Caça-Fantasmas é banido dos cinemas chineses

Caça-Fantasmas poderá estar envolvido em grandes apuros no território chinês. O filme foi banido das salas de cinema chinesas, o que poderá ter efeitos desastrosos em receitas de bilheteria.

Porque a China proibiu Caça-Fantasmas?

caça-fantasmas

Foi divulgado que o motivo para a proibição foi a falta de interesse do público local:

“Foi confirmado que Caça-Fantasmas não chegará à China por pensarem que não é muito atrativo para o público chinês. A maioria do público não assistiu os dois primeiros filmes, então eles consideram que não existe mercado para o filme.”

O filme original de 1984 também viu sua exibição negada em território chinês. Na época, o filme teve seu título alterado para agradar à censura do país. Caça-Fantasmas foi alterado para 捉鬼敢死队 (em inglês: Ghost Catcher Dare Die Team)

Traduzido à letra para português seria algo como Fantasma Caçador Ousar Morrer Equipe.

O novo Caça-Fantasmas também mudou seu título na China para 超能敢死队 (em inglês: Super Power Dare Die Team). A tradução portuguesa literal é Super Poder Ousar Morrer Equipe.

A caça aos cultos e à superstição

Caça-Fantasmas

Além da falta de interesse por parte do público, existe outro detalhe em torno dessa notícia. Segundo a orientação oficial de censura na China, é expressamente proibida a divulgação de filmes que “promovam cultos ou a superstição”.

Os censores do Partido Comunista Chinês podem utilizar este argumento para banir a exibição de um filme. Em 2006, o longa Piratas do Caribe: O Baú da Morte foi proibido nos cinemas chineses por este motivo.

O mercado chinês tem ganho uma importância astronômica nos últimos anos. As receitas de venda de ingressos na China podem determinar o futuro de uma saga. Como no caso de Warcraft, que teve a maioria de suas receitas de bilheteria vindas diretamente do território chinês.