Solomon Grundy é uma espécie de zumbi que durante a sua vida passada experienciou muito sofrimento e, por isso, decidiu amaldiçoar Gotham City como parte de sua vingança. Apesar de ser um dos vilões menos inteligentes da DC Comics, Grundy é um dos personagens mais interessantes e com uma das histórias mais pesadas da história da editora norte-americana.

Neste artigo você ficará sabendo como é que o homem que se chamava Cyrus Gold virou Solomon Grundy!

Se prepare, a história de origem deste cara é bem pesada!

gotham

A história começa com Senior Gold, o pai de Cyrus Gold. Antes de se mudar para Gotham City à procura de riqueza, ele mudou o seu nome para Gold (ouro em inglês) em alusão à fortuna que estava para vir. 

No entanto as coisas não correram como planejado, e Senior Gold nunca conseguiu a riqueza que tanto procurava. Em vez disso, ele apenas conseguiu um trabalho horrível nas docas de Gotham City. No trabalho Gold ele era desrespeitado e trabalhava em condições absolutamente miseráveis.

Mas as coisas conseguiram ficar piores, e o patrão de Senior Gold ficou com o pouco ouro que ele tinha, deixando a família Gold sem nada.

Cyrus teve uma infância super violenta

grundy

Frustrado com a vida, Senior Gold maltratava frequentemente a sua mulher e o seu filho Cyrus Gold. Mas provavelmente a forma mais cruel de tortura que Senior Gold tinha para com o seu filho era no seu aniversário. Todos os anos, quando Cyrus fazia anos, Senior o queimava e o enterrava vivo, para que ele soubesse que a sua vida valia menos do que a terra que o cobria.

Cyrus foi maltratado durante anos e anos, até que um dia a sua mãe o decidiu abandonar, pois já não aguentava mais os abusos do seu pai. 

Pouco depois, Cyrus decidiu seguir o seu pai até ao trabalho e ficou vendo o que ele fazia. Mas nesse dia algo horrível aconteceu, um dos contentores das docas caiu sobre Senior Gold, o esmagando por completo.

Agora o pequeno Cyrus Gold estava completamente sozinho.

Foi nesse momento que ele prometeu a si mesmo que um dia teria uma grande fortuna e que faria tudo o que fosse preciso para mudar a sua vida.

Um acordo que traçou o seu destino

gotham

Como seria de esperar as coisas continuaram sendo bastante difíceis para Cyrus. Ele continuava sendo espancado por outros moleques que viviam nas ruas e uma noite ele ficou muito perto da morte. Felizmente uma garota chamada Pearl o ajudou com os seus ferimentos.

Momentos antes de os dois abandonarem as ruas, Cyrus foi abordado por um estranho que lhe prometeu fama e fortuna se ele lhe jurasse lealdade até o dia da sua morte. Cyrus não perdeu tempo e apertou a mão do estranho, fechando assim o acordo.

Cyrus se tornou rico e poderoso, e matou todos os homens que tinham maltratado a sua família quando ele ainda era uma criança. Numa ato de raiva, Cyrus encontrou a sua mãe, que o tinha abandonado, e acabou mantando-a, mostrando deste jeito que se tinha transformado num monstro, como o seu pai.

A morte de Cyrus Gold e o nascimento de algo mais

grundy

Cyrus Gold escondia os corpos das suas vítimas nas águas do Pântano da Matança. Uma noite enquanto ele se preparava para largar mais um corpo, um criminoso o seguiu. Os familiares deste misterioso criminoso tinham sido mortos por Cyrus Gold e ele estava procurando se vingar!

O criminoso decide então atacar Cyrus que é apanhado completamente desprevenido. Sem qualquer tipo de hipótese de sobreviver ao ataque, Cyrus decide cometer suicídio, acabando assim por não respeitar o acordo que tinha feito com o misterioso homem que o abordou quando ele era apenas uma criança. 

Aquele que era o corpo de Cyrus Gold foi engolido pelas águas do Pântano e permaneceu lá por 50 anos. Ao fim de ter estado mergulhado naquelas águas por meio século, Cyrus Gold ressuscitou, mas não como um homem!

Ele foi reanimado pelas misteriosas águas do pântano, mas ele não se lembrava da sua vida passada e o seu intelecto já não era o mesmo, assim como a sua aparência física.

Senhoras e senhores, Solomon Grundy

grundy-batman

Confuso, esta nova criatura se deslocou até à povoação mais próxima, tendo entrado numa espécie de casa para os mendigos. Lá três homens lhe perguntaram quem ele era, o monstro que tinha acabado de nascer respondeu que não sabia e que apenas se lembrava que tinha nascido numa segunda-feira.

Os vagabundos se riram e declamaram o poema da vida e da morte de um tal de Solomon Grundy:

Nasceu numa segunda;
Batizou-se numa terça;
Casou-se numa quarta;
Adoeceu numa quinta;
Piorou numa sexta;
Morreu num sábado;
Enterrou-se no domingo;
E este foi o fim de Solomon Grundy.

Foi aí que o monstro sorriu e disse que daí em diante o seu nome seria Solomon Grundy!

A transformação trouxe novos poderes

GRUNDY-SUPERMAN

Apesar de intelectualmente ele ter ficado claramente em desvantagem, Grundy é praticamente indestrutível. Ele basicamente resiste a todo o tipo de lesões. Se um dos seus membros for cortado do seu corpo, ele pode ser facilmente recolado, graças ao seu fator regenerativo.

Como Grundy é um ser inanimado, ele não come, não dorme, não bebe e não respira, ele é extremamente resistente e pode passar dias e dias a lutar. 

Curiosamente, sempre que alguém pensou ter conseguido matar Grundy, o monstro acaba por conseguir ressuscitar. Basicamente Grundy é imortal e isso faz dele um dos mais perigosos vilões da DC Comics.