5 motivos para você assistir a Cowboy Bebop!

Se você procurar por listas com os melhores animes de todos os tempos, certamente vai encontrar na maioria delas um nome em comum: Cowboy Bebop! Uma das mais aclamadas animações japonesas de todos os tempos, a série de apenas 26 episódios fez fãs no mundo todo pela qualidade da sua narrativa e pelo conjunto de referências que carrega.

Hoje você fica sabendo tudo sobre o fascinante universo de Cowboy Bebop, seus principais personagens, referências e tudo o que faz este anime ser tão amado pelos fãs!

1. 3, 2, 1, Let's jam! - O Enredo!

Cowboy Bebop

No longínquo ano de 2071, a maior parte da população da Terra já não vive mais no planeta: depois de um acidente com um portão para o hiperespaço, quase toda a humanidade passou a habitar outros planetas rochosos e luas do sistema solar.

Nesse cenário, a criminalidade era algo quase impossível de ser contido, sendo combatida apenas pela Polícia do Sistema Solar (ISSP, na sigla original). Para tentar melhorar a situação, as autoridades passaram a permitir que caçadores de recompensa registrados, que receberam o apelido de cowboys, capturassem os bandidos em troca de dinheiro.

Viajando a bordo da nave Bebop, o ex-integrante da máfia Red Dragon Syndicate, Spike Spiegel, e o ex-policial da ISSP, Jet Black, atuam como cowboys. Enquanto perseguem criminosos pela galáxia, a dupla acaba recrutando novos tripulantes, como a golpista com amnésia Faye Valentine, a hacker Ed e o cão super-inteligente Ein.

bebop nave

Além das desventuras atrás de criminosos, também acompanhamos a trágica história de Spike e sua busca por vingança. Ele deixa o Red Dragon Syndicate quando se envolve com Julia, namorada de seu parceiro no crime Vicious. Ao descobrir a traição, Vicious manda seus capangas matarem os dois. Spike, entretanto, sobrevive e agora tenta de tudo para se vingar de seu antigo companheiro.

Apesar do arco central, os episódios não precisam necessariamente ser vistos em ordem: segundo os próprios produtores da série, cada episódio de Cowboy Bebop foi feito como se fosse uma espécie de curta-metragem.

2. Os personagens

Cowboy Bebop

Mesmo apresentando personagens novos praticamente a cada episódio, o elenco principal de Cowboy Bebop pode ser resumido, basicamente, à tripulação da Bebop. São eles:

Spike Spiegel

spike spiegel

Ex-integrante da máfia Red Dragon Syndicate, Spike tem 27 anos e é um excelente lutador e atirador. Parte das suas habilidades se devem ao seu olho direito biônico, que coordena perfeitamente seus movimentos com a sua visão. O personagem teve seus movimentos de luta inspirados no estilo de kung fu Jeet Kune Do, o mesmo de Bruce Lee. Carismático, o caçador de recompensas tem um coração mole que, muitas vezes, o coloca em enrascadas.

Jet Black

Jet Black

Piloto da Bebop, Jet é um ex-policial da lua Ganymede. Ele foi expulso da polícia após ser traído por um colega corrupto. Além do trabalho, isso lhe custou um braço, que veio a ser substituído por uma prótese mecânica. Parceiro de Jet, ele usa suas técnicas de investigação e seus contatos para conseguir pistas dos criminosos a serem capturados. Ele entende de mecânica e cultiva bonsais no interior da nave.

Faye Valentine

faye valentine

Vigarista de carteirinha, Faye pode não parecer, mas é a mais velha do grupo. Quando tinha 23 anos, ela foi colocada numa cápsula criogênica e ficou vagando no espaço por 54 anos. Ela foi acordada e descobriu que tinha uma dívida altíssima a ser paga, o que a fez voltar a aplicar golpes para conseguir dinheiro. Posteriormente, ela acaba se juntando à Bebop e adicionando suas habilidades à equipe.

Edward

Edward

Brilhante atrás do computador, Ed é uma das maiores hackers da galáxia. Órfã, ela acaba se juntando à equipe após hackear os sistemas da nave. A jovem tem um laço muito estreito com Jet, a quem trata quase como um pai. Ela se especializou em conseguir informações sobre os bandidos que a tripulação caça.

Ein

Ein Bebop

Um cachorro da raça Corgi com inteligência superdesenvolvida. Capaz de atender telefonemas, dirigir automóveis, se comunicar com outros animais e até hackear computadores, Ein é mais que um simples mascote do grupo. Muito afeiçoado a Ed, o cachorro se juntou à Bebop após a prisão de seu captor, Hakim.

O principal vilão do anime, é Vicious, um antigo parceiro de Spike e atual líder do Red Dragon Syndicate. Ele cresceu na máfia por meio de traições, alcançando o posto mais importante rapidamente. Agora ele usa a organização criminosa para perseguir Spike, por quem nutre um ódio mortal.

3. Referências, referências e mais referências!

Cowboy Bebop

O que mais chama a atenção em Cowboy Bebop não é apenas sua trama que, apesar de simples, é muito bem trabalhada, mas a forma como consegue organizar uma série de referências à cultura pop em torno de uma história interessante e original.

Muito inspirada no cinema e nos quadrinhos do ocidente, a animação mistura elementos de vários estilos, como Velho Oeste, Space Opera, Noir e até os filmes de luta de Bruce Lee. E as referências já começam no nome: segundo a roteirista Keiko Nobumoto, a música "Space Cowboy", de Jamiroquai, foi uma das inspirações para o anime!

4. A trilha sonora

Por falar em música, vamos a um dos pontos altos de Cowboy Bebop: sua trilha sonora. Carregada de jazz Bebop (um estilo rápido e cheio de improvisações), Funk americano, Blues, Country e até Bossa Nova, o anime consegue usar as trilhas para criar as sensações exatas nas suas cenas. As músicas foram compostas por Yoko Kanno e pela sua banda, The Seatbelts. Sério, vale a pena dar paly no vídeo acima para escutar um pouquinho disso!

Muitos títulos e episódios são nomes de músicas de bandas famosas, como o episódio 14, Bohemian Rhapsody, com o mesmo nome da clássica canção do Queen, ou o 15, My Funny Valentine, nome de um tema bem conhecido do jazz.

Até mesmo a música brasileira acabou homenageada no anime. Em determinado episódio, três personagens com nomes bastante peculiares aparecem: Antonio, Carlos e Jobim. O trio faz uma clara referência a Tom Jobim, maestro e um dos principais músicos do país.

5. Filme, mangá e um possível live-action

Spike Spiegel

Mesmo sendo um sucesso de público e de crítica no Japão e no resto do mundo, Cowboy Bebop teve somente 26 episódios produzidos. O final, embora aberto a interpretações, fecha o arco principal e encerra a jornada de Spike.

No entanto, o universo criado pela Sunrise Animation não demorou para ser expandido: duas minisséries de mangás foram criadas com aventuras inéditas da tripulação do Bebop. Assim como o anime, a revista não exigia uma continuidade, com histórias que se concluíam na mesma edição.

cowboy bebop

Cowboy Bebop também ganhou um longa metragem. O filme se passa entre os episódios 22 e 23 da série animada e conta a tentativa do grupo de capturar um terrorista que planeja usar um vírus para eliminar a população humana de Marte.

Por diversas vezes circularam boatos acerca de uma adaptação live-action do anime. Em 2009, o Sunrise Studio e a Twentieth Century Fox chegaram a confirmar que um filme estava em produção e que Keanu Reeves viveria Spike nas telonas. O projeto, no entanto, acabou engavetado.

Mas, neste ano, a Netflix anunciou que uma série inspirada no anime está sendo produzida. A produção ainda não tem data para estrear, mas já tem John Cho (Star Trek: Sem Fronteiras) como protagonista.

Curtiu? Então fique ligado:

Cowboy Bebop | Anunciado elenco principal da série live-action!

Blade Runner vai ganhar série animada com diretor de Cowboy Bebop

Cowboy Bebop: Netflix fará série live-action com diretor do anime!

20 Melhores Animes Seinen (animes para adultos)