Relembre o desenho As Aventuras de Jackie Chan e seus personagens

Jackie Chan é um grande artista marcial e o ator responsável por filmes divertidíssimos como O Mestre Invencível e a série Police Story. Como se isso não bastasse, seu nome também está presente em uma das séries de animação mais cheia de ação, magia e humor dos anos 2000: As Aventuras de Jackie Chan.

O desenho conta a história de Jackie Chan que ao encontrar um escudo que possui um misterioso talismã, tem sua vida transformada para sempre. A descoberta do talismã chama a atenção de dois grupos: A Mão Negra, uma organização de bandidos; e a Seção 13, uma agência secreta do governo.

Jackie descobre que o talismã é mágico e que A Mão Negra quer roubá-lo. Já a Seção 13 quer impedir os planos desses criminosos e contrata os serviços de Jackie para que ele encontre os outros onze talismãs antes dos caras maus. Em paralelo a isso tudo, Jackie descobre que sua sobrinha de Hong Kong, a Jade, irá passar um ano nos Estados Unidos com ele.

Vejamos melhor quem são os personagens que compõem essa história:

Jackie Chan, o protagonista

Jackie Chan

O personagem principal da série. Jackie Chan é um arqueólogo cujo trabalho é responsável por fazê-lo viajar o mundo todo e viver aventuras grandiosas. Apesar de sua personalidade calma e pacífica, Jackie sabe lutar quando é necessário. Assim como o Jackie Chan do mundo real, ele é um grande artista marcial especialista em kung fu. Jackie vive em San Francisco com seu tio em uma loja de antiguidades.

Provavelmente o Jackie Chan do desenho é um arqueólogo em referência ao filme A Armadura de Deus, filme em que Chan interpreta um aventureiro caçador de tesouros. A série animada faz várias menções à carreira do ator, principalmente na forma de títulos de episódio.

Jade Chan, a empolgação

Jade

A sobrinha de Jackie Chan que veio de Hong Kong. Jade é uma garota de doze anos muito enérgica, impulsiva e divertida. Possui uma grande admiração por seu tio Jackie, principalmente por causa de suas habilidades nas artes marciais. Sempre segue Jackie em suas aventuras por mais que ele constantemente diga que "Não, é muito perigoso." Sempre é a primeira a querer experimentar os poderes de um novo talismã.

Tio, a voz ranzinza da sabedoria

Tio

O Tio (chamado assim por todo mundo, jamais foi revelado se nome verdadeiro) é um velhinho dono de um loja de antiguidades em San Francisco. É uma pessoa rabugenta, meticulosa e bastante inteligente. Por mais que seu corpo já esteja cansado pelo tempo, o Tio ainda é um grande artista marcial, o responsável pelo treinamento de Jackie. Além disso, também tem um vasto conhecimento sobre magias.

Uma curiosidade: o feitiço que o Tio usa para expulsar as forças do mal, "Yu Mo Gui Gwai Fai Di Zao", é uma frase em cantonês que pode ser traduzida como "Demônios e espíritos malignos, saiam já daqui".

Seção 13, agência super secreta

Seção 13

A Seção 13 é uma agência secreta do governo comandada por Capitão Black e localizada nos subterrâneos de San Francisco. Sua principal função é impedir os planos de organizações criminosas. A Seção 13 possui a sua disposição vários agentes secretos e equipamentos super tecnológicos, além do próprio Jackie Chan. É o lugar perfeito para guardar os talismãs contra as forças do mal.

A Mão Negra, os caras maus

A Mão Negra

Os principais inimigos de Jackie durante a série. A Mão Negra é comandada por Valmont, um homem motivado pela ganância. Outros membros da organização são o trio de capangas: Finn, Ratso e Chow. São péssimos em seu trabalho e ótimos em apanhar de Jackie. Um integrante mais capacitado é Tohru, um japonês com físico de lutador de sumô. Porém, após o fim da primeira temporada ele se alia aos mocinhos.

A maior ameaça apresentada pela Mão Negra são os Shadowkhans. Eles são ninjas altamente capacitados para a luta que surgem das sombras. Porém eles não respondem a Valmont, e sim para alguém ainda mais poderoso, Shendu.

Shendu, o demônio aprisionado

Shendu

Por trás da Mão Negra há um inimigo muito mais poderoso do que um grupo de capangas. Shendu é um demônio milenar aprisionado em forma de estátua e que precisa dos doze talismãs para se libertar. Para isso convenceu Valmont a procurar esses itens mágicos com a promessa de um grande tesouro. Uma vez que estiver em posse de seus talismãs, Shendu libertará seus dragões e novamente imperará sobre a Terra.

Os Talismãs, magia de todos os tipos

Talismãs

Doze objetos muito antigos que estão espalhados por todo o planeta. Cada um carrega a imagem de um dos animais do zodíaco chinês e um poder mágico diferente que é concedido ao portador do talismã. Os talismãs são:

Ovelha: Encontrado por Jackie em um trem em Istambul, Turquia. Seu poder é a projeção astral e a capacidade de entrar no sonho de outras pessoas.

Galo: O talismã que estava no escudo do primeiro episódio. Estava escondido no meio do tesouro em um castelo na Baviera. Concede o poder de levitação, tanto do usuário quanto de outros objetos.

Touro: Originalmente estava escondido dentro de uma pirâmide asteca, mas foi encontrado por El Toro, o lutador mexicano. O poder do talismã do touro é a super força.

Serpente: Escondido no meio da floresta amazônica, onde era guardado por uma serpente gigante, e depois levado para um museu em Nova York, onde teve que ser roubado por Jackie. O poder da serpente é a invisibilidade.

Coelho: O talismã com o esconderijo mais curioso de todos, o casco de uma tartaruga gigante de Galápagos. A super velocidade é o poder mágico desse talismã.

Dragão: Tudo acerca desse talismã é quente. Estava escondido dentro de uma caverna vulcânica. Seu poder, bastante propício para um dragão, é a combustão, capacidade de criar disparos de fogo.

Rato: Estava encrustado em um abajur e foi encontrado em um leilão. O poder do rato é dar vida a objetos inanimados.

Cavalo: Encontrado numa construção no topo de uma montanha nevada. Possui poderes curativos, capazes de sarar ferimentos, acabar com dores, curar doenças, e até mesmo reparar objetos quebrados.

Cachorro: Esse talismã foi encontrado em um moinho de vento na Baviera. Um dos talismãs com poderes mais úteis, o cachorro possui a magia de imortalidade e invulnerabilidade.

Porco: Também encontrado na Baviera, no relógio de uma torre. O poder mágico desse talismã é a capacidade de atirar raios pelos olhos. Você jamais esperaria isso de um porco.

Tigre: Estranhamente, esse talismã estava dentro de uma torta quando foi encontrado. Possui o poder do equilíbrio das energias internas, ou de dividir o lado bom do lado mau de uma pessoa caso o talismã se divida em dois. 

Macaco: Escondido debaixo da água no mar da Micronésia. A magia do macaco é a mudança de forma, no caso a transformação em animais.

A série As Aventuras de Jackie Chan teve 95 episódios divididos em cinco temporadas. Tudo o que foi comentado até agora se refere à primeira temporada da série. A seguir confira um resumo do que acontece nas temporadas seguintes.

2ª Temporada

2ª Temporada

Shendu, após sua derrota na primeira temporada, foi enviado para o mundo inferior onde seus irmãos demônios estão aprisionados. Com a ajuda dos poderes dos outros demônios, Shendu volta ao mundo dos vivos e possui  Valmont. Com um novo corpo, Shendu inicia seus novos planos: libertar seus irmãos de seus portais. Novamente cabe a Jackie e seus amigos impedir o avanço das forças do mal.

3ª Temporada

3ª temporada

Mais uma vez os talismãs são o foco de uma temporada. Dessa vez com uma diferença: Eles foram destruídos e seus poderes foram parar em animais de verdade. Jackie Chan e seus companheiros devem encontrar esses animais antes do mago das trevas Daolon Wong, um antigo inimigo do Tio que quer os poderes para si.

4ª Temporada

4ª temporada

Nessa temporada, as forças do mal não são mais chinesas, a especialidade do Tio. Agora o inimigo é Tarakudo, um Oni japonês (uma espécie de ogro) que quer encontrar as máscaras de seus companheiros Oni. Cada máscara possui o poder de invocar um tipo diferente de Shadowkhan. Por isso são objetos poderosos demais para cair em mãos malignas e Jackie não permitirá isso.

5ª Temporada

5ª temporada

Drago, o filho do demônio Shendu, é o inimigo dessa vez. Seu plano é encontrar os objetos que aprisionaram seus tios demônios no mundo inferior. Esses objetos possuem um pouco da energia de cada um dos demônios e concedem poderes para quem os possuir. Artefatos mágicos, forças do mal e viagens ao redor do mundo, os ingredientes perfeitos para mais uma aventura de Jackie Chan.