Conheça Bruce Lee, o mestre das artes marciais!

Bruce Lee foi um dos maiores artistas marciais de todos os tempos, ao ponto de se tornar um ícone pop reconhecido mundialmente. Mas seu talento não se limitou aos dojôs: a carreira cinematográfica de Lee influencia os filmes de luta até os dias de hoje!

Hoje você fica por dentro da carreira e do legado de Bruce Lee!

Quem foi Bruce Lee

bruce lee

Bruce Lee nasceu em São Francisco, na Califórnia, em 1940. Filho de imigrantes chineses, seu nome de batismo era Lee Jun-fan. Desde cedo ele cresceu em meio a movimentos artísticos: seu pai foi um famoso ator de ópera cantonesa, expressão artística típica da China.

Ainda pequeno, foi para Hong Kong com sua família, onde viveu até os 18 anos de idade. Lá, ele fez pequenas participações em filmes da crescente indústria cinematográfica do país. Foi também lá que Lee estudou e se aprimorou nas artes marciais. Além das aulas de Kung Fu e Tai Chi, o jovem Lee também era famoso por brigar nas ruas de Hong Kong.

Foi justamente depois de uma briga com um filho de um mafioso local que Lee foi mandado por seus pais para os Estados Unidos. Na América, ele foi completar seus estudos e, para ganhar algum dinheiro, fundou sua escola de artes marciais. Durante uma apresentação sua numa competição em Long Beach, Lee foi descoberto pelo um produtor de Hollywood William Dozier.

Foi a partir daí que sua história de sucesso como um dos artistas mais emblemáticos do cinema começou. A princípio, Lee foi convidado para estrelar uma série que acabou nunca indo ao ar, mas não demorou para que seu primeiro papel como Kato na série Besouro Negro o levasse ao estrelato!

De coadjuvante a estrela principal!

bruce lee

Depois de fazer sua estreia na TV americana em Besouro Verde, Bruce Lee começou a fazer diversas participações em produções televisivas. Foi então que Lee criou o conceito de uma série de faroeste, onde a estrela seria um lutador de Kung Fu que vagava de cidade em cidade. A ideia foi recusada pela Warner Bros., que acabou produzindo uma série com o mesmo conceito, mas com o ator David Carradine.

Cansado dos papéis secundários, Lee decidiu voltar para Hong Kong. Ao chegar lá, ele foi reconhecido por sua participação em Besouro Verde e começou a trabalhar em filmes com o diretor Raymond Chow. E foi após essa parceria que a carreira de Lee decolou!

Ao todo foram 5 filmes estrelados por Lee: O Dragão Chinês (1972), A Fúria do Dragão (1972), O Vôo do Dragão (1972) e Operação Dragão (1973). Seu sexto filme, O Jogo da Morte, nunca foi concluído, já que o ator faleceu antes do final das filmagens.

O sucesso dos seus filmes

bruce lee

Apesar da carreira breve, interrompida pela morte precoce e misteriosa do ator, Bruce Lee entrou para a história do cinema como ator e coreógrafo das cenas de luta. Entre suas produções mais emblemáticas se destaca Operação Dragão, com takes que se tornaram icônicos, como a célebre sequência do dojo.

A forma como suas coreografias de luta eram trabalhadas influenciaram fortemente o cinema de ação, revolucionando as cenas de combate corpo a corpo e lançando nomes como Jet Li, Jackie Chan, Chuck Norris, Dan Inosanto e Steve Seagal.

Outros cineastas também beberam na fonte de Lee. Uma das principais referências para a produção de Kill Bill, de Quentin Tarantino, é sem dúvidas a estética e a forma como se desenvolvem as cenas de ação dos filmes de Bruce Lee. Até mesmo o figurino da protagonista remete ao clássico macacão usado por Lee.

Morte Misteriosa

bruce e chuck

Apesar do seu legado durar até os dias de hoje, Bruce Lee morreu jovem, com apenas 32 anos de idade. A causa da sua morte é ainda é alvo de controvérsia e teorias da conspiração. O artista marcial teria morrido de por conta de um edema cerebral, resultado do consumo excessivo de esteróides.

Há pessoas que questionam a autópsia, alegando que o ator teria sido alvo de um envenenamento. O rumor, no entanto, nunca foi comprovado.

FIQUE POR DENTRO:

Confira todos os filmes de Tarantino, do pior ao melhor!

Relembre o desenho As Aventuras de Jackie Chan e seus personagens

Os 19 melhores easter eggs e referências da série Punho de Ferro

Descubra Shang-Chi, o mestre do Kung Fu do Universo Marvel