Conheça Ikaris, um dos líderes dos Eternos da Terra!

O filme dos Eternos, confirmado para a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel, irá introduzir novos e poderosos personagens. Complexos e com histórias que se misturam com as de diversas mitologias, os Eternos irão enriquecer ainda mais o MCU.

Hoje vamos falar de Ikaris, um dos líderes dos Eternos da Terra. Poderoso e de coração nobre, este ser foi um dos mais envolvidos na defesa da Humanidade e permaneceu no planeta mesmo quando muitos dos seus irmãos de raça foram explorar a galáxia.

Presente desde os tempos antigos

Ikaris Eternos

Nascido há mais de 20 mil anos na cidade de Polaria, atual Sibéria, Ikaris faz parte de uma família de Eternos que se estabeleceu longe de Olympia, lugar onde a maioria desses seres habitava. O primeiro registro humano do contato com Ikaris foi durante o Grande Cataclisma, quando as cidades de Atlantis e Lemuria submergiram.

Na ocasião, o Eterno guiou uma arca de refugiados humanos que sobreviveu ao incidente. Os sobreviventes confundiram Ikaris, que voava nos céus à frente da embarcação, com um pássaro, fato que se tornou parte do folclore de diversos povos.

Oponente feroz dos Deviantes, Ikaris era visto como cabeça quente pelos outros Eternos, que levaram mais tempo para perceber que aquelas criaturas disformes seriam uma ameaça. Ele também tornou-se o guardião da Pirâmide dos Quatro Ventos, onde está enterrado o adormecido "Celestial sonhador".

Vida entre os humanos

Eternal Ikaris

No período da Grécia Antiga, Ikaris se apaixonou por uma mulher humana em Creta, enquanto lutava contra deviantes que assolavam a ilha. Ele casou com ela e juntos tiveram um filho, batizado com o mesmo nome do pai. A criança, que não herdou os poderes do Eterno, adorava voar nos braços de seu pai.

Para agradar ao filho, Ikaris pediu para que Makkari, outro Eterno, construísse um equipamento de voo para seu herdeiro. E aqui sua história se mistura mais uma vez com a da mitologia: sem ter tempo de ensinar o menino a usar o aparelho por conta de um ataque deviante, seu filho teve um destino parecido com o de Ícaro, das histórias gregas.

Tudo ocorreu porque Ikaris estava há anos sem voltar para casa, envolvido numa verdadeira guerra contra os deviantes. Seu filho resolveu usar o equipamento de voo para procurá-lo. Sem saber operar direito a máquina, o jovem acabou voando alto demais e desmaiou pela falta de oxigênio. O sol queimou as engrenagens do equipamento, levando o filho do Eterno a cair em direção ao oceano.

Apesar da tragédia, Ikaris não se distanciou dos humanos: usando o nome "Ike Harris", o Eterno participou de escavações arqueológicas ao lado do Dr. Daniel Damian e sua filha Margo em busca do artefato que traria a Quarta Tropa de Celestiais para a Terra.

Chegada de Novos Tempos

celestiais

Após uma longa busca, Ikaris e seus companheiros encontraram o artefato. No entanto, uma força de Deviantes atacou o grupo, obrigando o eterno a revelar sua identidade para os arqueólogos. Ikaris despertou Ajak, outro eterno, para o ajudar a deter os oponentes. Os dois conseguiram impedir os Deviantes e emitir o sinal à Quarta Tropa Celestial.

Para diminuir o medo que os humanos sentiam dos Celestiais, alguns Eternos decidiram revelar suas identidades ao mundo. Ikaris se juntou ao grupo. Enquanto isso, ele e Margo viriam a se apaixonar e ter um relacionamento. As coisas viriam a se complicar quando um ataque coordenado dos Deviantes assolou Nova York.

Pego de surpresa, Ikaris não conseguiu impedir o avanço dos Deviantes e acabou sendo capturado. Ele foi preso num tubo e lançado ao fundo do oceano. O Eterno só teve sua liberdade recuperada quando Thena, outra membra dos Eternos, conseguiu uma trégua com Kro, líder guerreiro dos Deviantes.

Tudo mudou quando a Quarta Tropa dos Celestiais se virou contra a Terra. Para tentar salvar a humanidade, os Eternos formaram a Unimente e contaram com o apoio dos Asgardianos, mas nem isso bastou para deter os Celestiais. No confronto, Zuras, então Líder dos Eternos, caiu em combate.

Embora os Eternos e os Asgardianos tenham perdido a batalha, os Celestiais acabaram poupando a Terra da destruição. Antes de partir, no entanto, os seres apagaram as memórias de todos, humanos ou não-humanos, a respeito do que aconteceu.

O último confronto

the eternals

Após a morte de Zuras, Ikaris e Thena entrram em conflito para decidir quem lideraria os Eternos. Ikaris derrotou sua rival e assumiu a liderança. Neste período, após a partida dos Celestiais, diversos Eternos decidiram abandonar a Terra e explorar a galáxia.

Ikaris convocou a Unimente, que decidiu que parte dos Eternos deveria permanecer no planeta. Ele foi um dos que ficou, vivendo ao lado de Margo, sua amada. Mas a aparente paz iria se romper de uma maneira bem sinistra: corpos de Celestiais começaram a cair dos céus, anunciando a chegada dos Celestiais Sombrios.

Além do choque da cena macabra, foi revelado aos Eternos uma verdade que os levou à loucura: a verdadeira função da sua raça era cultivar a humanidade desde a Primeira Tropa de Celestiais para agirem como "anticorpos" contra os Celestiais Sombrios da Horda.

Os Eternos perderam a lucidez e começaram a cometer suicídio ou lutar entre si. Ikaris também escolheu dar fim à própria vida. Pouco antes de morrer, ele foi encontrado pelo Homem de Ferro e pelo Doutor Estranho, a quem explicou a situação e deu a chave para a convocação de uma nova Unimente.

Ikaris nos Cinemas

ikaris richard madden

Na futura adaptação dos Eternos para as telonas, quem irá viver Ikaris será o ator Richard Madden (Game of Thrones). A informação foi confirmada por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, durante a San Diego Comic Con 2019.

Ainda não se sabe se o estúdio irá adaptar alguma história dos Eternos presente nas HQs ou se irá recriar o grupo do zero, com uma história completamente nova.

Ikaris está morto nos quadrinhos desde 2018, na revista Morte aos Inumanos #1. Os fãs aguardam que o personagem seja trazido de volta à vida em breve, já que irá fazer parte do novo filme da Marvel nas telonas.

Os Eternos tem estreia prevista para 6 de novembro de 2020.

FIQUE POR DENTRO:

Quem são os Eternos? Conheça esses seres superpoderosos da Marvel

GUIA definitivo sobre THENA, de OS ETERNOS, em 10 tópicos!

Conheça Sersi, uma das mais poderosas integrantes de Os Eternos!