Tudo sobre Rurouni Kenshin, o Samurai X!

No final dos anos 1990, os animes bombavam na televisão aberta brasileira. O sucesso das animações japonesas, que começou com Cavaleiros do Zodíaco, logo foi reforçado por novas produções. Uma delas foi Rurouni Kenshin, apresentado no Brasil como Samurai X!

Hoje, a gente fala um pouco mais sobre a história de Kenshin, um espadachim com um passado bem obscuro que decidiu nunca mais matar, e suas aventuras durante o fim do Japão Feudal e o início da Era Meiji.

Battousai, o Retalhador

Battousai

Num dia como outro qualquer, Kaoru Kamiya caminhava pelas ruas de Tóquio quando avistou um homem com uma espada. Revoltada com ataques praticados por alguém que se intitulava 'Battousai, O Retalhador' e que atribuía os crimes ao seu dojô, Kamiya ataca um andarilho com sua espada de madeira.

O que ela não sabia é que aquele homem misterioso não era o assassino que sujava o nome da sua escola: era alguém com um passado muito mais sombrio. Era Kenshin Himura, o verdadeiro "Retalhador", alguém cujo nome despertava terror nas pessoas.

Habilidoso espadachim, Kenshin havia servido na guerra civil japonesa que pôs fim ao shogunato (Período da história do Japão em que o país era governado por líderes militares). Com sua técnica de luta Battoujutsu, o guerreiro lutou ao lado das vitoriosas tropas do imperador. Mas essa história está longe de ser honrada: Kenshin fez muitas vítimas durante os 10 anos de guerra.

Arrependido do seu passado, Kenshin passa a vagar pelo Japão tentando pagar por seus pecados. Ele jurou nunca mais matar e passou a usar sua espada de forma invertida, deixando a lâmina do lado de dentro para não ferir mortalmente seus oponentes.

Em busca de um novo começo

Rurouni kenshin

Ao descobrir a verdadeira identidade de Kenshin, Kaoru oferece a ele a possibilidade de se alojar no seu dojô. O guerreiro passa a viver no local e participa das aulas de kendo de Kaoru. Ali, o ronin conhece novos companheiros que irão acompanhá-lo nessa nova fase da sua vida.

Apesar de manter sua identidade em sigilo, o passado de Kenshin insiste em persegui-lo: seja por meio da culpa que sente pelas atrocidades cometidas na guerra, seja por antigos oponentes que procuram vingança, a marca que ele deixou no mundo como Battousai parece incapaz de deixá-lo em paz.

E isso logo se torna um problema para Kenshin: Kaoru e seus novos amigos, que o aceitam mesmo com tudo que já ele já fez, passam a se tornar alvos fáceis para seus antigos e novos inimigos. Mantendo seu juramento de não matar, o ronin irá precisar lutar para manter aqueles a quem ama a salvo.

Principais Arcos

Samurai x

Samurai X foi publicado originalmente como um mangá. Anos mais tarde, ganhou sua versão animada. A história retratada no anime é mais longa e tem um final diferente da lida nos quadrinhos. Os principais arcos do mangá são:

  • Arco de Tóquio: retrata a chegada de Kenshin à cidade e apresenta os principais personagens da história.
  • Arco de Kyoto: Kenshin vai à Kyoto, onde encontra seu antigo mestre e precisa enfrentar o vilão Shishio.
  • Arco Jinchuu: saga final do mangá, mostra a vingança de Enishi contra Kenshin, que pretende tornar a vida do espadachim um verdadeiro inferno.

No anime, a história toma outro rumo após a saga de Kyoto: é mostrada a perseguição aos cristãos no Japão. Daqui para frente, a animação vai para outro caminho, tendo inclusive um final diferente da obra original.Cancelada antes de adaptar o arco Jinchuu, a série conta com alguns OVA's (Original Video Animation, material extra em vídeo para a série) para entregar aos fãs um final mais satisfatório.

Personagens principais

personagens samurai x

Além do protagonista Kenshin Himura, Samurai X conquistou boa parte dos fãs justamente por seus personagens cativantes e complexos. Alguns dos nomes presentes na obra são, inclusive, de figuras reais da história do Japão, como Toshimichi Okubo, um dos grandes líderes da guerra civil que resultou na Restauração Meiji.

Vamos aos principais personagens:

  • Kaouru Kamiya: dona do dojô Kamiya, Kaoru é uma professora do estilo de luta Espada para a vida. Ela acolhe Kenshin logo no começo da história, por quem acaba desenvolvendo amor e admiração.
  • Sanosuke Sagara: um lutador de aluguel que ganhava sua vida com brigas de rua. Perdeu seu irmão na Guerra Civil e, desde então, odeia os monarquistas. Apesar do choque inicial com Kenshin, os dois se tornam melhores amigos.
  • Yahiko Myoujin: órfão descendente de uma família tradicional, Yahiko cresceu nas ruas, vivendo de pequenos furtos, até ser acolhido por Kaoru. Ele se torna aprendiz no seu dojô e desenvolve uma relação profunda de admiração por ela, Kenshin e Sanosuke.
  • Megumi Takani: farmacêutica, Megumi fazia parte da conceituada família Goten-I. Mantida em cativeiro por um fabricante de drogas, ela é libertada por Kenshin e seus amigos e, desde então, passa a oferecer seus conhecimentos médicos para o grupo.

Interessado em animes? Então fique ligado:

30 Animes interessantes que você não pode deixar de assistir!

20 Melhores Animes Seinen (animes para adultos)