One-Piece: história e poderes de Luffy, o Pirata do Chapéu de Palha

Desde 1997, ano em que foi lançado, One Piece foi capaz de recrutar uma legião de fãs que acompanham as aventuras de Monkey D. Luffy e os Piratas do Chapéu de Palha atrás do grande tesouro. Mesmo depois de uma década de publicação, essa história ainda conquista cada vez mais novos aficionados.

Mas quem é Luffy? O que faz desse rapaz esquisito, de chapéu de palha e chinelo, alguém tão perigoso para o Governo Mundial?

O começo da jornada

Monkey Luffy

Nascido em East Blue, Monkey D. Luffy é um rapaz com um sonho bem ambicioso: desde criança, ele sonhava em ser pirata! Com sete anos de idade, ele conheceu o capitão pirata Shanks, seu maior ídolo! Desde aquela época, ele desejava fazer parte da tripulação de Shanks e viajar pelo mundo atrás do famoso tesouro One Piece, para se tornar o Rei dos Piratas.

Acontece que não foi assim tão simples para começar sua jornada: Luffy não conseguiu fazer parte do bando de Shanks, que negou a entrada do menino por conta da sua pouca idade. O pirata deixou para o jovem seu chapéu de palha e o sonho de um dia se tornar o maior dos mares.

Mas a vida de Luffy logo mudaria de vez: por acidente, o menino comeu a Fruta da Borracha, uma das Frutas do Diabo, que transformou todo o seu corpo em borracha! Apesar dos incríveis poderes que ele ganhou, Luffy perdeu a capacidade de nadar.

Mas quem disse que isso impediria um rapaz determinado a alcançar seu sonho? Luffy passou 10 anos treinando para aperfeiçoar seus poderes e dominar completamente suas novas habilidades, tudo isso enquanto se preparava para se lançar aos mares e iniciar sua própria tripulação!

Os Piratas do Chapéu de Palha

Piratas do Chapéu de Palha

Apesar de ter começado sua jornada sozinho, Luffy precisava de uma tripulação se quisesse se tornar o Rei dos Piratas. Nas suas andanças pelo mundo, o rapaz conheceu poderosos aliados, com quem criou laços de confiança tão fortes como o de uma família.

Por conta da sua personalidade, Luffy acabou recrutando um time diverso e, digamos, excêntrico! Com pessoas de diferentes lugares do planeta e de habilidades únicas, o capitão do (finado) Going Merry (primeiro navio de Luffy) conseguiu uma tripulação que o segue e que confia nas suas decisões. Os membros dos Piratas do Chapéu de Palha são:

  • Roronoa Zoro - Primeiro membro a se juntar a Luffy, é um mestre espadachim e Imediato do navio.
  • Nami, A Gata Ladra - Navegadora, é responsável por encontrar as melhores rotas.
  • Usopp - Atirador. Ele cuida dos canhões do navio e usa seu arsenal para lutar.
  • Vinsmoke "Perna Negra" Sanji - O cozinheiro da tripulação. A função parece simples mas, acredite, não é!
  • Tony Tony Chopper - Médico, ele é responsável por manter toda a galera viva.
  • Nico Robin - Arqueóloga, é a única pessoa no planeta capaz de ler Poneglyphis.
  • Franky - Responsável pela carpintaria e manutenção do navio.
  • Brook - Músico, afinal, um navio pirata de sucesso precisa de uma trilha sonora de qualidade!

Recompensas por Luffy: muitas encrencas pelo caminho

Wanted Luffy

É claro que, para alcançar o precioso tesouro e se tornar o Rei dos Piratas, Luffy acabaria fazendo alguns (muitos!) inimigos: sejam as autoridades da Marinha, caçadores de recompensa ou outros piratas, tem gente disposta a fazer de tudo para coletar a poupuda recompensa colocada pelo Governo Mundial.

Logo de cara, Luffy do Chapéu de Palha irritou os Shichibukai e os Yonkou, dois grupos influentes e perigosos de piratas. Por seus feitos e proezas, Luffy tem hoje uma recompensa pela sua captura de 1.500.000.000,00 de berries, sendo o segundo pirata mais procurado do mundo.

Entre todos os vilões na sua longa jornada até aqui, talvez o seu oponente mais temível seja Marshall D. Teach, o Barba Negra! Além de poderoso, este pirata é completamente implacável ao perseguir seus objetivos, e não se preocupa com a vida dos outros.

Quais são os poderes e fraquezas do Luffy?

luffy poder

Por conta da Fruta do Diabo que comeu quando ainda era criança, Luffy adquiriu alguns poderes especiais, capazes de torná-lo um dos mais perigosos piratas do mundo! Seu corpo tornou-se todo de borracha, garantindo a ele habilidades únicas.

Luffy é capaz de esticar seus membros a distâncias incríveis, usando essa característica para atacar seus inimigos. Ele consegue deixar seu corpo em formatos estranhos, conseguindo surpreender seus oponentes que são incapazes de prever de onde vem os ataques.

Por ser feito de borracha, ele é imune a eletricidade e a ataques com tiros ou socos. Ele também aguenta grandes impactos, podendo cair de altitudes elevadas sem se ferir. Mas isso tudo não o torna imortal: Luffy pode ser ferido com objetos cortantes ou pontiagudos e também sofre com o calor ou frio extremos. Além disso, ele carrega a fraqueza padrão da sua Fruta do Diabo: Luffy é incapaz de nadar.

Além disso, no universo de One Piece, todos os seres possuem o Haki, uma energia que fica dormente e que só pode ser despertada depois de muito treinamento ou de um dom especial. Os Hakis são divididos em três tipos: o da Observação, que funciona como uma espécie de sexto sentido, o do Armamento, que cria uma espécie de armadura em volta do usuário, e o do Rei, um tipo extremamente raro, capaz de afetar a força de vontade das demais pessoas.

Luffy é uma das raras pessoas capazes de utilizar os três tipos de Haki. Ele combina seu domínio dessa energia vital com suas habilidades herdadas da Fruta do Diabo para performar ataques poderosos e únicos.

Depois de anos de treinamento, o Pirata do Chapéu de Palha desenvolveu algumas técnicas de combate que ele chamou de Gears. Cada Gear tem suas características próprias e possibilitam a ele tirar vantagens específicas dos seus poderes. A primeira Gear seria sua forma padrão. As demais se caracterizam por:

Segunda Gear: Luffy usa suas veias e borracha para bombear seu sangue por todo o corpo em um ritmo acelerado. Dessa forma, ele amplia sua força e velocidade de maneiras incríveis! No entanto, esse estado acaba consumindo muita energia, deixando o pirata exausto após usar a técnica.

gear 2 luffy

Terceira Gear: Luffy bombeia ar entre os seus ossos para ampliar o seu tamanho e, desse jeito, conseguir atacar com ainda mais força. A desvantagem é que, desse jeito, ele perde mobilidade e fica do tamanho de uma criança pelo mesmo tempo em que ficou inflado

Gear 3 luffy

Quarta Gear: O pirata cobre seus braços com Busoushoku Haki, uma espécie de armadura criada com sua energia vital. Ele também infla sua estrutura muscular, ganhando força e preservando sua elasticidade. Em contrapartida, Luffy é incapaz de ficar parado, precisando se movimentar o tempo todo e consumindo ainda mais energia.

Gear 4 luffy

Curiosidades sobre Luffy

Monkey d luffy

  • Sabe aqueles balões de pensamento que aparecem nos quadrinhos? Então, no mangá de One Piece, Luffy nunca teve um desses para mostrar o que se passava na sua cabeça. Segundo o roteirista, isso é porque o pirata sempre diz tudo o que se passa na sua cabeça!
  • Antes de aparecer em One Piece, Luffy protagonizou três aventuras numa coletânea semanal no Japão. As histórias se chamam Romance Dawn V.1, Romance Dawn V.2 e Romance Dawn V.3.
  • Luffy já foi capa da Non-no, uma revista de moda voltada ao público masculino do Japão. Ele foi o primeiro personagem de mangá a estampar a primeira página do periódico.
  • Segundo o criador do mangá, Eiichiro Oda, caso One Piece se passasse no mundo real, Luffy seria brasileiro!
  • A principal influência para a criação do visual de Luffy é ninguém menos que Goku, da série Dragon Ball. Seu criador nunca escondeu o quanto é fã do mangá de Akira Toriyama.

FIQUE POR DENTRO:

Os 10 personagens mas poderosos de One Piece

Os 10 personagens mais bizarros de One Piece

Saiba quais os episódios filler de One Piece que pode pular!