Vingadores: Diretores comentam teorias sobre os próximos dois filmes

Uma possível viagem no tempo em Vingadores 4 e a aparição de Nômade em Vingadores: Guerra Infinita são algumas das principais teorias dos fãs sobre os próximos longas dos heróis. Para acalmar um pouco nossa expectativa (ou aumentá-la!), os Irmãos Russo explicaram os dois possíveis acontecimentos.

Viagem no tempo ou tecnologia já vista antes?

vingadores

A teoria que apontava para uma possível viagem no tempo em Vingadores 4 surgiu após o vazamento de fotos do set de filmagem (acima). Nas imagens, Chris Evans (Capitão América) aparecia usando o uniforme antigo do herói. Já Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) está usando o símbolo da S.H.I.E.L.D. em sua roupa. A cena poderia ser apenas um flashback, não fosse pela presença do Homem-Formiga na foto. Em outras imagens, podíamos ainda rever outras cenas familiares, como a captura de Loki e a Batalha de Nova York. A principal teoria girava em torno da possibilidade de os heróis usarem a Joia do Tempo para viajar ao passado. 

Segundo Joe e Anthony Russo, porém, não é bem por aí. Em uma recente entrevista ao Happy Sad Confused Podcast, os diretores até afirmaram gostar da técnica imaginada pelos fãs, mas ligaram a cena a uma tecnologia que já vimos no MCU.

"Veja, é interessante, há fotos que sempre vazam e há muitas teorias sobre o que significam. Certamente, há uma sequência de cinco minutos em Capitão América: Guerra Civil em torno de uma tecnologia apresentada por uma razão bem específica. Se você voltar e olhar o filme, vai ter uma ideia da direção."

Que tecnologia seria essa? Na conversa, os diretores fizeram referência também a outra foto vazada. Nela, aparece uma mala em que há escrito "Binary Augmented Retro Framing". Para quem não lembra, o dispositivo, também conhecido como B.A.R.F. é usado por Tony Stark para rever momentos do passado. A teoria, então, volta-se agora para uma visita a uma memória, não ao passado propriamente dito.

Veremos o Capitão América se tornar o Nômade? 

nômade

Se o uniforme mais escuro usado por Steve Rogers no trailer de Vingadores: Guerra Infinita já gerava rumores, foi o próprio Chris Evans que alimentou a teoria sobre a presença de Nômade no filme. Evans autografou a réplica de um escudo do Capitão incluindo as palavras "Cap" e "Nômade".

A teoria de que veríamos Rogers assumindo seu alter ego Nômade no próximo longa talvez não se realize como os fãs imaginaram, mas os diretores sugeriram que o personagem estará lá em espírito. Segundo informação publicada no site ComicBookMovie.com, Joe Russo afirmou:

"Sim, ele está dentro, eu acho que mencionamos isso antes, não é uma surpresa e eu acho que você percebe que no trailer ele está abraçando o espírito do Nômade. Sempre foi nossa intenção, desde o momento em que nos envolvemos como personagem, desconstruí-lo. É disso que nós gostamos, é isso que achamos interessante."

Conforme o diretor explicou na ocasião, com um personagem chamado Capitão América, é preciso ligar sua identidade ao seu país. O que os fãs verão em Vingadores: Guerra Infinita é o herói visto no final de Capitão América: Guerra Civil, com conflitos sobre sua identidade, um personagem sem uma nação.

Vingadores: Guerra Infinita estreia no Brasil no dia 26 de abril de 2018. Já Vingadores 4 chega aos cinemas no dia 2 de maio de 2019