O essencial sobre Barão Mordo, um dos vilões do Doutor Estranho

O Barão Mordo é um vilão do Doutor Estranho especialmente perigoso, criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1963. Este personagem foi treinado pelo Ancião, mas inesperadamente ele escolheu o caminho das trevas, se aliando ao todo poderoso Dormammu. Saiba o essencial sobre este temível adversário do Doutor Estranho!

No filme Doutor Estranho da Marvel, Mordo é interpretado por Chiwetel Ejiofor e tem um papel super importante. Saiba tudo sobre a origem de do Barão Mordo nas HQs

Dormammu deu a ele poderes incríveis

doutor-mordo-anciao-dormammu

Quando jovem, Barão Mordo foi um dos alunos do Ancião. Mas a sua sede de poder e frustração fizeram com que ele procurasse um caminho mais fácil, optando assim por se tornar um vilão ao unir-se com o terrível Dormammu, que deu a ele poderes muito superiores aqueles que o Doutor Estranho tinha.

O Barão Mordo chegou a enganar o Doutor Estranho, conseguindo levar ele para a Dimensão Negra para que este fosse derrotado em combate pelo Dormammu.

Durante essa batalha, o Barão Mordo atacou o Doutor Estranho pelas costas, algo que Dormammu acho inaceitável. Apesar de ser um vilão, ele seguia o seu código moral de uma forma muito séria. Como resultado disso ele expulsou o Barão Mordo da Dimensão Negra, e a relação dos dois como aliados terminou.

Procurando novos aliados

mordo-estranho

Após ter sido banido da Dimensão Negra, Mordo procurou novos aliados. Inicialmente ele tentou voltar para a Dimensão Terrestre, mas foi expulso pelo Doutor Estranho. Desesperado e sem aliados, ele decidiu vender a sua alma duas vezes, ao Mefisto e a Satanás, pois ele sabia que os dois invadiriam a Dimensão Terrestre para lutarem pela sua alma.

Mordo sabia ainda que o Doutor Estranho iria tentar parar os dois demônios, e o seu plano passava por atacar o Doutor Estranho depois disso, pegando ele enfraquecido. O seu plano não deu certo, porque mesmo assim ele continuava sendo muito fraco para derrotar o Mago Supremo.

Mordo foi diagnosticado com câncer

mordo-doente

Mais tarde, Barão Mordo descobriu que tinha câncer e que estava próximo da morte. Ele então tentou procurar perdão por todos os seus atos passados e visitou o Ancião. Durante este episódio ele voltou a encontrar a sua filha, Astrid Mordo, mas apesar de tudo o seu corpo não resistiu e ele acabou mesmo morrendo da doença.

Os poderes do Barão Mordo

barão-poderes

Os poderes do Barão Mordo são parecidos com os do Doutor Estranho, resultado do treino dado aos dois pelo Ancião. Mas ele tenta usar eles apenas para o seu benefício, de uma jeito bem narcisista. O seu potencial era tão elevado que ele foi um dos candidatos ao título de Mago Supremo (que pertenceu ao Doutor Estranho).

Alguns dos seus poderes são:

  • Teletransporte;
  • Criação de campos de força;
  • Projeção astral;
  • Abertura de portais interdimensionais;
  • Criação de ilusões;
  • Hipnotismo.

Integrante dos Ofensores

ofensores

O Barão Mordo fez parte de um time de super-vilões criado para frear os Defensores. Esta equipe era formada pelo Barão Mordo, Hulk Vermelho, Tubarão Tigre e Terrax, mas eles não foram muito bem sucedidos, sendo facilmente derrotados pelo Doutor Estranho e pelo Dormammu.