Watchmen | Conheça o Dr Manhattan, ser mais poderoso do universo!

A graphic novel Watchmen é uma das mais influentes de todos os tempos. A história imaginou como seria o mundo real caso vigilantes mascarados atuassem nas ruas. Mas, apesar de propôr um realismo no enredo e nos personagens, a HQ nos traz um único ser super-poderoso: Dr. Manhattan!

Vítima de um acidente nuclear, o personagem de pele azul tem poderes que o fazem ser comparado a um deus. Hoje você fica sabendo tudo sobre Jonathan Osterman, o Dr. Manhattan.

De físico nuclear a semi-deus!

dr manhattan

Jonathan Osterman era filho de um relojoeiro. Ansioso por seguir a carreira de seu pai, ele se dedicava a aprender como fazer e consertar relógios. Tudo isso mudou quando os Estados Unidos jogaram uma bomba atômica sobre Hiroshima: o pai do rapaz destruiu os relógios do filho e disse que seu futuro deveria ser na física nuclear.

E Jonathan assim o fez. Estudou física na universidade e se destacou como um dos principais físicos do país, indo trabalhar em pesquisas sobre o campo intrínseco. No projeto ele conheceu a pesquisadora Janey Slater, que se tornaria sua namorada.

Num dia como outro qualquer, ao final do expediente, Jonathan planejava dar a Janey um relógio que ele mesmo havia consertado. No entanto, ele percebeu que tinha esquecido o presente dentro do seu jaleco, que ficara dentro da câmara de testes. Quando voltou para buscar, o físico acabou ficando preso e teve seu corpo completamente vaporizado.

Ele foi dado como morto. Seu corpo havia desaparecido aos olhos de todos. Mas os meses foram se passando e o improvável foi acontecendo: aos poucos, o corpo de Jonathan começou a reaparecer. Primeiro, seu sistema nervoso, depois seu esqueleto e, ao final, seu corpo inteiro. Completamente sem pelos, ele ressurgiu como um homem completamente azul.

Surge o Dr. Manhattan

dr manhattan

Com seu novo corpo, Jonathan ganhou também super-poderes: agora era capaz de ver todos os momentos da sua vida ao mesmo tempo, sejam eles no passado ou no futuro. Também era capaz de controlar os átomos do seu corpo e dos objetos e pessoas à sua volta, conseguindo desintegrar e recriar coisas conforme sua vontade.

Logo, o governo dos Estados Unidos tomaram conhecimento dos poderes de Jonathan e o recrutaram. Ele ganhou um uniforme e um codinome: Dr. Manhattan. O novo nome é uma alusão ao projeto Manhattan, força-tarefa que deu origem à bomba atômica.

Dr. Manhattan atuou ao lado do exército americano na Guerra do Vietnã, conflito que acabou sendo vencido pelos EUA na HQ. O resultado da vitória, no entanto, não foi nada bom: a Guerra Fria com a União Soviética se escalava cada vez mais para se tornar um confronto nuclear de dimensões globais.

O plano de Ozymandias

ozymandias

O Dr. Mahattan foi parte crucial do plano de Ozymandias para impedir o confronto nuclear. Apesar de tentar salvar a humanidade, a estratégia de Adrian Veidt envolvia a morte de centenas de milhares de inocentes por conta de um falso ataque alienígena.

Sabendo que somente Jonathan seria capaz de impedi-lo, Ozymandias forjou acusações de que pessoas que conviviam com o Dr. Manhattan haviam desenvolvido câncer, constrangendo o super-herói e atacando sua imagem pública.

Diante dos depoimentos, Dr Manhattan se teleporta para Marte e decide se isolar da raça humana. Lá, ele ergue uma fortaleza de vidro, e se recusa a voltar à Terra. Espectral II, sua namorada na época, acaba sendo transportada por ele ao planeta vermelho e, após uma longa conversa, consegue convencer Jonathan a retornar ao planeta.

No entanto, já era tarde: o plano de Ozymandias estava em ação e, naquela altura, nem mesmo Manhattan seria capaz de detê-lo. Jonathan vai então confrontar Veidt e acaba percebendo que sua estratégia funcionava. Questionado por Rorschach, Manhattan acaba matando o justiceiro mascarado para evitar que a verdade viesse à tona.

Onde está Dr. Manhattan?

drmanhattan

Ao final da HQ, Dr. Manhattan diz que irá abandonar a galáxia de vez. O enredo se encerra com o desaparecimento do personagem. Mas agora, com a série da HBO passando-se 34 anos depois dos eventos da HQ, fica a pergunta: onde está Dr. Manhattan?

Até o momento, a série mencionou poucas vezes o personagem. A primeira referência, logo no primeiro episódio, mostra o Dr. Manhattan em Marte, numa imagem de noticiário televisivo. Outro momento em que ele é citado é em uma conversa de Angela Abar e seu marido em que os dois dizem que ele estaria no Planeta Vermelho.

No entanto, ainda não se sabe se o Dr. Manhattan estará mais efetivamente presente no seriado.

Poderes

doutor Manhattan

Após o acidente, Jonathan conseguiu poderes dignos de um deus. Ao ter seu corpo vaporizado pelo campo intrínseco, ele conseguiu o controle total dos átomos, sendo capaz de controlar sua organização. Suas habilidades são:

  • Teletransporte
  • Controle do tamanho do seu corpo
  • Gerar clones de si mesmo
  • Visualizar todos os momentos da sua vida, do começo ao final
  • Vaporizar objetos e pessoas
  • Voar
  • Se desmaterializar e voltar a ser materializado

Watchmen está em exibição na HBO.

FIQUE POR DENTRO:

Tudo sobre Watchmen, a nova série da HBO!

Quiz | Que personagem de Watchmen é você?

Watchmen | Estreia quebra recorde de audiência para HBO