Descubra a mitologia terrível de Czernobog de Deuses Americanos

O segundo episódio de Deuses Americanos (no original, American Gods) apresentou um velho deus da cultura pagã: Czernobog. Mas quem é essa divindade e o que representa? Confira o que precisa saber sobre este personagem bizarro e conheça sua mitologia impressionante.

Quem é Czernobog na série?

Czernobog

Em Deuses Americanos, conhecemos o antigo deus Czernobog durante a viagem de Wednesday e Shadow pelo coração do país. O velho deus é originalmente do leste europeu e está relutante em entrar na guerra contra os novos deuses, desconfiando das motivações de Wednesday.

Quando veio para a América, Czernobog continuou a dar uso ao seu temível martelo. Ele trabalhou em um matadouro, usando sua arma para abater rapidamente as vacas com apenas um golpe.

Mas com a chegada de novas tecnologias, o seu poderoso martelo deixou de ter razão de existir no matadouro. Surgiram novas formas de abater o gado que reformaram toda a indústria e deixaram Czernobog sem trabalho. Um deus orgulhoso naquilo que fazia, tudo perdeu o sentido com esta mudança que destituía a sua atividade de qualquer talento ou habilidade.

Czernobog na mitologia eslava

Czernobog

Também chamado de Chernobog, Chernabog, Tchernobog ou simplesmente o Deus Negro, esta divindade eslava é a representação do mal. As únicas fontes históricas que existem remontam ao século 12 e são de origem cristã. Nessas fontes, Czernobog é o deus da morte, caos e azar, encarnando toda a maldade existente no mundo e considerado o responsável pelas tragédias e infortúnios.

Embora considerado o equivalente a Satanás na antiga cultura eslava, acredita-se que não tinha o mesmo significado de Lúcifer. Tal como outros cultos pagãos, a mitologia eslava respeitava o equilíbrio entre o bem e o mal, acreditando na necessidade da escuridão como parte da natureza mas tendo esperança que a luz irrompesse entre as sombras.

O outro lado de Czernobog: Bielobog

Chernobog e Bielobog

No livro Deuses Americanos, o irmão de Czernobog é o seu total oposto. Bielobog (também chamado de Belobog, Belbog ou Belun, entre outros nomes) é a divindade da luz, representando todo o contrário do seu irmão.

Bielobog é a a vida para a morte de Czernobog, a boa sorte, a felicidade e sucesso na vida dos crentes. Este deus eslavo é chamado de Deus Branco e imaginado como um velho com uma longa barba e irradiando luz.

As lendas antigas falam do conflito entre os dois irmãos que gerou os ciclos da noite e dia e das estações do ano, cada um governando a parte que lhe respeitava. Embora entidades individuais na mitologia, Neil Gaiman deixou a sugestão no livro de que Bielobog e Czernobog eram a mesma divindade, como dois lados da mesma moeda.

O martelo é uma referência macabra da história americana

Czernobog

Não se encontra na mitologia de Czernobog alguma referência a martelos, mas esta adição de Neil Gaiman tem suas raízes na história americana. No livro, Shadow Moon, Czernobog e Mr. Nancy visitam uma localidade perto de Cherryvale, Kansas.

Este local é considerado sagrado para a divindade das trevas graças a um dos capítulos mais sangrentos da história dos Estados Unidos da América. Foi em uma clareira perto de Cherryvale, no século 19, que a família Bender ficou conhecida graças aos seus assassinatos em série.

Chamados de os “Benders Sangrentos”, os assassinos montaram um cenário de terror dentro de sua própria casa. Na sua propriedade, a família tinha uma mercearia e uma hospedaria onde escolhiam friamente suas vítimas.

Se um viajante parecesse ser rico, eles o convidavam a se sentar em um lugar “de honra” com um alçapão por baixo da cadeira. O método de assassinato envolvia vários elementos da família, se especulando que a filha de 23 anos – Kate – começava por distrair o hóspede. Nesse momento, alguém surgia atrás do viajante e acertava com uma marreta em sua cabeça. Para assegurar que ele realmente morria, outra pessoa cortava a garganta da vítima e depois o seu corpo era jogado para o porão através do alçapão secreto.

Foram encontradas mais de uma dezena de vítimas mas especula-se que existiriam muitas mais por descobrir. No livro de Neil Gaiman, Czernobog visita este local para recarregar suas energias e recuperar parte do seu poder em um mundo onde o seu nome está progressivamente sendo esquecido.

O martelo poderoso de Czernobog é uma referência direta aos Bender que usavam uma marreta para atacar as vítimas. Embora o seu nome nunca seja referido no livro, é sugerido que a família de assassinos praticava estes atos macabros como sacrifícios humanos em honra do deus eslavo.

Entre no nosso grupo de Facebook de Deuses Americanos!
Atualizado em
Joana Maltez
Joana Maltez
Mestre em Design e Nerd apaixonada por boas histórias de ficção, perdendo horas jogando um game ou assistindo séries e filmes.