Pantera Negra: famosos apoiam campanha para crianças carentes assistirem ao filme

Octavia Spencer, Ellen DeGeneres, J.J. Abrams, Jamele Hill, Snopp Dogg e  Chelsea Clinton são alguns dos famosos que estão apoiando e proporcionando a ida de milhares de crianças carentes ao cinema, para assistir o aguardado Pantera Negra, que estreia no próximo dia 15.

#BlackPanterChallenge

pantera negra

Como primeiro filme de super herói com um protagonista negro - e um elenco predominantemente negro -, Pantera Negra já é um marco em relação a representatividade. A sua importância em termos político e cultural foi, inclusive, bastante destacada nas primeiras impressões daqueles que já puderam assistir ao longa.

Por este motivo, conforme noticiou o site Jovem Nerd, o americano Frederick Joseph iniciou uma campanha na página de financiamento coletivo GoFundMe, com o objetivo de arrecadar dinheiro para levar as crianças do coletivo Boys & Girls Club of Harlem (Clube do Harlem Garotos e Garotas, em tradução livre) ao cinema. A campanha arrecadou US$44 mil para as crianças do bairro novaiorquino, tradicional por sua cultura negra.

Inspirados pela iniciativa de Joseph, outras cidades deram início ao #BlackPantherChallenge (Desafio do Pantera Negra em tradução livre), como forma de replicar a ação e também levar suas crianças ao cinemas, para ver um filme onde elas podem se identificar com o herói. Mais de 130 campanhas foram criadas pelos Estados Unidos e o desafio começou a ter amplo apoio, inclusive, de famosos.

Estrelas em nome da representatividade

ellen degeneres

Nomes como J.J. Abrams, Jamele Hill, Snopp Dogg e  Chelsea Clinton apoiaram o desafio doando valores financeiros para proporcionar as sessões de cinema. A apresentadora Ellen Degeneres, por sua vez, recebeu Frederick Joseph em seu programa no momento em que entrevistava o ator Chadwick Boseman, que dá vida ao protagonista do filme. Na ocasião, Ellen assumiu as despesas das sessões de cinema do Boys & Girls Club of Harlem e deixou o dinheiro arrecado na GoFundMe para outras necessidades da comunidade.

A atriz Octavia Spencer decidiu promover o acesso de crianças ao cinema por conta própria. A ganhadora do Oscar por Estrelas Além do Tempo e destaque de filmes como Histórias Cruzadas, ambos sobre momentos da história negra, anunciou que irá financiar sessões para crianças do Mississipi.

Como destacado no Jovem Nerd, em uma das campanhas ligadas ao #BlackPanterChallenge, a professora Tina Fields parece resumir a importância de um filme como Pantera Negra, na descrição que publicou na página do GoFundMe:

"Pela primeira vez na vida, as crianças afro-americanas terão a oportunidade de ver um herói na tela que se parece com elas. Em termos de representatividade, este filme é um passo enorme dentro e fora das telas."