Dark | Os personagens e os eventos (cronológicos) da 2ª temporada

A 2ª temporada de Dark veio atualizar a complexa cronologia da série, com uma nova década temporal e diversos eventos que ainda não tinham sido revelados sobre os personagens já conhecidos e novos nomes.

Quem são os personagens da temporada e o que aconteceu

Jonas Kahnwald / Adam

jonas

É revelado que Jonas se transforma em Adam no futuro. Este se encontra em 1921, tentando desencadear o apocalipse nuclear. Ele é o líder do grupo de viajantes do tempo Sic Mundus e seu corpo se encontra desfigurado devido às viagens que fez.

Michael Kahnwald / Mikkel Nielsen

Mikkel

Durante a primeira temporada sabemos que o patriarca da família Kahnwald se suicida, mas não sabemos o motivo desse ato. É apenas mais para a frente que conhecemos o seu segredo: Michael é na verdade Mikkel que viajou para o passado.

Na segunda temporada é revelado que foi Jonas quem plantou as ideias de suicídio na cabeça do pai enquanto tentava precisamente prevenir que isso acontecesse. Na cena em questão, Michael revela que foi o próprio Jonas que levou ele para a caverna, na época em que ainda era Mikkel.

A decisão do suicídio é tomada de fato com a chegada de Claudia (idosa), que afirma que Michael precisa morrer em 2019 e Mikkel precisa voltar no passado, tudo para que seja possível que Jonas nasça, já que ele tem um papel bem maior do que poderia esperar em tudo isso.

Hannah Kahnwald

Hannah

Após saber de toda a verdade sobre as viagens no tempo por Jonas (adulto), Hannah consegue viaja para 1954, onde Ulrich se encontra preso. Sentindo que ele segue apaixonado por Katharina, ela o abandona preso e decide ficar a viver nesse ano.

Martha Nielsen

Martha

Martha é assassinada por Adam momentos antes de o apocalipse nuclear ter início, em frente à versão jovem de Jonas. Mas, em seguida, aparece uma “nova” Martha, que afiram ter vindo de um mundo alternativo. É com essa informação que a temporada é finalizada.

Magnus Nielsen

Magnus

Magnus é visto no ano de 1921 como adulto e pertencendo ao grupo Sic Mundus. Aqui ele está ajudando Adam a criar a reação em cadeia que vai eventualmente destruir a central nuclear de Winden, causando o chamado apocalipse.

Não foi revelado por quais outros períodos de tempo Magnus passou até chegar a 1921 ou os motivos para se unir ao Sic Mundus.

Ulrich Nielsen

ulrich

Nesta temporada, vemos como Ulrich ficou preso no passado. Após tentar encontrar Mikkel, Ulrich acaba indo parar em 1953, em vez de em 1986, ano em que o filho estava. Quando ele descobre Helge ainda criança neste período de tempo, ele tenta matar o menino, achando que isso mudaria todos os acontecimentos seguintes pelos quais culpava Helge. Contudo, Helge sobrevive e Ulrich acaba indo para a cadeia em 1953.

34 anos depois, um Ulrich agora idoso está internado em um hospital psiquiátrico no ano de 1987. Ao descobrir por Egon que Mikkel se encontra preso nesta época, ele foge da instituição e se reencontra com o garoto. Os dois tentam fugir de volta para a caverna, mas acabam sendo alcançados por policiais.

Katharina Nielsen

katharina

Katharina continua a busca por seu filho e marido desaparecidos. Na segunda temporada, Jonas (adulto), Hannah, Charlotte e Peter contam a verdade para ela sobre as viagens no tempo e os anos em que seu marido e seu filho estão.

Embora só acredite após encontrar uma foto de Michael na época da escola, e reconhecer ali seu filho, Katharina agora sabe como viajar no tempo e terminou a segunda temporada na caverna, abrindo o portão da Sic Mundus, momentos antes do apocalipse nuclear.

Agnes Nielsen

agnes

Agnes se muda para Winder em 1953 com seu filho Tronte. Mais tarde, ficamos sabendo que ela é irmã de Noah e que pertence também ao grupo de viajantes do tempo Sic Mundus. Durante um tempo, ela estava exilada do grupo, período no qual desenvolveu um romance com Doris Tiedeman, mãe de Claudia e esposa de Egon.

Para ser aceita novamente na Sic Mundus, ela trai Claudia (idosa) e a entrega a Noah, que consegue recuperar as páginas que faltavam do diário da mulher e a mata.

Mais para o final da temporada, revemos Agnes em 1921, ao lado de Adam, Magnus e Franziska. Após Noah confrontar Adam e tentar matá-lo, Agnes mata seu próprio irmão.

Claudia Tiedemann

claudia

Após encontrar a máquina no tempo, conforme orientação de sua versão mais velha, Claudia viaja até 2020, mas fica arrasada ao descobrir que sua filha, Regina, está morrendo na luta contra um câncer. Ao consultar a biblioteca da cidade, ela descobre que seu pai, Egon, morreu em 1987, e retorna ao ano para tentar impedir a sua morte.

Para tanto, ela pede que ele venha morar com ela. Egon, porém, estava desconfiando das viagens no tempo e confrontou a filha, que era presidente da usina nuclear, sobre a possibilidade. Em uma discussão, Claudia acaba matando acidentalmente seu pai.

Já idosa, Claudia visita sua versão adulta e Jonas, orientando ambos no caminho certo para um novo ciclo temporal. De volta a 1954, porém, ela é traída por Agnes, que a entrega a Noah. Noah recupera as páginas perdidas do diário de Claudia e a mata.

Egon Tiedemann

egon

Egon (1986) não consegue esquecer as misteriosas mortes dos garotos em 1953, além de seguir com a sensação de que pode ter cometido um erro ao prender Ulrich. Em 1987, ele visita Ulrich e começa a acreditar na possibilidade de existir uma viagem no tempo.

Sofrendo com um câncer, ele acaba indo morar com sua filha Claudia, que tenta proteger o pai, após descobrir em 2020 que 1987 era o ano de sua morte. Ao confrontar sua filha, ela o mata acidentalmente.

Elisabeth Doppler

Elisabeth

No início da nova temporada, vemos Elisabeth no ano de 2053, liderando os sobreviventes do apocalipse nuclear. Mais tarde, descobrimos que Elisabeth é, na verdade, mãe de Charlotte, sua própria mãe.

Após ter Charlotte, fruto de um relacionamento com Noah, Elisabeth se vê obrigada a enviar a bebê para o passado. Quando Charlotte cresce, ela tem duas filhas: Franziska e Elisabeth (sua mãe).

No final da temporada, a formação da matéria negra em 2020, pouco antes do apocalipse, e a ação de Elisabeth (adulta) de ligar a máquina do tempo em 2053 abre um portal entre os dois períodos de tempo que permite que Elisabeth e Charlotte se vejam.

Charlotte Doppler

charlotte

Embora tenha que lidar com um novo investigador na cidade, Charlotte segue em busca de mais informações sobre as possíveis viagens no tempo e sobre a verdadeira identidade de seus pais.

No decorrer da temporada, descobrimos que ela foi adotada pelo relojoeiro H. G. Tannhaus e que é filha de Noah, algo que ele mesmo informa a ela. O que ela não sabe é que é filha de sua própria filha, Elisabeth.

Noah

noah

Noah tem sido um personagem misterioso desde a primeira temporada. Na segunda, ficamos sabendo que ele foi recrutado por Adam para os Sic Mundus quando ainda era um adolescente em 1921. Ele revelou também a Charlotte ser seu pai e que tudo o que fez foi para não a voltar perdê-la.

No final da segunda temporada, a versão jovem de Noah se encontra junto de Elisabeth (2019) no búnquer, o que explica seu relacionamento no futuro.

Já a versão adulta de Noah confronta Adam em 1921, após descobrir os verdadeiros planos do líder da Sic Mundus. Ao falhar em matá-lo, porém, Noah acaba sendo morto por sua irmã, Agnes.

H.G. Tannhaus

Tannhaus

É revelado na segunda temporada que o relojoeiro é o avô adotivo de Charlotte. É ele que interage com vários viajantes do tempo, criando a máquina que permite as deslocações e escrevendo o livro A Journey Through Time.

Os Wöllers

woller

Sabemos que Benni trabalha na indústria do sexo e que Peter Doppler era um dos seus clientes. Seu irmão é Torben, que trabalha como policial com Charlotte. Não é ainda claro se os dois têm qualquer influência na trama principal.

Os eventos da 2ª temporada em ordem cronológica

1921

1921

  • O túnel que será usado como portal de viagens no tempo começa a ser construído
  • Um jovem Noah constrói o túnel que um dia será o portal na caverna usado pela organização Sic Mundus para viajar no tempo. Conhecemos o líder da organização, Adam, um homem mais velho, com o rosto completamente desfigurado. Ele pede a um Noah já mais adulto que recupere as páginas perdidas do diário de Cláudia, necessárias para o "apocalipse" que ocorrerá no dia 27 de junho de 2020.
  • Jonas (jovem) conhece Adam, que revela ser o próprio Jonas já idoso e calejado de todas as viagens no tempo que já fez. O líder da Sic Mundus revela que existe uma brecha que pode mudar o passado e mostra a Jonas (jovem) a Partícula de Deus, que pode levá-lo a qualquer época que ele queira. jonas decide ir para um dia antes de Michael/Mikkel se matar, na tentativa de impedí-lo.
  • Noah confronta Adam após descobrir o conteúdo das páginas finais do diário de Claudia e tenta matá-lo. Quando a arma falha, Adam revela a Noah que seu antigo amor, Elisabeth, é mãe de sua prórpia mãe, Charlotte. Agnes atira e mata Noah.
  • Preparando-se para o apocalipse, Franziska (adulta) e Magnus (adulto) ligam a máquina do tempo, ao mesmo tempo em que, em 2053, Elisabeth (adulta) faz o mesmo; e Charlote, em 2020, presencia o início da formação da matéria negra após o lixo nuclear ser desenterrado.

1954

1954

  • Helge (criança) reaparece depois de passar sete meses desaparecido. O garoto se recusa a falar com qualquer outra pessoa que não seja Noah.
  • Agnes se reencontra com seu irmão, Noah, e revela ter descoberto que as páginas que faltam do diário de Claudia estão com a própria Claudia (idosa). Ela faz isso na esperança de ser readmitida na Sic Mundus.
  • Noah mata Claudia (idosa), recupera as páginas perdidas e fica perplexo com a descoberta.
  • Hannah (adulta) viaja até 1954 e reencontra Ulrich (adulto) ainda preso. Quando ela percebe que Ulrich ainda é apaixonado por Katharina, ela o deixa lá sem ajuda e decide começar uma vida nova neste ano.

1987

1987

  • Mikkel tem dificuldades para se adaptar a sua nova vida como Michael.
  • Cláudia (idosa) visita Cláudia (adulta), para quem explica sobre a viagem no tempo e revela a localização de uma máquina no tempo enterrada em seu jardim.
  • Com câncer avançado e ainda perturbado por não resolver os casos das mortes das crianças em 1953, Egon vai até à instituição psiquiátrica em que Ulrich (idoso) está internado, Ulrich revela sua identidade e Egon revela que Mikkel está neste ano, com Ines.
  • Ulrich escapa da instituição e vai ao encontro de Mikkel, que reconhece seu pai. Os dois tentam fugir até a caverna, mas acabam sendo pegos pela polícia.
  • Claudia (adulta) usa a máquina do tempo que encontrou em seu jardim e viaja até 2020. Ela fica profundamente abalada ao ver Regina batalhando contra um câncer.
  • Após descobrir sobre a morte de seu pai em 1987, Claudia retorna de 2020 para este ano e leva Egon para morar com ela, na esperança de impedir sua morte, mas é ela que acaba o matando acidentalmente, quando ele a confronta sobre as viagens no tempo.

2019

dark

Jonas reencontra seu pai e tenta convencê-lo a não se matar, mas ele revela que não havia pensado em suicídio e que, quando era criança, ainda como Mikkel, foi o próprio Jonas que o levou até a caverna.

Claudia (idosa) chega e revela que Michael precisa morrer em 2019 e Mikkel precisa viajar ao passado para que Jonas, que tem um papel muito mais importante em todo o ciclo, possa nascer.

2020

2020

  • A versão adulta de Jonas revela a sua mãe, Hannah, a verdade sobre as viagens no tempo e sobre Mikkel/Michael. Ele a leva até 1987, onde eles veem Mikkel na casa de Ines.
  • Jonas, Hannah, Charlotte e Peter revelam a verdade para Katharina, que só acredita ao encontrar uma foto de Michael na época de escola e reconhecer Mikkel na imagem.
  • Claudia (adulta, de 1987) descobre, em uma biblioteca, a data de morte de seu pai, Egon, e retorna a 1987 na esperança de salvá-lo.
  • Magnus, Martha, Franziska Elisabeth e Bartosz viajam para 1987.
  • Noah revela a Charlotte que é seu verdadeiro pai.
  • O investigador Clausen confronta Aleksander sobre seu passado e revela que seu irmão desapareceu em 1986 e era o real Aleksander Köhler, cujo nome este Aleksander tomou. Clausen chegou até Winden após um bilhete anônimo dizer que a resposta para o sumiço de seu irmão estava na cidade.
  • Jonas (jovem) e Claudia (adulta) ligam a máquina do tempo nas cavernas, conectando passado e futuro.
  • Jonas (jovem) se reúne com Martha, mas Adam chega e atira, matando a garota.
  • O investigador Clausen força a abertura do lixo radioativo, algo que Charlotte tenta impedir, acreditando que é isso que vai causar a explosão nuclear. A matéria negra começa a ganhar forma ao mesmo tempo em que, em 2053, Elisabeth (adulta) liga a máquina do tempo e, em 1921, Magnus (adulto) e Franziska (adulta) fazem o mesmo. A conexão faz com que Elisabeth (adulta) e Charlotte (adulta) consigam se ver por meio de um portal que se abre entre 2053 e 2020.
  • Katharina vai até a caverna e abre o portão do Sic Mundus.
  • Com o apocalipse a apenas alguns segundos, Jonas (jovem) segue lamentando a morte de Martha, até que uma outra Martha, que diz ser de um universo paralelo, o salva usando uma máquina misteriosa.

2053

2053

  • No futuro pós-apocalíptico, Jonas (jovem) desobedece as regras da versão adulta de Elisabeth, que agora lidera um grupo de sobreviventes do apocalipse, e vai até a chamada Zona Morta, onde encontra uma esfera que parece mudar de forma constantemente, dentro do reator de partículas.
  • Por meio de gravações de Claudia, Jonas (jovem) descobre sobre a "Partícula de Deus", compreendendo que o reator e a esfera podem ser usados como portal para viajar no tempo. Após ser pegue por Elisabeth (adulta) e quase morto enforcado, ele é preso, mas é libertado pela intérprete de Elisabeth e consegue chegar até a esfera, viajando para 1921.
  • Elisabeth (adulta) liga a máquina do tempo no dia 27 de junho, ao mesmo tempo em que o lixo nuclear começa a ser desenterrado em 2020 e Magnus (adulto) e Franziska (adulta) ligam a máquina do tempo em 1921. A conexão cria um portal através do qual Elisabeth consegue ver sua mãe e filha, Charlotte.

Caso queira conferir a cronologia completa (1ª e 2ª temporada), dá uma olhada no artigo abaixo:

Dark | Entenda a complexa cronologia da série

A DICA DE OURO é conferir esses dois artigos em conjunto com este outro conteúdo aqui 😉:

Dark | Conheça todos os personagens e suas conexões!

Quer continuar acompanhando Dark? Então confira:

O que esperar da 3ª temporada de Dark?

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada!