5 Coisas que você precisa saber sobre Light Yagami, o Kira de Death Note!

Light Yagami é a prova de que o "mal" é uma questão de ponto de vista. O anti-herói e protagonista de Death Note se transforma num "justiceiro" ao usar o "Caderno da Morte" para "limpar" o mundo dos criminosos. 

Na companhia do Shinigami Ryuk, o jovem Light - que recebeu o título de Kira (pronúncia japonesa para "killer") - deseja punir todos os assassinos e malfeitores do mundo, fazendo justiça com as próprias mãos... Literalmente. 

Descubra mais sobre este personagem e nos ajude a responder a pergunta: Light é um vilão sádico ou um herói incompreendido?

Atenção: artigo com SPOILER!

Sociopata lunático ou herói incompreendido?

Light

Antes de se transformar no Kira, Light era descrito como um jovem bastante trabalhador, criativo, talentoso e um "gênio natural". Um dos seus poucos (e decisivos) defeitos era a sua autoconfiança excessiva, fazendo com que acreditasse que NUNCA estava errado.

Light estava desacreditado com a justiça no mundo e o surgimento do Death Note em seu caminho simbolizava um "aviso divino" de que ele deveria fazer algo para mudar a realidade. Foi aí que surgiu a ideia principal de Kira: usar o Death Note para matar todas as pessoas más da Terra, fazendo com que o planeta fosse povoado exclusivamente por indivíduos honestos e gentis.

No entanto, o egocentrismo de Light faz com que ao usar o "Caderno da Morte" passe a se enxergar como um "deus", o "deus do novo mundo" e único responsável por "salvar" a humanidade. Todas as suas ações, por mais perversas e diabólicas que pareçam, para Light são justificadas em prol de um "bem maior": limpar o mundo do mal.

Assim, Light (ou Kira) se vê como o único capaz de julgar a humanidade. Quanto mais usa o Death Note, mais da sua natureza fria e cruel é revelada. Light não sente compaixão, amor ou misericórdia por ninguém, sendo sempre fiel ao seu objetivo e ambição. 

Após toda esta descrição, fica claro a personalidade psicótica do personagem. Mas se formos ver toda a situação a partir do ponto de vista de Raito... Será que todas as suas ações não fariam mais sentido? Afinal de contas, Kira apenas deseja construir um mundo onde as pessoas tenham paz e sejam felizes, não é verdade?

Light ou Raito?

Raito

Uma dúvida e motivo de debate entre muitos fãs da série: é Light ou Raito, afinal de contas? A resposta: os dois!

As duas versões estão corretas e existem no animé/mangá, ficando a critério dos fãs como querem chamar o protagonista da série. 

O que causa tal dúvida é o fato de Light Yagami, ao ser escrito em katakana (um estilo silabário da escrita japonesa), ter a grafia Yagami Raito. Isto porque, Raito é a forma como soa a palavra Light na pronúncia japonesa. Aliás, Kira também segue este mesmo exemplo, visto que significa "killer" (assassino, em inglês), no entanto, na pronúncia nipônica a palavra soa como "kira", entendeu?

Light foi o PRIMEIRO Kira

Kiras

Mas não o último... 

Para quem não sabe, Kira é na realidade um título atribuído a todas as pessoas que usam o Death Note com o mesmo propósito defendido por Light: matar todos os bandidos do mundo. 

Raito também era conhecido como L-Kira e o principal influenciador do Segundo Kira: Misa Amane, que tinha o codinome de Copycat Kira.

A jovem obteve o seu Death Note através do Shinigami Rem, e era profundamente apaixonada por Light, fazendo todo o possível (e impossível) para proteger o rapaz. O jovem, porém, não sentia absolutamente nada por Misa, tratando-a apenas como uma ferramenta para conquistar os seus objetivos.

Kyosuke Higuchi foi o terceiro humano a possuir o Death Note, ficando conhecido como Yotsuba Kira. Ele usou o caderno para motivos egoístas, como o desenvolvimento e promoção de seu negócio, mas mesmo assim não deixou de seguir as indicações de Light (matar criminosos).

O quarto Kira foi Teru Mikami, também conhecido por X-Kira, um dos mais devotos discípulos de Light, visto por Mikami como um verdadeiro deus. O rapaz seguia todas as ordens do Kira original, mas por causa de um erro seu a identidade de Light como Kira foi revelada. 

O último Kira da história foi C-Kira (Cheap Kira), cuja a verdadeira identidade nunca foi revelada. O que se sabe sobre este kira é que o seu Death Note pertenceu a Shinigami Midora.

Light virou um Shinigami?

light shinigami

Light morreu e, seguindo a risca as instruções do Death Note, suspeitamos que o jovem esteja agora no MU (o "Vazio" para onde vão todos os mortos), certo? Bem, tem gente que não está assim tão certa disso...

Após o lançamento do OVA Death Note Relight 1: A Versão do Shinigami, uma teoria explodiu na internet, deixando os fãs do anime bastante divididos. De acordo com esta nova versão, Light teria reencarnado como um Shinigami!

E o que faz muitos fãs acreditarem nisso? Bem, se você prestar atenção no início do OVA verá que o "misterioso shinigami" estrega uma maçã para Ryuk, esperando que em troca ele conte a sua história enquanto esteve na Terra. O fato é que apenas Light e Misa sabiam que Ryuk era apaixonado por essa fruta.

Além disso, é bastante óbvia a semelhança entre as roupas usadas pelo shinigami com as de Light, sem falar na cor do seu cabelo e nos olhos vermelhos. Quando Light estava no seu "modo full rage", os seus olhos no anime eram retratados com a cor vermelha.

Ao longo do OVA também notamos que o shinigami tem uma personalidade bastante infantil, que chega a lembrar o comportamento de Light durante a vida. Num dos episódios, enquanto L. tentava traçar um perfil do misterioso Kira, este descreve o assassino em série como "uma criança que não gosta de perder"

Voltando ao finalzinho do OVA, o shinigami misterioso vai embora e deixa Ryuk antes que este concluísse a sua história, justamente na parte que falaria sobre o Mello e o Near, ou seja, sobre a morte do Light. Ao que tudo indica, o provável "Light Shinigami" não queria ouvir que havia fracassado com seu plano e abandonou o local antes que Ryuk chegasse nessa parte.

Ninguém foge a regra: Light está no MU

ryuk

Por mais que todos os argumentos apresentados na teoria sobre Light ser um shinigami sejam fortes e convincentes, não podemos deixar de lado uma das regras básicas e fundamentais do Death Note: todos os seres humanos (sem exceção) vão para o MU, ou seja, o Vazio. 

Em Death Note não existe Céu ou Inferno, e todos os indivíduos humanos que morrem vão para este "Vazio Eterno".

Os shinigamis são criados pelo deus dos shinigamis, ou seja, os seres humanos não podem simplesmente se transformar em "deuses da morte". 

E você, no que prefere acreditar? 

Filme da Netflix saindo do forno... 

death note

A Netflix lança uma adaptação em live-action para Death Note em 25 de agosto, com Nat Wolff (Light), Keith Stanfield (“L”), Margareth Qualley (Mia Sutton), Paul Nakauchi (Watari) e Shea Whigham (James Turner). Além disso, também teremos Willem Dafoe fazendo a dublagem de Ryuk. 

Esta é a primeira adaptação norte-americana de Death Note, que já ganhou outros dois filmes feitos no Oriente.

Confira o trailer: