Fique sabendo o essencial sobre a Lois Lane, a super repórter!

Lois Lane é uma das personagens de quadrinhos mais antigas que você pode encontrar. Criada em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster, Lois foi desde sempre o interesse romântico do super-herói mais poderoso de todos os tempos, o Superman.

Desde então, a jornalista do Planeta Diário já passou por muitas alterações e até chegou a ganhar poderes. Neste artigo você vai ficar sabendo um pouquinho de tudo sobre esta icônica personagem, que está perto de celebrar 80 anos de existência!

Existem duas histórias sobre sua origem que você tem que conhecer

lois lane

Como dissemos na introdução, Lois Lane é uma personagem bem antiga e por isso ela já ganhou algumas histórias de origem diferentes. Porém você deve ficar conhecendo as duas mais populares, a da Era de Ouro da DC Comics e a da Era Moderna da mesma editora.

Na Era de Ouro dos quadrinhos, os pais de Lois eram agricultores numa pequena aldeia chamada Pittsdale. Ela vivia ainda com a sua irmã Lucy Lane e com a sua sobrinha Susie Tompkins. A personagem frequentou a Universidade de Raleigh e se formou em jornalismo, algo que mais tarde lhe valeu um trabalho no Planeta Diário.

Já na Era Moderna, a sua de origem é bem diferente. O seu pai já não é mais agricultor, mas sim um experiente militar que decidiu treinar Lois em combate corpo a corpo ainda em criança.

Com apenas 15 anos, Lois tenta ganhar um emprego no Planeta Diário. Para impressionar Perry White, ela consegue entrar na casa de Lex Luthor, roubando várias informações secretas das suas empresas para depois as usar em um artigo.

Perry ficou super impressionado e acabou dando o emprego à jovem... Mas a vida de Lois mudou mesmo radicalmente, após conhecer o Homem de Aço.

Foi Lois Lane quem batizou o Superman

lois lane

Depois de conseguir o trabalho no Planeta Diário, rapidamente Lois se tornou numa das repórteres mais respeitadas de Metropolis. Contudo,  sua carreira ficou para sempre ligada ao Superman.

A primeira vez que ela teve contato com o Superman foi durante uma viagem experimental numa nova nave espacial que estava sendo desenvolvida pelo exército, chamada "Constituição".

Lois estava a bordo da nave representando o Planeta Diário. As coisas não correram como o planejado e a "Constituição" ficou muito perto de despencar, não fosse a intervenção do Superman.

Foi depois deste acontecimento, que Lois escreveu um artigo chamando ao misterioso salvador de Superman. Este foi o primeiro capítulo daquele que viria a sebtornar num dos casais mais populares dos quadrinhos.

O casamento de Lois e Clark

lois superman casamento

Depois de muitas separações e reconciliações, Lois e Clark chegaram a casar-se numa HQ especial com o nome de "Superman: O Casamento". Lucy Lane foi a madrinha e Jimmy Olsen, o padrinho. O pai de Lois quase faltou ao casamento e Bruce Wayne ofereceu aos noivos um apartamento na Sullivan St. em Metropolis... O número do aparteamento era o 1938 (referência ao ano de criação dos dois personagens).

Durante a Lua de Mel os dois foram para o Havaí, entretanto Clark perdeu os seus poderes e acabou sendo raptado por uma misteriosa alienígena chamada Maxima.

Mais tarde os dois adotaram um garoto Kryptoniano a que chamaram de Christopher Kent. Curiosamente o garoto foi treinado pelo Batman e chegou até utilizar o codinome Asa Noturna.

Existem várias versões da Lois Lane

superwoman

Lois Lane é provavelmente uma das personagens dos quadrinhos com mais versões de toda a história. Por isso a sua origem e as suas características estão sempre mudando de HQ para a HQ.

Durante a Era de Ouro, Era de Prata, Era de Bronze, Era Moderna e nos Novos 52, Lois viu seu arco mudar em alguns aspetos. Seu local de trabalho, sua formação e principalmente sua origem, que está constantemente sendo alterada.

Mas a parte mais louca, e que você provavelmente não sabia, é que Lois já foi um montão de super-heroínas! As suas primeiras aventuras como super-heroína foram como Elastic Lass e como Rainha dos Insetos.

Mais tarde e durante o arco do Flash, Ponto de Ignição, a sua consciência foi upada para uma nova versão do Tornado Vermelho. Atualmente, durante o Rebirth da DC Comics, Lois ganhou super-poderes e se tornou na Superwoman.

Existem mais um montão de versões. Como aquela vez em que ela se tornou num ciborgue ou da outra, em que Lois acabou se casando com Lex Luthor, mas estas são as principais.

Como era de se esperar, ela já morreu um montão de vezes

lois lanterna negra

Com tantas versões é natural que em muitas, ela já tenha morrido. Na realidade Lois já experimentou vários tipos de mortes diferentes. Ela já morreu de velhice, de doença, assassinada pelo Coringa, entre muitas outras. Como é comum nos quadrinhos, ela também já foi ressuscitada um bom par de vezes.

Já vimos Lois ressuscitar através de um anel dos Lanternas Negras, em forma de ciborgue e até numa versão estranha de Lois Lane Prime, onde o seu corpo era totalmente prateado.

Mas, mais do que tudo isso, Lois Lane será sempre uma das personagens mais inspiradoras dos quadrinhos. Demonstrando que nenhum homem, por mais poderoso que seja, consegue rivalizar com a força de uma mulher determinada! É por isso que ela será sempre uma das nossas namoradinhas favoritas das HQs.