Hearthstone: confira nosso guia para iniciantes!

Acabou de pegar esse game de cartas da Blizzard, mas não sabe bem por onde começar? Confira esse guia básico para iniciantes de Hearthstone!

Escolha sua classe

Existem nove classes diferentes para escolher, cada uma com um herói, cartas e poderes específicos.

Druida

druida

  • Herói: Malfurion Tempesfúria
  • Poder Heroico: Metamorfose (+1 de Ataque neste turno. +1 de Armadura)
  • Carta Lendária: Cenarius (Escolha Um - conceda +2/+2 aos seus outros lacaios ou evoque dois Arvorosos 2/2 com Provocar)

O druida utiliza seus lacaios poderosos para proteção e sua habilidade especial permite escolher um de dois efeitos ao lançar certas cartas. O druida também consegue aumentar sua velocidade de ganho de mana, o que lhe permite jogar cartas caras antes de seus oponentes. Essa é uma classe versátil, que utiliza suas habilidades para tornar seus lacaios mais poderosos ou para atacar diretamente seus inimigos.

Caçador

caçador

  • Herói: Rexxar ou Alleria Correventos
  • Poder Heroico: Tiro Firme (cause 2 de dano ao herói inimigo)
  • Carta Lendária: Rei Mó (investida)

O caçador mantem uma relação de simbiose com suas Feras e um conjunto de armadilhas que o ajuda a se proteger dos ataques inimigos. Podem também atacar de longe, protegido por seus lacaios.

Mago

mago

  • Herói: Jaina Proudmore, Khadgar ou Medivh
  • Poder Heroico: Impacto Ígneo (cause 1 de dano)
  • Carta Lendária: Arquimago Antônidas (sempre que você lançar um feitiço, adicione um feitiço “Bola de Fogo” à sua mão)

O mago consegue dominar as forças arcanas, de fogo e de gelo, utilizando-as para dar dano incrível a um só oponente ou a vários de uma só vez. O mago pode também congelar seus oponentes e quebrar seus feitiços.

Paladino

paladino

  • Herói: Uther, o Arauto da Luz ou Lady Liadrin
  • Poder Heroico: Reforçar (evoque um Recruta do Punho de Prata 1/1)
  • Carta Lendária: Tirion Fordring (Escudo Divino. Provocar. Último Suspiro: equipe uma Crematória 5/3)

O paladino é um herói da luz, utilizando sua força para aumentar a proteção de seus lacaios e suas armas para golpear os oponentes. Jogando com o paladino você tem a possibilidade de se curar ou de atacar.

Sacerdote

sacerdote

  • Herói: Anduin Wrynn ou Tyrande Murmuréolo
  • Poder Heroico: Cura Inferior (restaure 2 de vida)
  • Carta Lendária: Profeta Velen (dobre o dano e a cura dos seus feitiços e Poder Heroico)

O sacerdote utiliza habilidades poderosas restaurativas em si e nos seus aliados. Além disso, pode utilizar também a força das sombras para manipular e destruir a mente de seus inimigos.

Ladino

ladino

  • Herói: Valira Sanguinar ou Maiev Cantonegro
  • Poder Heroico: Maestria em Adagas (equipe uma Adaga 1/2)
  • Carta Lendária: Edwin VanCleef (Combo: receba +2/+2 para cada uma das cartas jogadas antes neste turno)

Esses assassinos evasivos usam punhais para matar e incapacitar seus oponentes. O ladino usa veneno e combos de rápida sucessão para infligir o máximo dano a seus inimigos.

Xamã

xamã

  • Herói: Thrall ou Morgl, o Oráculo
  • Poder Heroico: Convocação Totêmica (evoque um Totem aleatório)
  • Carta Lendária: Al’Akir, o Senhor dos Ventos (Fúria dos Ventos, Escudo Divino, Investida e Provocar)

O xamã é um mestre dos elementos, usando-os em sua vantagem. O xamã utiliza também totens que aumentam seus poderes e diminuem a força de seus inimigos.

Bruxo

bruxo

  • Herói: Gul’dan
  • Poder Heroico: Conversão de Vida (compre uma carta e receba 2 de dano)
  • Carta Lendária: Lorde Jaraxxus (Grito de Guerra: destrua seu herói e substitua-o pelo Lorde Jaraxxus)

O bruxo chama demônios para o ajudar e está disposto a sacrificar sua própria vida e de seus lacaios para surpreender seus inimigos. Você pode obter cartas extra através do sacrifício de sua vida, conseguindo assim a oportunidade de evocar os mais poderosos servos dos infernos.

Guerreiro

guerreiro

  • Herói: Garrosh Grito Infernal ou Magni Barbabronze
  • Poder Heroico: Aumentar Armadura! (receba 2 de Armadura)
  • Carta Lendária: Grommash Grito Infernal (Investida. Enfurecer: +6 de Ataque)

O guerreiro é um senhor da guerra que usa armas e ataques poderosos em seus inimigos. Com sua armadura e escudo, consegue amparar a maior parte do dano sofrido, contra-atacando com seus lacaios poderosos.

Entenda a função do seu deck

hearthstone

Cada deck tem uma jogabilidade específica e você tem de compreender o seu para saber como ganhar a partida. Existem dois tipos de jogabilidade principal:

  • Aggro – você ataca rapidamente o herói oponente antes que ele consiga retomar o controle
  • Control – você tenta sobreviver o maior tempo possível até ganhar mais vantagem e vencer a partida

Se escolher um deck de jogabilidade lenta, você não quer lançar logo suas melhores habilidades. O mesmo se você escolher um deck de jogabilidade rápida, você não pode passar 3 ou 4 turnos apenas reagindo às jogadas de seu oponente.

Com a experiência, você vai também aprender a ler o deck e o estilo de jogo de seu oponente logo nos primeiros turnos, percebendo a intenção dele e virando o jogo para sua vantagem.

Crie seu próprio deck

hearthstone

Você pode copiar um bom deck que encontre, porém é melhor se fizer seu próprio deck personalizado, pois se torna mais imprevisível e acaba tendo que aprender muito sobre o game.

É impossível criar um deck que seja ótimo em todas as situações, logo você vai ter que fazer escolhas.

O mais importante a escolher é o tipo de jogabilidade que você quer. Escolha se quer algo mais rápido e direto (Aggro) ou algo mais lento e estratégico (Control). A partir daí escolha a classe que se encaixe melhor no seu tipo de jogo. Lembre-se que nem todas as classes são ideais para certos tipos de jogabilidade. Algumas podem ser usadas em diferentes tipos, apenas tem que ter em conta as cartas escolhidas.

Essas são as classes mais apropriadas para os diferentes tipos de jogabilidade.

  • Aggro – Caçador, Ladino, Bruxo
  • Control – Xamã, Guerreiro, Sacerdote

Se quiser algo mais equilibrado, escolha Druida, Mago ou Paladino. Assim consegue mais versatilidade para combater diferentes oponentes, mas também tem que conhecer bem seus inimigos, para rapidamente conseguir se adaptar.

Não jogue cartas só por jogar

hearthstone

O fato de você ter mana suficiente para utilizar uma carta não quer dizer que o deva fazer. Há cartas em que é mais vantajoso as guardar para lançar mais tarde.

Cartas de baixo custo e que causam pouco dano podem ser utilizadas para acabar com um inimigo com pouca vida. Lembre-se que ao espalhar todos seus lacaios no tabuleiro, um AOE inimigo os pode eliminar de uma jogada para a outra.

Não é obrigatório infligir sempre dano ao herói inimigo

hearthstone

Embora o objetivo da partida seja eliminar o herói oponente, nem sempre o atacar diretamente, ignorando todo o resto, será o movimento mais inteligente. Na realidade é uma estratégia muita má, a não ser que seu deck seja próprio para isso. Mas, esmo assim, pode ser arriscado se focar exclusivamente no herói.

Com seus lacaios, apenas ataque o herói quando não existem lacaios inimigos no tabuleiro ou quando souber que o dano que vai infligir é suficiente para o eliminar.

Com suas cartas de feitiços que causem grande dano, esconda-as de seu inimigo até as conseguir usar como golpe final, ou correrá o risco de seu oponente se curar. Lembre-se que se seu inimigo não o achar ameaçador vai ser mais descuidado em suas defesas.

Controle sua mana

heathstone

O ideal é você gastar toda sua mana em cada turno, pois a que não gastar será perdida para o próximo. Porém, tenha em conta a regra de não lançar cartas apenas porque o pode fazer.

Para ajudá-lo existe a carta A Moeda. Com essa carta, você pode ter a oportunidade de lançar uma carta forte que de outra maneira teria que esperar outro turno para o fazer.

Acumule ouro

hearthstone

Em Hearthstone você pode fazer várias coisas para juntar ouro.

- Missões únicas que o recompensam com ouro, pó arcano e pacotes. São missões que normalmente apenas pode completar uma vez, cumprindo algumas etapas.

- Missões diárias. Em Hearthstone você tem um sistema de missões diárias que lhe dão recompensas úteis. Você tem também a vantagem de poder ignorar a missão que não gosta para tirar outra aleatória que seja mais divertida de completar ou que lhe dê melhor recompensa.

- Entre com sua conta da Blizzard em diferentes plataformas, como seu celular e seu tablet, e ganhe recompensas.

- Jogue, jogue, jogue. Você pode ganhar 100 ouro por dia apenas jogando. A cada três vitórias ganha 10 ouro. Tente ganhar 30 partidas por dia para atingir a recompensa máxima diária.

Desencante seu lixo

hearthstone

Em Hearthstone você tem a oportunidade de destruir cartas que não utiliza para criar novas. Mas será que vale a pena fazer isso? No geral não, porque para criar apenas uma carta você necessita de desencantar muitas outras. Porém existem exceções.

As cartas douradas são apenas cosméticas. Como elas não oferecem nada para melhorar seu deck, se você não ligar ao lado estético pode as desencantar todas e assim ganhar bastante pó arcano.

Outra exceção são as cartas lendárias que não sirvam para o seu deck. Enquanto uma carta comum lhe dá 5 pó arcano, uma lendária dá-lhe 400. Com apenas uma você pode criar dez cartas comuns, quatro raras ou uma épica.

As cartas em Hearthstone não valem todas o mesmo. No seu deck, para além das cartas básicas de fácil acesso, você tem mais quatro tipos:

  • Comuns (gema branca)
  • Raras (gema azul)
  • Épicas (gema roxa)
  • Lendárias (gema laranja)

A cor dessas cartas especiais reflete a sua raridade, sendo a gema branca a menos rara e a laranja a mais rara. Ao contrário das outras cartas, você apenas pode ter uma lendária de cada vez em seu deck. Ao lançá-la em jogo, uma pequena música única a cada carta lendária é ouvida.