Descubra 7 curiosidades sobre Gravity Falls

Gravity Falls é uma das animações da Disney que mais fez sucesso nos últimos anos. Uma série animada de atmosfera única, contendo muitos elementos misteriosos, que se inspira em lendas e teorias da conspiração, sem falar que possui um senso de humor incrível. Conheça agora algumas curiosidades sobre Gravity Falls: Um verão de mistérios.

1. A origem de Dipper e Mable

origem

Gravity Falls é um desenho animado do Disney Channel criado por Alex Hirsch. O desenho possui como protagonistas Dipper, um garoto desajeitado que adora mistérios, e sua irmã gêmea, Mable, uma garota super divertida que possui os suéteres mais incríveis do mundo. Como acontece com muitas obras de ficção, esses dois personagens foram baseados em pessoas reais da vida de Hirsch. Para ser mais preciso, foram baseados nele mesmo e em sua irmã gêmea, Ariel Hirsch.

Durante os episódios dessa série, o número 618 aparece várias vezes, como um easter egg. O significado desse número também possui relação com Alex Hirsch e sua irmã, sendo a data de aniversário dos dois (6/18, ou seja, 18 de junho).

2. A Cidade de Verdade

cidade

Também a cidade de Gravity Falls é baseada em uma cidade real dos Estados Unidos. Quando criança, Hirsch fazia várias viagens com sua família pelo noroeste do Estado Unidos, e muitas vezes passavam pela cidade de Boring, no Oregon. Em inglês, Boring pode significar "entediante", mas Hirsch se recusava a acreditar que essa cidade fosse assim. Imaginava que seria um lugar cheio de aventuras e mistérios, pensamentos que resgatou anos depois quando criou o conceito de Gravity Falls.

A cidade também carrega muito do estilo e atmosfera do clássico seriado Twin Peaks, cuja história também acontece em uma cidade misteriosa do interior americano.

3. Mensagens Criptografadas

enigmas

Uma das principais características de Gravity Falls é o destaque que mistérios possuem na trama. A série possui tantos mistérios que eles não são limitados apenas à história. Ao final de cada episódio, durante os créditos finais, é exibido um criptograma para que a audiência possa praticar suas habilidades investigativas e de solução de enigmas.

A dica de como resolvê-los se encontra no sussurro no final do tema de abertura. Para isso, é necessário ouvir o sussurro de trás para a frente. A seguir se encontram as cifras utilizadas para resolver os enigmas da primeira temporada:

Episódios 1 a 6: Cifra de Cesar;

Episódios 7 a 13: Cifra de Atbash;

Episódio 14 a 19: Cifra A1Z26;

Episódio 20: Uma combinação de cifras;

Episódio 21: Cifra de Vigenère.

4. O porco genial

waddles

Em certo episódio, o porco de estimação de Mable, o carismático Waddles, fica super inteligente. Sob essa nova condição, o porquinho cria um aparelho que o permite falar. Na versão original em inglês, a voz de Waddles foi interpretada pelo cientista e apresentador Neil deGrasse Tyson.

5. Universo compartilhado

Rick and Morty

Uma das maiores teorias de Gravity Falls também envolve outra série animada, Rick and Morty. Essa teoria diz que as histórias dessas duas séries estão conectadas, e que podem fazer parte do mesmo universo. A evidência disso se encontra no episódio em que Tivô Stan faz um experimento com um portal interdimensional. Assim que o portal se abre, ele começa a puxar objetos ao redor para dentro de si. Os três objetos absorvidos foram um bloco de notas, uma caneca com estampa de um sinal de interrogação e uma caneta.

Agora é hora de passarmos para Rick and Morty. Em certo episódio, Rick está fugindo de suas versões de outras realidades e para despistá-los, faz vários portais. Por um desses portais e possível ver sair três objetos: um bloco de notas, uma caneta e uma caneca com o símbolo de uma interrogação. 

6. Os mandamentos de Dipper e Mable

regras

Para evitar que os roteiristas da série tirassem conclusões erradas sobre o relacionamento entre Dipper e Mable, Alex Hirsch precisou criar alguns mandamentos sobre como esses personagens se comportam na presença um do outro. Confira essas regras:

1) As crianças GOSTAM uma da outra. Não importa o quanto que eles se irritem, isso nunca muda.

2) A Mabel não é burra. Ela é boba! Tem uma grande diferença. A paixão de Mabel por fazer besteiras é uma força natural de sua personalidade, mas ela ainda consegue entender quando pessoas com quem se importa precisam de ajuda ou estão em perigo. Não faça dela uma máquina de bordões. Ela realmente se importa com as pessoas ao seu redor. (Segredo: Mable secretamente tem inveja que seu irmão tem mais sucesso acadêmico do que ela)

3) Dipper é esperto, mas ele não é uma "calculadora ambulante". Existe um monte de Shows infantis que tem um personagem que é "o  cérebro". Você conhece esse tipo. Óculos de lentes grossas, voz fanha, geralmente começa suas frases com "De acordo com os meus cálculos!" (...)

O ponto é, Dipper é melhor na escola que Mable, mas ele também é capaz de rir de si mesmo. Ele é uma criança de verdade. Ele tem inseguranças. Ele possui coisas que ama. Eu tento não limitar esses personagens em "UM TIPO." Eles perdem sua humanidade se você faz isso. (Segredo: Dipper secretamente tem inveja por sua irmã ser melhor socialmente que ele)

4) Eles se conhecem desde sempre. Ocasionalmente eles devem terminar as frases um do outro. Eles devem reconhecer quando um deles está prestes a fazer algo que eles sempre façam. Eles devem fazer referências a antigas piadas internas. Eles devem ficar imediatamente bravos um com o outro e imediatamente fazer as pazes, do jeito que pessoas que sempre se conheceram fazem.

5) Eles ficam mais próximos em situações estranhas (porque eles precisam um do outro) e menos próximos em situações familiares (porque já não precisam tanto assim). O verão inteiro é uma situação estranha e está ajudando eles a se conectarem mais.

6) Dipper quer crescer logo. Mable não.

7. Duração das férias

ferias

Todas as duas temporadas de Gravity Falls se passam durante as férias de verão de Mable e Dipper. Ou seja, todas as aventuras que eles vivem acontecem em uma janela de tempo de apenas alguns meses. Para ser mais preciso, entre 1 de Junho e 1 de Setembro.