12 desenhos antigos dos anos 90 que deixaram saudade

Você que cresceu nos anos 90 e ficava grudado na televisão no horário dos desenhos animados: esta lista é para você!

Aviso: os parágrafos seguintes podem provocar fortes sensações de nostalgia, desejo de retorno à infância e vontade de fazer viagens no tempo.

Os Cavaleiros do Zodíaco

Os cavaleiros foram uma verdadeira febre na TV brasileira! A história japonesa de jovens guerreiros místicos envolvidos numa luta com os deuses gregos era o comentário geral na hora de recreio.

Os Cavaleiros do Zodíaco possuíam armaduras sagradas e protegiam a deusa Atena em sua batalha contra os deuses helênicos. Os deuses oponentes queriam dominar o planeta Terra e só os Cavaleiros e Atena poderiam impedir!

O Fantástico Mundo de Bobby

O protagonista desse desenho animado era Bobby, um garoto de 4 anos com uma imaginação incrível. A história mostrava o cotidiano do Bobby e sua família, mostrando a percepção infantil diante de situações do mundo adulto que não entendia.

Era uma animação bem divertida, onde era possível ver a grande imaginação de Bobby funcionando. Em sua mente, o garoto vivia as maiores aventuras e nós, as crianças assistindo em casa, viajávamos com ele.

Doug Funnie

Doug Funnie era sobre as aventuras do garoto de 11 anos Douglas Yancey Funnie, que escrevia num diário seus pensamentos e ideias futuras. No início da série, Doug e a família se mudaram para Bluffington, onde ele iria conhecer sua paixão, Patti Maionese. Inseparável de Doug é seu cachorro Costelinha e o melhor amigo Skeeter Valentine.

Além de escrever seus pensamentos diários, Doug gostava de imaginar que era um super-herói chamado “Homem Codorna”. Esse personagem foi baseado num super-herói criado por Jim Jenkins, o autor da série, quando era criança.

A maioria dos episódios terminava com Doug contando os eventos que haviam acontecido, sendo não só protagonista como também narrador de sua história.

A Vaca e o Frango

Quem não adora um desenho animado bem bizarro? A Vaca e o Frango eram o símbolo máximo da insanidade nos desenhos animados. Os dois animais que dão o título eram irmãos, mas eram filhos de humanos. Os pais eram identificados apenas pelas partes inferiores. A gente só conseguia vê-los da cintura para baixo!

Um outro personagem bizarro era o Bum de Fora, um demônio vermelho pelado que agia como inimigo de Vaca e Frango. Os dois irmãozinhos se metiam nas situações mais surreais, geralmente causadas por Bum de Fora.

E claro, não dá para esquecer a Super-Vaca, o alter-ego da Vaca. Essa super-heroína voava e falava em espanhol enquanto o demônio vermelho tentava a todo custo descobrir sua identidade real.

Sailor Moon

Tudo mudou na vida de Tsukino Usagi quando ela encontrou a gata Luna. A menina chorona e preguiçosa que só queria dormir e comer descobre de repente seu destino através de uma gata falante.

A gata Luna informa Usagi que ela é uma Sailor Senshi e que tem como missões encontrar as suas guerreiras aliadas, procurar a Princesa da Lua e enfrentar seres malvados.

Ao longo da série, Usagi encontra guardiãs e amigas como a Sailor Mercury, Sailor Mars, Sailor Jupiter e Sailor Venus. Todas possuem características diferentes entre si e juntas são uma equipe formidável. Não podemos esquecer Tuxedo Mask, o grande amor de Sailor Moon.

Quantas crianças não terão dito as palavras “Pelo poder do Prisma Lunar!”, esperando se transformar em Sailor Moon?

Pinky e o Cérebro

“Cérebro, o que você quer fazer esta noite?”
“A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky... Tentar conquistar o mundo!”

Um dos diálogos mais marcantes dos desenhos animados que fazia a alegria da garotada. Dois ratos brancos de laboratório que vivem nos Laboratórios Acme e ali conspiram planos loucos de dominação mundial.

Pinky era o personagem tontinho que fazia tudo o que Cérebro mandava, e este, tal como seu nome indica, era o estrategista dos planos mirabolantes. Mas por mais inteligente que Cérebro se achasse, seus planos eram sempre furados. E de maneiras bem divertidas.

Pokémon

Um gigante mundial ainda muito popular nos dias de hoje. Além dos desenhos animados originais, a franquia Pokémon se expandiu para games, mangá, livros, cards, etc.

Pokémon é a história de Ash Ketchum, um garoto que deseja ser um Mestre Pokémon, e o seu Pikachu, um adorável pokémon que lança trovões. Esses dois personagens são icônicos na geração de 90, assim como todo o universo de Pokébolas, o esporte de lutas entre as criaturas e o duo detestável: Equipe Rocket.

O Laboratório de Dexter

Dexter era um garoto gênio que já na infância treinava para ser um cientista louco quando grande. Ele podia ser pequeno mas já possuía um laboratório enorme com alta tecnologia ao seu dispor. A melhor parte? Esse laboratório era secreto!

Seus pais não faziam ideia que existia um esconderijo científico conectado ao quarto do filhinho. Mas sua irmã mais velha, Dee-Dee, estava sempre arranjando formas de entrar no laboratório. Dee-Dee costumava arruinar as experiências de Dexter e enlouquecia o garoto com sua curiosidade natural e tendência para encrenca.

Dexter nem sempre tinha sucesso com suas invenções, o que deixava a série ainda mais engraçada. O jovem cientista ainda precisava se defender de Mandark, um menino superdotado que queria destruir o laboratório de Dexter.

Dragon Ball

É mesmo necessário apresentar um personagem como Son Goku?

Os anos 90 foram dominados por esse garoto com cauda de macaco enviado do Planeta Vegeta para a Terra. As Esferas do Dragão estavam entre os principais componentes da história, sendo um conjunto de 7 bolas de cristal mágicas, espalhadas pela Terra.

Mas o melhor dessa animação eram os personagens divertidos, as cenas de ação infinitas e Goku buscando cada vez mais aumentar sua força. Dragon Ball conheceu várias fases e assistimos ao crescimento do menino Son Guku até à idade adulta e seus descendentes, sendo uma verdadeira jornada animada.

Seguindo o sucesso de Dragon Ball, foi criado Dragon Ball Z e Dragon Ball GT que foram também importantes para os fãs de todo esse imaginário nipônico.

Du, Dudu e Edu

Animação e encrenca eram os nomes do meio desses 3 garotos inseparáveis. Esse trio têm em comum o nome de Eduardo, variando apenas os apelidos para se distinguirem.

Du, Dudu e Edu se focam em ganhar dinheiro para poder comprar o seu doce favorito: as balas de caramelo. Essa sua paixão pelas balinhas faz os garotos criarem os planos mais insanos para arranjar grana. Seja qual for a história do episódio, é garantido que o objetivo final são as balas de caramelo.

Animaniacs

Outro trio divertido eram os irmãos Warner (Yakko, Wakko e Dot), personagens da época do cinema mudo que ficaram presos numa torre d’água na Warner até os anos 90.

Animaniacs era uma mistura animada de comédia dos tempos antigos e referências à cultura pop da época. O programa era composto por quadros em que os irmãos Warner falavam com personalidades famosas da história ou personagens da TV contemporânea.

Um verdadeiro show de variedades com episódios curtinhos mas que ficaram marcados em nossa memória coletiva.

Capitão Planeta

O herói mais ecológico que já apareceu na telinha e que nascia da combinação de 5 elementos: terra, fogo, água, vento e coração.

Os 5 elementos estavam associados a 5 jovens vindos de diferentes lugares do mundo. A união desse quinteto e dos seus poderes, fazia aparecer o Capitão Planeta! Esse desenho animado ajudou a despertar as consciências da garotada para a necessidade de proteger nosso planeta.