Cartas de Allan Rickman revelam frustração com filmes de Harry Potter

É isso mesmo que você leu... Embora os fãs tenham ficado satisfeitos com a representação de Severo Snape, e a atuação de Alan Rickman como o bruxo tenha sido uma das mais elogiadas de toda a série de filmes de Harry Potter, o ator estava frustrado com a forma como o personagem foi retratado. (Via Deadline)

Seus sentimentos, principalmente quanto à direção de David Yates, foram expressos em cartas, parte da coleção pessoal de Rickman, que serão leiloadas por £950,000. O ator faleceu em 2016.

Frustações e elogios

Snape

A frustração de Allan Rickman parecia se direcionar principalmente para a forma como Snape foi retratado nos últimos quatro filmes, de A Ordem da Fênix até As Relíquias da Morte -Parte II, todos com direção de David Yates.

No período em que gravavam O Enigma do Príncipe, Rickman escreveu uma nota sob o título de Por dentro da cabeça de Snape que dizia:

"É como se o David Yates tivesse decidido que essa parte [do personagem] não é importante por causa do apelo a audiência adolescente."

Ainda assim, a performance de Rickman como o amargurado Snape é uma das mais elogiadas, e não apenas pelos fãs. Em outra nota, o produtor David Heyman escreveu, logo após o fim das gravações de Harry Potter e a Câmara Secreta:

"Obrigado por ajudar HP2 a ser um sucesso. [...] Eu sei que você se sente frustrado, mas saiba que és parte integral desses filmes. E você é brilhante!"

Já em uma das cartas trocadas entre o ator e a autora da saga, J. K. Rowling, ela escreve:

"Obrigada por fazer justiça ao personagem mais complexo que já criei."

O arquivo é composto por cartas e outros documentos que registram os 40 anos de carreira do ator. De acordo com o que foi divulgado sobre o leilão, há ainda cartas que relatam ou demonstram os relacionamentos próximos que Rickman desenvolveu com J. K. Rowling e Daniel Radcliffe, e outros atores, como Kate Winslet, com quem atuou em Um Pouco de Caos.