Confira os mitos e lendas das irmãs Zorya de Deuses Americanos

O panteão da série Deuses Americanos (no original American Gods) está cada vez mais populado por divindades intrigantes e com uma história fascinante. Se você acompanha a série, não vai querer deixar de saber mais sobre estes deuses e deusas que têm tanto para revelar.

As irmãs Zorya em Deuses Americanos

Zorya e Wednesday

Na sua viagem em busca dos velhos deuses, Mr. Wednesday e Shadow vão até Chicago se encontrar com algumas figuras importantes da mitologia eslava. O temível Czernobog e 3 irmãs vivem todos em uma casa humilde que já conheceu melhores dias.

As irmãs Zorya Vechernyaya e Zorya Utrennyaya possuem um ar de sabedoria e uma atitude capaz de fazer frente até o mau humor de Czernobog. Com a mudança dos tempos e das pessoas, as irmãs tiveram de aprender a adivinhar o futuro para ganharem dinheiro.

Vechernyaya e Utrennyaya avisam Shadow e Wednesday que a sua outra irmã, Zorya Polunochnaya, está dormindo e não pode ser perturbada. A mais jovem das Zorya tem o fardo de manter a sua vigia quando outros dormem e isso pode ser explicado na origem mitológica destas divindades.

Descubra a mitologia terrível de Czernobog

Guardiãs dos céus na mitologia eslava

Zorya Polunochnaya

Ao contrário do que acontece na série e no livro, a mitologia apresenta apenas 2 irmãs Zorya. Polunochnaya foi acrescentada pelo autor Neil Gaiman para representar a estrela da meia-noite, mas ela não existe nas lendas originais.

Também conhecidas como Auroras, as Zorya são as eternas guardiãs do universo. De acordo com velhos mitos, as irmãs vigiam os céus e têm especial atenção à constelação de Ursa Menor. Elas são as responsáveis em impedir a chegada do fim dos tempos, através da sua vigia perpétua.

Simargl é o monstro que ameaça toda a existência e é retratado como um urso ou cachorro, em diferentes versões. Esta entidade maligna está acorrentada à estrela Polaris, impedido de concretizar o seu desejo: devorar a constelação de Ursa Menor. Se algum dia isso acontecer, reza a lenda que o universo chega ao seu fim. Felizmente, as Zorya estão sempre olhando para os céus.

Além da sua missão vital, as Zoryas servem Dažbog, o deus do sol. De manhã, Zorya Utrennyaya abre os portões do palácio celestial de onde Dažbog parte com sua carruagem. Ao fim do dia, Zorya Vechernyaya fecha os portões depois da chega da divindade solar. Em algumas lendas, Dažbog é descrito como o pai das Zorya.

Tudo o que precisa saber sobre Vulcan de Deuses Americanos

Duas irmãs, duas estrelas

Irmãs Zorya

As Zorya da mitologia representam estrelas, com Zorya Utrennyaya sendo a Estrela da Manhã e Zorya Vechernyaya a Estrela da Tarde.

Utrennyaya era considerada uma deusa protetora, dedicada à limpeza espiritual dos fiéis e capaz de trazer emoções positivas nas pessoas. Profundamente relacionada com o espírito feminino, a Estrela da Manhã possui atributos muito comuns a Vênus / Afrodite.

Vechernyaya era a protetora dos viajantes perdidos e se acreditava que ela os guiaria a encontrarem o seu caminho. Embora descrita como deusas virgens em várias lendas, outras existem que atribuem maridos às Zorya. Vechernyaya é referida como mulher de Myesyats, deus da lua, e como mãe de todas as estrelas.

Em outras versões, Zorya Utrennyaya é descrita como mulher de Perun, o principal deus da mitologia eslava. A Estrela da Manhã acompanharia o seu marido nas batalhas, protegendo os guerreiros com o seu véu e levantando a moral com a sua esperança e luz.

Saiba mais sobre Easter, a deusa da Páscoa

Entre no nosso grupo de Facebook da série!