Saiba tudo sobre Vegeta, o príncipe dos Saiyajins!

Para além de ser um dos protagonistas da saga Dragon Ball, Vegeta é o príncipe da quase extinta raça Saiyajin. Ele é o filho mais velho do Rei Vegeta, o irmão mais velho de Tarble, o marido de Bulma e pai de Trunks. Ao lado de Goku, Gohan, Piccolo e Kuririn ele é um dos mais importantes personagens da série.

Egocêntrico e muito orgulhoso, Vegeta foi em tempos um assassino sem piedade, contudo ele abandonou esse caminho para se tornar um dos maiores heróis do planeta Terra. 

Vegeta é ainda motivado ao longo das várias sagas de Dragon Ball por um simples objetivo: se tornar mais forte do que Goku e ser o Saiyajin mais poderosos do Universo!

O último vestígio do orgulho Saiyajin

vegeta-dbsuper

O pai de Vegeta era o Rei Vegeta, o último grande líder da raça Saiyajin, que durante os seus últimos anos de vida era um simples vassalo do vilão Freeza. Infelizmente as coisas não correram muito bem para os Saiyajins e para o seu rei, pois o planeta Vegeta acabou sendo destruído por Freeza.

Vegeta, que naquele momento não se encontrava no seu planeta, acabou por ser um dos poucos sobreviventes da raça Saiyajin. Depois da destruição do seu lar, Vegeta acabou por se tornar um dos subordinados de Freeza, juntamente com os outros Saiyajins, Nappa e Raditz.

Apesar de ser forçado a trabalhar para Freeza, Vegeta nunca aceitou esse fato e ficou sempre procurando por uma forma de derrotar o terrível vilão que quase colocou um fim à sua raça.

Em busca das Esferas do Dragão

shenron-balls

Vegeta vem pela primeira vez ao planeta Terra, depois de ter recebido um relatório do falecido Raditz que dizia que naquele planeta existiam sete Esferas do Dragão capazes de realizar qualquer desejo.

Vegeta chegou à Terra decidido em reunir as Esferas e pedir ao Dragão que lhe concedesse imortalidade, pois deste jeito ele poderia enfrentar e possivelmente derrotar Freeza.

Assim que Vegeta chegou ao planeta Terra, ele teve que enfrentar Goku e companhia pela primeira vez. Vegeta era um cara tão cruel e obcecado pelos seus próprios objetivos, que chegou a tentar matar Gohan quando ele era apenas uma criança.

Este primeiro contacto com Goku não correu bem para Vegeta, que se viu obrigado a abandonar o planeta Terra após ter enfrentado o Saiyajin e os seus colegas.

A tentativa de derrotar Freeza

freeza

A próxima aparição de Vegeta aconteceu durante a saga do Freeza, quando Goku e os seus amigos viajaram para o planeta Namek. Foi durante este arco que Vegeta se uniu pela primeira vez a Goku na tentativa de eliminar Freeza.

Apesar de ter sido Goku o responsável pela morte de Freeza, quando se transformou pela primeira vez em Super Saiyajin, este arco foi vital para o futuro do Vegeta. Após ter visto Goku se transformando em Super Saiyajin, ele ficou obcecado com isso, pois também queria atingir essa forma nunca antes vista!

Basicamente a obsessão que Vegeta tinha por Freeza foi substituída por uma nova obsessão por Goku, pois ele não entendia como é que um Saiyajin que não era da realeza poderia ser tão poderoso.

De vilão a herói

vegeta-bulma

Esta nova obsessão com Goku, fez com que Vegeta se aproximasse mais deste. Esta convivência fez com a personalidade de Vegeta fosse mudando aos poucos, sendo que podemos dizer que foi durante o arco do Cell que o Príncipe dos Saiyajins se tornou um verdadeiro herói.

A estadia prolongada de Vegeta no planeta Terra fez com que este fizesse novos amigos, construísse uma família e que alterasse a sua lista de prioridades. Ele já não se preocupava só consigo, agora ele tinha como objetivo defender a sua família, em particular a sua esposa Bulma e os seus filhos Trunks e Bulla.

Contudo uma coisa não mudou, Vegeta continuou a ser extremamente orgulhoso e nunca desistiu de se tornar no Saiyajin mais poderoso de todos os tempos.

Sempre na sombra de Goku

vegeta

Apesar da sua determinação em ser o mais poderoso Saiyajin do universo, Vegeta nunca conseguiu sair da sombra de Goku. O Príncipe dos Saiyajin em todos os arcos teve os seus momentos de destaque, mas no final Goku sempre se conseguiu superiorizar, atingindo sempre novos níveis de poder.

Até o momento estas são as transformações que Vegeta conseguiu atingir:

  • Oozaru
  • Super Saiyajin
  • Super Saiyajin 2
  • Oozaru Dourado (Dragon Ball GT - Não cânone)
  • Super Saiyajin 4 (Dragon Ball GT - Não cânone) 
  • Super Saiyajin Azul
  • Ultra Azul

Curiosamente Vegeta nunca conseguiu atingir as formas de Super Saiyajin 3Super Saiyajin Vermelho! Este acaba por ser um fato intrigante, pois ele já demonstrou ser capaz de atingir transformações mais poderosas, como é o caso de Super Saiyajin Azul e de Ultra Azul.

A união de Vegeta com Goku

vegito

Apesar de terem iniciado o seu percurso como adversários, podemos neste momento afirmar que Vegeta é provavelmente o melhor amigo de Goku. É certo que ainda existe competição entre os dois, pois ambos são motivados por atingir novos níveis de poder, mas a amizade se sobrepõe a qualquer objetivo.

O curioso é que quando nenhum dos dois conseguiu ultrapassar determinados desafios, eles chegaram a se unir em forma de fusão. Na realidade os dois heróis já utilizaram duas diferentes formas de fusão, uma através dos Brincos Pottara e outra através da Dança Metamoru.

Essas duas transformações têm os nomes de Vegito e Gogeta, sendo que Vegito é a que foi mais vezes utilizada, pois apesar de ter algumas limitações é a mais poderosa.

O que o futuro reserva para Vegeta?

vegeta trunks bulla

Neste momento é bastante imprevisível o que poderá acontecer a Vegeta na saga de Dragon Ball Super. As únicas coisas que sabemos é que o personagem foi finalmente pai de Bulla e que conseguiu atingir um novo nível de poder, ao se transformar em Ultra Azul.

Certamente que ambos os acontecimentos serão motivos de destaque em futuros arcos da franquia, contudo ainda não sabemos mais nada sobre o futuro do personagem.

É natural que Vegeta consiga atingir novos níveis de poder, que aprenda novos ataques e que enfrente novos adversários, mas mais do que isso é difícil de prever. Contudo, como fãs ficaremos felizes apenas por ter a oportunidade de ver este fantástico personagem em novas aventuras ao lado de Goku!