Dark | Conheça todos os personagens e suas conexões!

A aclamada série alemã Dark traz uma complexa trama que envolve quatro famílias, em uma pequena cidade da Alemanha. Todas elas estão interligadas por meio de acontecimentos em comum, mas também por diferentes períodos e viagens no tempo!

Por esse motivo, por vezes pode ser complicado entender as relações entre os personagens e até quem é quem em determinado espaço temporal (ter uma árvore genealógica da série em mãos enquanto assiste pode ser bem útil...).

Para evitar confusões, fique conhecendo melhor cada uma destas famílias e seus membros.

Atenção: contém spoilers de Dark! Porém, se você já assistiu à segunda temporada, pode conferir as ligações atualizadas AQUI.

Os Kahnwald

dark

Jonas Kahnwald

jonas

Jonas é o filho de Hannah e Michael Kahnwald. Michael é, na verdade, Mikkel Nielsen, o garoto que desapareceu e voltou atrás no tempo em 1986.

Durante os eventos da série, Jonas namorou Martha Nielsen, irmã de Mikkel. Ao descobrir a verdade sobre a identidade de seu pai, ele terminou a relação por perceber que Martha era sua tia.

A versão de Jonas do futuro, já adulto, aparece para tentar destruir o wormhole que permite as viagens no tempo. No entanto, é isso que vai causar o início de todos os eventos temporais.

No final da primeira temporada da série, o Jonas de 2019 viaja no tempo, caindo em uma versão pós-apocalíptica do futuro.

Michael Kahnwald / Mikkel Nielsen

Mikkel

Mikkel é o filho de Ulrich e Katharina Nielsen e irmão de Martha e Magnus Nielsen. São os seus irmãos que o levam, junto com Jonas Kahnwald e Bartosz Tiedemann, até à caverna onde ele desaparece em novembro de 2019.

O garoto se perde e viaja no tempo, para 1986, onde é tratado no hospital por Ines Kahnwald. Eventualmente ele conhece e se casa com Hannah e juntos têm um filho: Jonas.

Hannah Kahnwald

Hannah

Hannah é a mãe de Jonas e viúva de Michael Kahnwald (originalmente Mikkel Nielsen). Na verdade, ela é apaixonada por Ulrich Nielsen desde 1986, acabando por se envolver com ele em 2019. Porém, Ulrich acaba com a relação após o desaparecimento de seu filho Mikkel.

Ines Kahnwald

ines

Ines é a mãe adotiva de Michael Kahnwald (originalmente Mikkel Nielsen). Ela estava trabalhando como enfermeira no Hospital Winden, em 1986, quando conheceu o garoto e decidiu adotá-lo.

Ines sempre acreditou na história contada por Michael de que ele tinha viajado no tempo. Isso é confirmado pela carta que ele escreveu antes de seu suicídio e que ela entregou a Jonas, seu neto.

Os Nielsen

dark

Martha Nielsen

martha

Martha é a filha do meio de Ulrich e Katharina Nielsen. Seus irmãos são Magnus e Mikkel. A garota e Jonas namoraram durante algum tempo, mas ele terminou a relação quando descobriu que, na verdade, Martha era sua tia. Porém, ele nunca explicou para ela o porquê do afastamento.

Antes dos eventos da série, Martha tinha namorado Bartosz Tiedemann, enquanto Jonas estaria recebendo tratamento hospitalar após o suicídio de seu pai (Mikkel Nielsen / Michael Kahnwald) em junho de 2019.

Magnus Nielsen

Magnus

Magnus é o filho mais velho de Ulrich e Katharina. Ele sempre se sentiu culpado por ter levado seu irmão mais novo até à caverna onde ele desapareceu. Após esses eventos, Magnus começou a dormir com Franziska Doppler.

Ulrich Nielsen

ulrich

Ulrich é o filho mais velho de Jana e Tronte Nielsen. Em 2019, ele está trabalhando para a polícia junto com Charlotte Doppler e, antes do desaparecimento de seu filho Mikkel, Ulrich estava envolvido em um romance com Hannah Kahnwald.

Seu irmão Mads também havia desaparecido da mesma forma que Mikkel, mas em 1986. Durante as buscas pelo garoto desaparecido em 2019, Mads é eventualmente encontrado. Porém, um exame revela que o menino estava morto há pouco tempo, como se não tivesse envelhecido.

Katharina Nielsen

katharina

Katharina é a esposa de Ulrich Nielsen e mãe de Magnus, Martha e Mikkel.

Em 1986, Hannah fez queixa na polícia de que Ulrich havia estuprado Katharina de forma a separar o casal. No entanto, Katharina acreditou que Regina Tiedemann seria a responsável pela queixa, o que deu origem a um mal relacionamento entre as duas que dura até 2019.

No presente, Katharina é a diretora do colégio da cidade onde vivem.

Jana Nielsen

jana

Jana é a mãe de Ulrich e Mads e esposa de Tronte Nielsen. Após o desaparecimento de seu filho Mads, Jana nunca mais conseguiu ficar bem psicologicamente.

Tronte Nielsen

Tronte

Tronte é casado com Jana, com quem tem dois filhos. Em 1986, contudo, ele tem um relacionamento extra-conjugal com Claudia Tiedmann.

Quando o corpo de seu filho aparece através de uma fenda temporal, Peter Doppler lhe dá a ideia de colocar o corpo na floresta, onde mais tarde será encontrado por Ulrich e Charlotte Doppler.

Em 1953, Tronte é um garoto que se muda para a cidade de Winden com sua mãe Agnes e que parece sofrer algum tipo de abuso físico.

Agnes Nielsen

agnes

Agnes é a mãe de Tronte Nielsen. Ela se muda para Winden com seu filho em 1953, ficando amiga de sua senhoria Doris Tiedemann.

Os Tiedemann

dark

Bartosz Tiedemann

Bartosz

Bartosz é o único filho de Regina e Aleksander Tiedemann. Ele namorou Martha Nielsen durante algum tempo e atualmente está sendo manipulado pelo misterioso Noah, tal como Helge Doppler fora no passado.

Regina Tiedemann

regina

Regina é a mãe de Bartosz Tiedemann e esposa de Aleksander. Ela gere o único hotel da cidade e, recentemente, foi diagnosticada com câncer da mama.

Aleksander Tiedemann

alexandr

Aleksander nasceu como Boris Niewald. Chegando em 1986 a Winden, roubou a identidade de Aleksander Kohler. O jovem apareceu na floresta com vários passaportes. Aí, ele pegou então um trabalho na usina nuclear gerida por Cláudia, a mãe de Regina.

Em 2019, Aleksander se encontra casado com Regina e é ele próprio o diretor da usina nuclear.

Claudia Tiedemann

claudia

Claudia é a filha de Doris e Egon Tiedmann, um agente policial que se encontrava perto de se aposentar quando Mads Nielsen desapareceu, em 1986.

Claudia se torna a primeira mulher a gerir a usina nuclear em Winden e tem um romance com Tronte Nielsen. Seu cachorro desaparece em 1953, reaparecendo na caverna em 1986, enquanto Claudia investigava material radioativo.

Em 2019, ela reaparece como uma mulher idosa que tem na sua posse os planos de construção de um mecanismo que poderá fechar o wormhole da caverna.

Egon Tiedemann

egon

Egon é o pai de Claudia, um agente policiar que investiga o desaparecimento de Helge Doppler em 1953, e eventualmente prende Ulrich Nielsen quando ele viaja ao passado.

Já em 1986, Egon investigava Ulrich convencido de que este seria o responsável pelo desaparecimento de seu irmão Mads. Ele acaba por prender o garoto depois da queixa de Hannah de que ele havia violado Katharina.

Os Doppler

os doppler

Elisabeth Doppler

Elisabeth

Elisabeth é a filha mais nova de Charlotte e Peter Doppler. Ela é amiga de Yasin, que desaparece em 2019. Um dia, enquanto caminhava pela chuva, Elisabeth conhece o misterioso Noah.

Franziska Doppler

Franziska

Franziska é a filha mais velha de Charlotte e Peter Doppler. Seu avô é Helge Doppler e seus bisavós são Greta e Bernd Doppler, um funcionário da planta nuclear. Atualmente, Franziska está namorando Magnus Nielsen.

Charlotte Doppler

charlotte

Charlotte é a mãe de Franziska e esposa de Peter Doppler, mas seu marido esconde sua homossexualidade. Seu sogro Helge tenta desesperadamente consertar tudo o que fez em 1986.

Charlotte trabalha como policial com Ulrich Nielsen e tem por hábito colecionar pássaros mortos.

Peter Doppler

peter

Peter é um terapeuta que costumava trabalhar para a usina nuclear. Embora seja casado com Charlotte, ele é na verdade homossexual, mas esconde sua verdadeira orientação sexual.

Peter testemunhou quando o corpo de Mads Nielsen atravessou o tempo, e ajudou Tronte Nielsen a colocar o corpo na floresta.

Helge Doppler

helge

Helge é o filho dos poderosos Bernd e Greta Doppler, que geriam a usina nuclear. Após ter sido atacado por Ulrich, que havia viajado para 1953, Helge desapareceu temporariamente por ter viajado até 1986.

Em 1986, Helge foi manipulado por Noah, que o convenceu a raptar crianças para usar em experimentos. Em 2019, Helge viajou de volta a 1986 em uma tentativa de impedir que sua versão mais jovem cumprisse os planos de Noah. Ele acaba morrendo aí, em um acidente de carro.

Se você continua achando tudo confuso, confira esse quadro com as ligações entre os personagens:

arvore

FIQUE POR DENTRO:

Dark: Entenda a complexa cronologia da série.

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada!

O que esperar da 3ª temporada de Dark?

Fique por dentro das referências mitológicas em Dark.

Conheça as 10 melhores séries de Ficção Pós-Apocalíptica.