da Disney.

Benjamin Gates é um caçador de tesouros assim como o seu pai. Durante sua infância, seu avô lhe contava histórias sobre o tesouro templário e encontrá-lo se tornou a maior obsessão da vida de Benjamin.

Estranhamente, suas aventuras costumam tomar rumos bastante não-ortodoxos, rumos criminosos para ser mais preciso. Nos dois filmes dessa franquia, Benjamin Gates fez coisas que o colocaria entre os mais procurados da Interpol, caso vivesse no mundo real. Ele já roubou a Declaração de Independência dos Estados Unidos, documento histórico de extrema importância, como também já sequestrou o presidente do país.

Nico Robin

Nico Robin

Mangá e Anime One Piece.

Nico Robin é uma arqueóloga ao mesmo tempo que é uma pirata. Portanto, ao mesmo tempo que descobre tesouros, também os enterra! Piadas à parte, Nico é uma integrante da tripulação dos Piratas do Chapéu de Palha, mas seus interesses têm pouca relação à pirataria. Seu objetivo é descobrir a verdade sobre o Século Perdido, um período da história do planeta que ninguém sabe o que aconteceu e que o Governo proíbe a pesquisa.

Para saber mais sobre esse século, Nico viaja com os Piratas do Chapéu e Palha à procura dos Poneglifos, que são blocos de pedra enormes inscritos numa língua ancestral conhecida por poucos. Essas inscrições contém informação sobre armas poderosíssimas, localizações de ilhas e sobre a história dessa época perdida.

Tio Patinhas

Scrooge McDuck

Série animada DuckTales - Os Caçadores de Aventuras.

Já se perguntou como Tio Patinhas fez sua fortuna? Aqui está a resposta! Boa parte daquelas montanhas de ouro que ele nada vieram de tumbas de conquistadores e imperadores do passado. Patinhas McPato abandonou seus estudos quando jovem, mas nunca deixou de aprender novas habilidades. Tornou-se um arqueólogo amador, estudando livros de história e investigando lendas antigas em busca de uma pista que o levasse a um tesouro escondido.

George Lucas cita o Tio Patinha entre as principais influências para criar Indiana Jones. Portanto, Indiana Jones pode ter popularizado os caçadores de tesouro, mas tudo isso só aconteceu graças ao lado aventureiro desse pato quaquilionário. 

Bran Barbabronze

Brann Bronzebeard

Games World of Warcraft e Hearthstone.

No mundo de Warcraft o que não falta são castelos em ruínas, templos sombrios e cavernas misteriosas para serem desbravadas por heróis aventureiros. Com um cenário tão farto para esse tipo de aventuras, é natural que surgisse uma organização especializada em tais incursões. Essa é a Liga dos Exploradores, grupo de aventureiros que vasculham o mundo inteiro em busca dos artefatos titãs e a origem do povo Anão.

O líder e fundador dessa organização é Brann Barbabronze, irmão mais novo de Magni, rei dos anões. Entretanto, ele não possui nenhum interesse pelos assuntos da corte real. Em vez disso, Brann é notável pelos seus conhecimentos antropológicos, arqueológicos, linguísticos, e por suas explorações, obviamente.

Lara Croft

Lara croft

Série de jogos e franquia de filmes Tomb Raider.

Chegamos ao fim com outra personagem que se tornou referência na categoria de caçadores de tesouro. Não apenas isso como também é considerada a maior personagem feminina dos vídeo games. Em sua franquia de jogos, Lara Croft mostra do que é capaz para sobreviver e se tonar uma grande saqueadora de tumbas.

Lara é a personagem que teve sua história pessoal alterada mais vezes até hoje, mas algumas características nunca mudaram. Ela é uma jovem e atlética arqueóloga britânica que ao longo de sua vida, muito por influência de seus pais, tomou gosto por expedições arqueológicas e por aventuras. No reboot mais recente da franquia, além de tesouros antigos, ela também busca descobrir os mistérios que envolvem os seus pais.

A franquia Tomb Raider também já teve sua representação nos cinemas, com a personagem de Lara Croft interpretada pela atriz Angelina Jolie em dois filmes. Um novo filme está em produção e dessa vez será a atriz Alicia Vikander quem interpretará a jovem arqueóloga.

O novo filme de sobre Lara Croft se chama Tomb Raider - A Origem e tem sua estreia marcada para 15 de Março de 2018.