Dark | Todos os personagens e suas conexões (com árvores genealógicas!)

A terceira e última temporada da aclamada série alemã Dark trouxe ainda mais nós às já complexas árvores genealógicas dos personagens. Enfim descobrimos a origem e o parentesco de todos os envolvidos. Sim, complicou ainda mais. Mas a gente explica!

ATENÇÃO!

Só viu a 1ª e 2 ª temporadas?

Leia o artigo a partir daqui, onde encontrará informações da 1ª e da 2ª temporadas, sem spoilers da 3ª.

Já viu a 3ª temporada e que entender todas as revelações?

Pode pular para a parte final do artigo, clicando no link a seguir: As conexões reveladas na 3ª temporada

Membros da família Kahnwald

dark arvore genealógica

Jonas Kahnwald

dark

Jonas é o filho de Hannah e Michael Kahnwald. Michael é, na verdade, Mikkel Nielsen, o garoto que desapareceu e voltou atrás no tempo até 1986. Durante os eventos da série, Jonas namorou Martha Nielsen, irmã de Mikkel. Ao descobrir a verdade sobre a identidade de seu pai, ele terminou a relação por perceber que Martha era sua tia.

A versão de Jonas do futuro, já adulto, aparece para tentar destruir o wormhole que permite as viagens no tempo. No entanto, é isso que vai causar o início de todos os eventos temporais. No final da primeira temporada da série, o Jonas de 2019 viaja no tempo, caindo em uma versão pós-apocalíptica do futuro. O ano é 2053, e o mundo foi devastado por uma explosão nuclear que aconteceu no dia 27 de junho de 2020.

Na segunda temporada, ele tenta desesperadamente impedir o acidente nuclear, mas acaba indo parar em 1921, período de tempo em que conhece um senhor de rosto deformado que se identifica como Adam. Adam está por trás da organização de viajantes do tempo Sic Mundus, responsável por iniciar todo esse ciclo de viagens no tempo e que tem como objetivo criar a reação em cadeira que vai causar a explosão da central nuclear de Winden.

dark

Mais para o final da temporada, Adam revela ser o próprio Jonas mais velho e explica que as deformações em seu rosto são devido às múltiplas viagens no tempo que fez. Há, contudo, teorias de que Adam não é Jonas, mas sim alguém tentando se passar por ele para controlá-lo.

Com as deformações, a única prova que Adam tem de ser Jonas é a marca de enforcamento em seu pescoço, algo que poderia ser forjado ou ainda que mais um personagem poderia ter: Mikkel/Michael. A teoria aposta que Mikkel sobreviveu, apoiando-se ainda na outra informação que temos de Adam, a de que ele ama Martha.

Michael Kahnwald / Mikkel Nielsen

Mikkel

Mikkel é o filho de Ulrich e Katharina Nielsen e irmão de Martha e Magnus Nielsen. São os seus irmãos que o levam, junto com Jonas Kahnwald e Bartosz Tiedemann, até à caverna onde ele desaparece em novembro de 2019.

O garoto se perde e viaja no tempo, para 1986, onde é tratado no hospital por Ines Kahnwald. Eventualmente ele conhece e se casa com Hannah e juntos têm um filho: Jonas.

Em 2019, Michael se suicida e deixa uma carta para Jonas explicando tudo. Porém, Jonas acaba recebendo a mensagem antes de sua avó entregá-la, visto que sua versão já adulta a repassa para ele. Após diversas viagens no tempo que levaram Jonas a 1986, a 2053 e a 1921, o jovem retorna a 2019 para tentar impedir o suicídio de seu pai e o início do apocalipse do último ciclo. Contudo, é ele que acaba provocando a decisão de Michael de se matar.

Hannah Kahnwald

Hannah

Hannah é a mãe de Jonas e viúva de Michael Kahnwald (originalmente Mikkel Nielsen). Na verdade, ela é apaixonada por Ulrich Nielsen desde 1986, acabando por se envolver com ele em 2019. Porém, Ulrich acaba com a relação após o desaparecimento de seu filho Mikkel.

No final da segunda temporada, a versão adulta de Jonas revela toda a verdade a sua mãe, Hannah (2020). Após encontrar o túnel que permite a viagem no tempo, ela vai parar em 1954. Seu objetivo inicial é ajudar Ulrich a sair da prisão, após ele ter sido preso por Egon pela agressão a Helge.

Quando ela percebe, porém, que ele segue apaixonado por sua esposa, ela desiste de ajudá-lo, o abandona na prisão e segue para tentar uma nova vida nessa década.

Ines Kahnwald

ines

Ines é a mãe adotiva de Michael Kahnwald (originalmente Mikkel Nielsen). Ela estava trabalhando como enfermeira no Hospital Winden, em 1986, quando conheceu o garoto e decidiu adotá-lo.

Ines sempre acreditou na história contada por Michael de que ele tinha viajado no tempo. Isso é confirmado pela carta que ele escreveu antes de seu suicídio e que ela entregou a Jonas, seu neto.

Membros da família Nielsen

dark arvore genealógica

Martha Nielsen

dark

Martha é a filha do meio de Ulrich e Katharina Nielsen. Seus irmãos são Magnus e Mikkel. A garota e Jonas namoraram durante algum tempo, mas ele terminou a relação quando descobriu que, na verdade, Martha era sua tia. Porém, ele nunca explicou para ela o porquê do afastamento.

Antes dos eventos da série, Martha tinha namorado Bartosz Tiedemann, enquanto Jonas estaria recebendo tratamento hospitalar após o suicídio de seu pai (Mikkel Nielsen / Michael Kahnwald) em junho de 2019.

Durante as duas primeiras temporada, ela segue extremamente abalada com tudo, tendo, a essa altura, perdido seu irmão mais novo e seu pai, ambos presos em outros períodos de tempo.

No final da segunda temporada, Martha é morta por Adam, que explica a Jonas que isso era necessário. Enquanto o jovem segue lamentando a morte da garota, uma outra Martha chega ao local, e afirma ser uma de um universo paralelo. Ela salva Jonas da explosão nuclear. A terceira e última temporada deve trazer os desdobramentos disso.

Magnus Nielsen

dark

Magnus é o filho mais velho de Ulrich e Katharina. Ele sempre se sentiu culpado por ter levado seu irmão mais novo até à caverna onde ele desapareceu. Após esses eventos, Magnus começou a namorar com Franziska Doppler.

A segunda temporada revelou que um Magnus já adulto está trabalhando para Adam, em 1921, como membro do grupo Sic Mundus. Ainda não foi explicado como ele foi parar em 1921, se sobreviveu à explosão nuclear de 2020 (embora tenha sido visto deixando a cidade) e se passou por outros períodos de tempo até chegar a este ano, no qual ele e Franziska também já mais velha ajudam Adam com os planos para causar o apocalipse.

Ulrich Nielsen

dark

Ulrich é o filho mais velho de Jana e Tronte Nielsen. Em 2019, ele está trabalhando para a polícia junto com Charlotte Doppler e, antes do desaparecimento de seu filho Mikkel, Ulrich estava envolvido em um romance com Hannah Kahnwald.

Seu irmão Mads também havia desaparecido da mesma forma que Mikkel, mas em 1986. Durante as buscas pelo garoto desaparecido em 2019, Mads é eventualmente encontrado. Porém, um exame revela que o menino estava morto há pouco tempo.

Assombrado pelas semelhanças entre os casos, Ulrich não para até descobrir a passagem na caverna que o leva a outro período de tempo. Por não saber por qual caminho Mikkel pode ter sido levado e para onde cada um dos dois túneis leva, ele acaba indo parar em 1953, em vez de em 1986, onde seu filho estava.

Em 1953, ele tenta matar um Helge ainda criança, acreditando que ele é o único responsável pelo desaparecimento de Mikkel e Mads. Ele, contudo, falha em matar o menino e acaba preso por um jovem Egon, que trabalhava na polícia.

33 anos depois, em 1986, Ulrich descobre que é neste ano em que Mikkel veio parar. Ele consegue fugir da instituição em que estava internado e tem um breve reencontro com seu filho, com uma fuga que acaba sendo interrompida pela polícia.

Katharina Nielsen

katharina

Katharina é a esposa de Ulrich Nielsen e mãe de Magnus, Martha e Mikkel. No presente, Katharina é a diretora do colégio da cidade onde vivem.

Em 1986, Hannah fez queixa na polícia de que Ulrich havia estuprado Katharina de forma a separar o casal. No entanto, Katharina acreditou que Regina Tiedemann seria a responsável pela queixa, o que deu origem a um mal relacionamento entre as duas que dura até 2019.

Em 2020, na segunda temporada, a versão adulta de Jonas, Hannah, Charlotte e seu marido Peter se reúnem para revelar a Katharina a verdade sobre o desaparecimento de Ulrich e Mikkel. O último episódio termina mostrando Katharina tentando atravessar o portal do Sic Mundus exatamente no momento do apocalipse.

Jana Nielsen

jana

Jana é a mãe de Ulrich e Mads e esposa de Tronte Nielsen. Após o desaparecimento de seu filho Mads, Jana nunca mais conseguiu ficar bem psicologicamente.

Tronte Nielsen

Tronte

Tronte é casado com Jana, com quem tem dois filhos. Em 1986, contudo, ele tem um relacionamento extra-conjugal com Claudia Tiedmann.

Quando o corpo de seu filho aparece através de uma fenda temporal, Peter Doppler lhe dá a ideia de colocar o corpo na floresta, onde mais tarde será encontrado por Ulrich e Charlotte Doppler.

Em 1953, Tronte é um garoto que se muda para a cidade de Winden com sua mãe Agnes e que parece ter sofrido algum tipo de abuso físico. Ainda não foi revelado quem é o pai de Tronte.

Agnes Nielsen

agnes

Agnes é a mãe de Tronte Nielsen. Ela se muda para Winden com seu filho em 1953, ficando amiga de sua senhoria Doris Tiedemann, com quem eventualmente desenvolve um relacionamento romântico. Ainda não foi revelado quem é o pai de Tronte.

Na segunda temporada, descobrimos que Agnes é irmã de Hanno Tauber, que passou a se identificar como "Noah" desde que começou a trabalhar para o misterioso Adam. Ela também faz parte do grupo de viajantes do tempo Sic Mundus, mas encontrava-se exilida da equipe em 1953, por motivos ainda não revelados.

Após entregar a versão idosa de Claudia para Noah, ela volta às graças de Adam e retorna ao grupo em 1921.

Membros da família Tiedemann

dark arvore genealógica

Bartosz Tiedemann

Bartosz

Bartosz é o único filho de Regina e Aleksander Tiedemann. Ele namorou Martha Nielsen durante algum tempo e atualmente está sendo manipulado pelo misterioso Noah, tal como Helge Doppler fora no passado.

Regina Tiedemann

regina

Regina é a mãe de Bartosz Tiedemann e esposa de Aleksander. Ela gere o único hotel da cidade e, recentemente, foi diagnosticada com câncer da mama.

Aleksander Tiedemann

alexandr

Aleksander nasceu como Boris Niewald. Com vários passaportes, ele chegou a Winden em 1986, assumiu a identidade de Aleksander Kohler e conseguiu um trabalho na usina nuclear gerida por Cláudia, mãe de Regina.

Em 2019, Aleksander se encontra casado com Regina e é ele próprio o diretor da usina nuclear.

Claudia Tiedemann

claudia

Claudia é a filha de Doris e Egon Tiedmann, um agente policial que se encontrava perto de se aposentar quando Mads Nielsen desapareceu, em 1986.

Claudia se torna a primeira mulher a gerir a usina nuclear em Winden e tem um romance com Tronte Nielsen. Seu cachorro desaparece em 1953, reaparecendo na caverna em 1986, enquanto Claudia investigava material radioativo. Conforme ela investiga esses estranhos acontecimentos, vai descobrindo mais e mais das viagens no tempo.

Em 2019, já idosa, ela entrega os planos de construção de um mecanismo que poderá fechar o wormhole da caverna. Em 1954, após orientar sua versão mais nova e Jonas no caminho certo para um novo ciclo temporal, Claudia (idosa) é traída por Agnes, que a entrega a Noah. Claudia é morta por Noah.

Egon Tiedemann

egon

Egon é o pai de Claudia, um agente policial que investiga o desaparecimento de Helge Doppler (criança) em 1953, e eventualmente prende Ulrich Nielsen (adulto) quando ele viaja ao passado e é responsável pela agressão a Helge.

Já em 1986, Egon investigava Ulrich convencido de que este seria o responsável pelo desaparecimento de seu irmão Mads. Ele acaba por prender o garoto depois da queixa de Hannah de que ele havia violado Katharina.

Neste mesmo período de tempo, ele começa a desconfiar das viagens no tempo e da usina nuclear. Ao confrontar sua filha Claudia, porém, ele acaba sendo morto por ela acidentalmente.

Membros da família Doppler

dark arvore genealógica

Helge Doppler

helge

Helge é o filho dos poderosos Bernd e Greta Doppler, que geriam a usina nuclear. Após ter sido atacado por Ulrich, que havia viajado para 1953, Helge desapareceu temporariamente por ter viajado até 1986.

Em 1986, Helge foi manipulado por Noah, que o convenceu a raptar crianças para usar em experimentos. Em 2019, Helge (idoso) viajou de volta a 1986 em uma tentativa de impedir que sua versão mais jovem cumprisse os planos de Noah. Helge (idoso) acaba morrendo aí, no acidente de carro que provocou na tentativa de matar Helge (adulto).

Elisabeth Doppler

dark

Elisabeth é a filha mais nova de Charlotte e Peter Doppler. Ela é amiga de Yasin, que desaparece em 2019. Um dia, enquanto caminhava pela chuva, Elisabeth conhece o misterioso Noah.

Quando Jonas chega a 2053, ele descobre que Elisabeth se tornou tornou a líder dos sobreviventes do apocalipse. A segunda temporada trouxe a chocante revelação de que Elisabeth é mãe de sua própria mãe. Em um paradoxo temporal, Elisabeth teve Charlotte, que acabou sendo enviada de volta no tempo. A menina foi adotada por H.G. Tannhaus e, ao crescer, teve duas filhas: Franziska e a própria Elisabeth, que no futuro seria sua mãe. O pai de Charlotte é Noah.

Charlotte Doppler

dark

Na primeira temporada, conhecemos Charlotte como a policial da cidade, que trabalha ao lado de Ulrich Nielsen. Casada com Peter Doppler, é nora de Helge, que segue tentando fugir da instituição em que está internado para consertar tudo o que fez em 1986.

Charlotte é mãe de Franziska e Elisabeth. Sem saber a verdadeira identidade de seus pais, algo que sempre procurou, ela foi adotada ainda bebê por H.G. Tannhaus.

A segunda temporada de Dark revelou que os pais de Charlotte são Noah, o misterioso padre que estava por trás dos desaparecimentos na cidade, e Elisabeth, a própria filha de Charlotte. No futuro, Elisabeth engravidou em um relacionamento com Noah. Após o nascimento, a criança foi levada ao passado, onde cresceu.

No final da segunda temporada, Charlotte percebe que a reabertura do lixo nuclear enterrado por Aleksander é o que vai provocar o apocalipse. Ela corre para o local para tentar impedir, mas não chega a tempo. No "mesmo momento" em 2053, Elisabeth liga a máquina, o que Magnus e Franziska também fazem em 1921. Quando a matéria negra é ativada em 2020, é criado um portal que conecta Charlotte a Elisabeth (adulta) em 2053.

Noah

dark

Embora não seja um Doppler especificamente, sua maior ligação é com esta família. Na primeira temporada, conhecemos este misterioso personagem com ares de vilão apenas como um padre que sabe sobre as viagens no tempo, é o responsável pelo desaparecimento das crianças e pelas mortais experiências feitas nelas.

A segunda temporada, porém, mostra que Noah começou a trabalhar ainda bem jovem para Adam, lá em 1921. É neste segundo ano também que ele revela a Charlotte ser seu verdadeiro pai. O que ele não fazia ideia era que seu antigo amor e mãe de Charlotte era a própria filha de Charlotte.

No episódio final da temporada, Noah encontra as últimas páginas do misterioso caderno de Adam, que aparentemente revelava qe o fim do plano era o apocalipse. Ele vê como única solução matar Adam. quando Noah o confronta, Adam apenas mostra uma foto de Elisabeth, o que faz com que Noah pare ao perceber de quem se tratava. Neste momento, ele é morto por Agnes, sua própria irmã.

Franziska Doppler

dark

Franziska é a filha mais velha de Charlotte e Peter Doppler. Seu avô é Helge Doppler e seus bisavós são Greta e Bernd Doppler, um funcionário da planta nuclear. Durante a primeira temporada, vemos Franziska dar início a um relacionamento com Magnus Nielsen, enquanto os dois dividem as dores do desaparecimento de Mikkel.

Na segunda temporada, na mesma cena em que vemos Magnus (adulto) trabalhando para Adam, em 1921, vemos Franziska (adulta) ao seu lado. embora tenha sido vista deixando Widden no dia do apocalipse, ainda não ficou claro se ela sobreviveu à explosão nuclear, ou mesmo se viajou por outros períodos temporais até chegar a 1921. A terceira e última temporada deve explicar isso.

Peter Doppler

peter

Peter é um terapeuta que costumava trabalhar para a usina nuclear. Embora seja casado com Charlotte, ele é, na verdade, homossexual, algo que tenta esconder a todo custo.

Peter testemunhou quando o corpo de Mads Nielsen atravessou o tempo, e ajudou Tronte Nielsen a colocar o corpo na floresta. Na cidade, é um dos poucos que sabe que existe o túnel para outro período de tempo, embora não pareça compreender tudo que acontece.

As conexões reveladas na 3ª temporada

dark personagens conexões

Quando achávamos que o paradoxo que envolve o parentesco entre Elisabeth e Charlotte Doppler era complexo, a 3ª temporada de Dark vem e mostra que aquilo era apenas uma pequena amostra de todas as complexas ligações entre os personagens.

Confira como ficou a árvore genealógica dos personagens. Sim, A árvore genealógica, apenas uma, visto que as novas revelações interligaram as quatro famílias da série, conforme vamos explicar logo abaixo da imagem.

dark

Nesta temporada, as revelações sobre dois personagens específicos interligou todas as árvores genealógicas. São eles:

Silja Tiedmann

dark personagens

Fomos apresentados a Silja como a jovem intérprete de língua de sinais Elisabeth, lá em 2052. A garota acaba ajudando Jonas, ao soltá-lo da jaula em que Elisabeth o havia colocado. O que eles dois não sabiam, na época, é que os dois são irmãos! Meio-irmãos.

Na terceira temporada, vemos que Hannah engravidou de Egon Tiedemann, e desistiu de abortar a criança, que seria a pequena Siljia! Sem apoio, Hannah resolve viajar no tempo mais uma vez, para um período não especificado na série. Contudo, Eva/Martha do mundo B aparece na porta de Hannah e revela onde ela pode reencontrar Jonas.

Hannah, então, viaja com Silja até 1911, apenas para encontrar um Jonas já se tornando Adam. Assim como Eva, Adam acreditava que precisava "colocar todas as peças no lugar" para que o ciclo se repetisse e ele pudesse se tornar o Adam do futuro, alguém com conhecimento sobre a origem do ciclo, para pôr um ponto final em tudo isso.

Para tanto, Adam mata Hannah e envia Silja para 2052. Mas o futuro seria o "lugar certo" de Silja apenas até certo ponto. Já quase adulta, ela viaja de volta a 1890, onde acaba conhecendo Bartosz Tiedemann, preso a este período de tempo desde 1888.

Os dois ficam juntos. Em 1904, nasce o primeiro filho do casal: Hanno Tauber, o Noah. Em 1910, Silja vem a falecer após dar a luz ao segundo bebê com Bartosz, Agnes.

O Desconhecido

dark personagens

A última temporada de Dark também nos apresentou a um personagem sinistro, que aparecia sempre acompanhado de outras duas versões de si mesmo, estando sempre presente criança, jovem e idoso. Mais para frente, é revelado que O Desconhecido é, na verdade, filho de Jonas e Martha do mundo B.

Por o Desconhecido ser a única pessoa em comum entre os dois mundos - o de Jonas e o de Martha - Adam acreditou que ele poderia ser a origem de todo esse ciclo de viagens no tempo. O Desconhecido, inclusive, acaba se casando com a Agnes e sendo o pai de Tronte Nielsen, que é pai de Ulrich, que é pai de Magnus, Martha e Mikkel, com este último sendo o pai de Jonas, que é o pai do próprio Desconhecido, fechando assim a genealogia deles é um ciclo perfeito.

dark

Na tentativa de destruir a origem, Adam sequestra Martha B e a mata ainda grávida com a explosão da união de energia dos dois mundos, na intenção de realmente aniquilar o bebê em seu ventre, fruto também dos dois universos. Contudo, o Desconhecido não era a origem.

Outras revelações sobre os personagens

dark

Nos novos episódios, descobrimos também quem foram as duas mulheres que sequestraram Charlotte ainda bebê e a levaram para o passado: as próprias Elisabeth (de 2052) e Charlotte (de 2020). Em mais um ciclo que se fecha, as duas tinham suas existências dependendo de ações delas mesmas.

Além disso, vemos que Katharina tem um triste fim, em 1987. Ao tentar matar sua própria mãe, para pegar o cartão-chave do sanatório e libertar Ulrich, Katharina acaba sendo morta por sua mãe. A cena esclareceu ainda que Katharina era, na verdade, a mulher do lago, contada por Bartosz na segunda temporada.

FIQUE POR DENTRO:

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada!

Fique por dentro das referências mitológicas e religiosas de Dark.

Conheça as 10 melhores séries de Ficção Pós-Apocalíptica.