Assassin's Creed Origins é o novo título da franquia desenvolvida pela Ubisoft, que chegou para PS4, Xbox One e PC com algumas funcionalidades nunca antes vistas na série. 

O sistema de upgrade de armas é um exemplo das novidades que o jogo traz, dando ao game um ar de RPG. Cada arma que Bayek encontrar poderá ser melhorada, aumentando os seus pontos de dano e de resistência, por exemplo.

Para te ajudar a carregar sempre o melhor armamento, selecionamos algumas dicas e informações essenciais para você não fazer feio em AC Origins.

Preste atenção ao seu tipo de arma

ac origins

AC Origins traz uma seleção bastante ampla de armas, com diferentes níveis de raridade, efeitos, materiais, etc. Dependendo do adversário que você enfrenta, cada arma terá um desempenho diferente, influenciando diretamente no combate. 

Por exemplo, se você estiver lutando com uma espada, também terá à sua disposição um escudo e conseguirá se movimentar de modo mais ágil. No entanto, caso esteja com um machado, seus movimentos serão mais lentos e previsíveis, ou seja, não é uma boa pedida contra adversários velozes.

E como dito, as armas estão classificadas em diferentes níveis de raridade: comuns (representadas pela cor azul), raras (representadas pela cor roxa), e legendárias (identificadas com a cor dourada). Dependendo da raridade, as armas também recebem diferentes números de atributos especiais: comuns têm 1 atributo, raras têm 2 atributos e legendárias até 3 atributos. 

Quais os tipos de armas disponíveis?

armas ac origins

Como já dissemos, a quantidade de armas disponíveis no jogo é bastante extensa. Não vamos listar todas aqui, mas mostrar as principais qualidades de cada tipo.

Espadas (Swords)

  • Espadas Regulares (Regular Swords): são as armas mais comuns do jogo. São ótimas para ataques rápidos e sequenciais, mas não provocam grandes danos.
  • Espadas Foice (Sickle Swords): são normalmente mais rápidas que as espadas normais, e provocam um belo dano sangrento nos adversários.
  • Espadas Duplas (Dual Swords): são perfeitas para ataque rápidos, mas como você pode imaginar, as espadas duplas não têm um longo alcance (e você não conseguirá carregar um escudo), ou seja, você terá que chegar bem perto do inimigo para atacá-lo.

Armas pesadas (Heavy Weapons)

  • Armas Contundentes (Heavy Blunts): são as armas pesadas capazes de provocar danos significativos. No entanto, mesmo tendo um alcance longo, são lentas e os ataques um pouco previsíveis.
  • Lâminas Robustas (Heavy Blades): as armas com lâmina robusta em AC Origins não sacrificam a velocidade pelo poder. Em outras palavras, são armas que causam grande dano, mas não são lentas. Ideais para as mais diversas situações.
  • Cetro/Bastões curtos (The Scepter): são armas com ataques incrivelmente rápidos. Mesmo não tendo a melhor classificação de danos do grupo de armas pesadas, são as que têm o maior alcance.
  • Lanças (Spears) - as armas do tipo lança perdem um pouco de ataque bruto em troca de um alcance bastante longo. 

Arco e flecha

  • Arcos de Caça (Hunter Bows): esses arcos lançam apenas uma flecha de cada vez, mas se você segurar o arco ao máximo antes de disparar conseguirá provocar um grande dano no inimigo.
  • Arcos Leves (Light Bows): são ideais para lançar flechas em rápida sequência. O problema é que você quase sempre acaba desperdiçando algumas setas, pois nem todas conseguem atingir os alvos durante o "calor" da batalha.
  • Arcos de Guerreiro (Warrior Bows): pode disparar várias flechas ao mesmo tempo, o que significa que é ideal para quando Bayek está enfrentando mais de um inimigo de cada vez.
  • Arcos de Predador (Predator Bows): são armas especializadas em ataques de longa precisão, permitindo que você derrube seus inimigos a partir de longas distâncias.

Como conseguir as melhores armas em AC Origins?

tumbas

Dificilmente você conseguirá uma arma legendária através dos mercadores comuns ou em missões simples. Ao invés disso, dedique um tempo explorando áreas isoladas ao redor das cidades e tumbas abandonadas. Esses são os melhores locais para encontrar objetos (e armas) mais "exóticas".

Saquear determinados locais é a chave para conseguir com regularidade armas raras e legendárias. Como já sugerimos, procure por túmulos no mapa do jogo, como a tumba de Adorer of Thoth, a Tumba de Khafre ou a Tumba de Khufu, por exemplo.

Quando estiver na tumba certifique-se de usar o scanner Animus para encontrar os tesouros mais próximos que Bayek poderá saquear.

Como conseguir armas legendárias

legendary weapon

Confira as seguintes dicas para você não perder as armas legendárias em AC Origins:

Matando Phylakes: são inimigos do estilo "caçador de recompensa" que começarão a te seguir após você completar a missão "Gennadios the Phylakitai". Cada Phylake que você derrotar irá deixar um item lendário. Se matar todos os dez, uma roupa especial será liberada para Bayek.

Abrindo caixas-prêmio: procure pelo Bazar Nômade (um menino que vende coisas raras no jogo) e compre por 3 mil Drachmas um Cofre Heka, que nada mais é do que uma caixa de prêmios. É comum receber armas lendárias ou raras através desse item especial. Aproveite!

Papyrus Puzzles: são pequenos quebra-cabeças encontrados num enigma de um mapa de tesouro que garante no total 25 armas e itens legendários quando são solucionados. 

Complete missões secundárias: por fim, mas não menos importante, fique sempre atento aos sidequests, pois muitos oferecem como recompensa magníficas armas lendárias!

No entanto, em Assassin's Creed Origins ter armas lendárias não é obrigatoriamente sinônimo de poder absoluto. Mesmo tendo capacidades de dano mais altas que as demais armas do jogo, as legendárias precisam ser "upadas" para atingir o máximo de seu potencial. Caso contrário, você terá armas legendárias mais fracas que todas as outras armas comuns em seu inventário. 

Fazer o upgrade de suas armas é essencial no game

upgrade armas

Uma arma normal pode ter efeitos muito mais poderosos do que uma lendária, caso esta esteja com um nível baixo. Por isso, fazer o upgrade das suas armas prediletas é crucial para superar os inimigos ao longo do game.

Você somente conseguirá "upar" suas armas no Ferreiro (Blacksmith), que pode ser localizado no mapa do jogo através de um ícone específico. Mas, para ter a oportunidade de acessar o sistema de upgrade de armas, você precisa antes concluir uma missão no começo do game que desbloqueará o Ferreiro.

Após concluir as missões iniciais e desbloquear o Blacksmith, certifique-se de ter dinheiro suficiente para fazer o melhoramento da sua arma favorita. Cada arma tem um valor específico para que o upgrade possa ser feito. 

Este é um bom motivo para justificar a necessidade de sair saqueando o máximo possível. Colete muitos Drachmas (moeda usada no jogo), seja vendendo as tralhas que coletar nos saques ou como recompensa ao completar as missões secundárias, por exemplo.

No Ferreiro estão disponíveis quatro opções para o jogador: Comprar, Upgrade, Recarregar e Vender. Ao "upar" a arma escolhida, o valor do dano provocado por ela e a sua qualidade são aumentados. Dependendo da arma, outros atributos especiais podem ser potencializados.

O crafting também é essencial

crafting

Para deixar Bayek mais poderoso é imprescindível que você complete as "crafitagens" disponíveis no jogo. No menu de personalização existem dois espaços de crafting, um do lado inferior direito e outro no esquerdo.

Para quem não sabe, crafting consiste em fazer o upgrade de certas peças do equipamento do personagem, após este coletar alguns recursos necessários para este melhoramento. Para aumentar a resistência de Bayek você pode "crafitar" a sua vestimenta, coletando para isso determinado número de pele de animais específicos, por exemplo.

Você pode colocar pins (marcadores) nos materiais necessários para o crafting em falta e pedir para que Senu (sua águia) localize onde conseguir esses recursos. 

Como conseguir a Espada de Fogo (Hepzefa's Fire Sword)

espada de fogo

Uma das armas mais cobiçadas de Assassin's Creed Origins é a Espada de Fogo de Hepzefa. Quem ainda não completou o game deve pensar que é preciso um grande esforço para conquistar esta exótica espada, mas muito pelo contrário.

A única coisa necessária para conseguir a Espada de Fogo é seguir as missões principais do game. Quando Bayek chegar ao nível 32, durante a missão The Final Weighing, uma série de eventos te levarão a ganhar como "presente" esta poderosa e única arma.

Logo após descobrir o corpo de Hepzefa morto no templo (assassinado por Flavius), a arma lhe será entregue por Rabiah, após a cerimônia de sepultamento do amigo de Bayek.

O principal destaque da Espada de Fogo é o fato dela atear fogo em tudo o que toca. Ou seja, quando Bayek ataca os inimigos com essa espada, além do dano sofrido pelo golpe, o adversário sofrerá dano constante por estar envolvido em chamas!

Com grandes poderes, grandes responsabilidades! Como dissemos, a arma incinera quase tudo que o que toca, portanto tenha cuidado ao usá-la em ambientes rodeados por palha, madeira ou óleo (em barris), pois poderá começar um grande incêndio e você acabar preso no meio dele.

Armas especiais Monster Energy Drinks

rain bow

A Ubisoft e a Monster Energy firmaram uma gigantesca parceira para promover Assassin's Creed Origins. Aliás, esta é considerada uma das maiores campanhas de marketing da desenvolvedora nos seus 30 anos de história.

Foram produzidos mais de 500 milhões de energéticos da marca Monster Energy em promoção do novo game da franquia Assassin's Creed. Cada bebida com o selo desta promoção garante o resgate de um código que pode conter os seguintes prêmios:

  • Recursos no jogo, como recursos de animais para serem usados em crafting;
  • Drachman, a moeda oficial no jogo;
  • Armas especiais, como a Duster Biter (espada); Face Breaker; o Scepter of Thaati (bastão); e Rain Bow (arco).