The Walking Dead: será Jadis a Alpha dos Sussuradores na série?

Com o episódio “The Lost and the Plunderers”, conhecemos um novo lado de Jadis e o seu futuro na série parece indicar que sua história está só agora começando. Será que acabamos de assistir à origem da terrível Alpha dos Sussurradores?

Para quem desconhece a personagem dos quadrinhos, Alpha é uma líder feroz da comunidade mais bizarra de toda a história de The Walking Dead. Ela lidera os Sussurradores, um grupo que jogou fora toda a ideia de sociedade e humanidade como conhecemos e vivem seguindo seus instintos naturais.

Agora parece que a comunidade selvagem vai pular das páginas dos quadrinhos para a série, ganhando sua Alpha na forma de Jadis. Há muito que os fãs pensaram que a líder do lixão seria realmente a personagem da HQ, e com “The Lost and the Plunderers”, estamos cada vez mais convencidos que têm razão. Confira agora como os eventos do mais recente episódio aproximam Jadis de Alpha.

Spoilers para a série e quadrinhos The Walking Dead.

Um mundo como nenhum outro

Simon e Jadis

Jadis é a única sobrevivente do massacre no lixão ordenado por Simon, e quando Rick e Michonne a encontram, ela está em choque e revela muito mais sobre si do que imaginaríamos possível. Jadis confessa – em uma linguagem normal, pela primeira vez – que o lixão foi criado como um refúgio para todos que queriam uma vida diferente daquela da sociedade convencional.

Essa visão de ter um mundo independente e com regras não tradicionais vai ao encontro da visão de uma comunidade “natural” sem a sociedade e suas leis como a dos Sussurradores. Embora os Catadores (comunidade do lixão) não mostrassem a violência e instintos animais dos Sussurradores, o massacre poderá ter roubado a Jadis o último vestígio da sua humanidade.

Com a morte brutal daquela que era como sua família e sendo obrigada a fazer algo horrível para sobreviver, como podemos achar que isso não vai marcar terrivelmente Jadis?

Abandonada e sem misericórdia

Jadis e Rick

Rick, devastado com a morte de Carl, recusa ajudar Jadis a fugir do lixão, chegando ao ponto de até disparar para mostrar que não vai mudar de ideias. Embora Michonne tente que ele pense duas vezes, Rick ignora e decide que Jadis já não é de qualquer ajuda para eles e que o lixão deixou de ter importância.

Graças a uma estratégia falhada em que traiu ambos os lados com quem conspirou, Jadis sofre na mão dos Salvadores e é abandonada por Rick. O resultado foi a morte de todos os Catadores e só ela foi deixada viva para contar a história. Rodeada por todos os seus amigos transformados em zumbi, Jadis cria uma estratégia inteligente mas profundamente trágica para sobreviver.

Ela chama a atenção deles na sua direção, sabendo que vão tentar se alimentar dela mesma. Mas, antes de chegarem a ela, existe um largo mecanismo que desfaz tudo o que entra nele, virando uma máquina de moer carne.

O horror que a antiga líder do lixão sente ao olhar para os seus amigos sendo liquidificados em sopa humana é algo que não será alguma vez apagado da sua mente. Ela sabe que é responsável mas também não irá esquecer que Rick não a ajudou num momento de desespero avassalador. Essa experiência traumática seria suficiente para vermos a transformação de Jadis em Alpha, em uma história de origem que nunca conhecemos para a líder dos Sussurradores.

Em entrevista ao Entertainment Weekly, Pollyana McIntosh foi questionada sobre o que sua personagem terá pensado quando Rick Grimes recusou ajudar. A resposta da atriz foi clara:

“Acho que há um choque genuíno. Ela não pensou que ele fosse um cara que lhe apontasse uma arma sem razão. Ela não foi exatamente a pessoa mais simpática para ele, mas sem haver razão no momento, acho que isso realmente a chocou. Mas eu não acho que ela vai estar sentindo pena de si mesma sobre como Rick a deixou lá.”

Depois de ser obrigada a fazer algo tão horrível, seria compreensível vermos Jadis jogando fora toda a civilização e recriar um novo mundo. Um mundo sem misericórdia, justamente como Rick lhe ensinou.

A linguagem estranha dos Catadores e a sua semelhança com os Sussurradores

The Walking Dead

Desde que o lixão apareceu pela primeira vez que descobrimos que eles não comunicavam do mesmo jeito que os outros personagens. Os Catadores tinham uma linguagem própria, falando em monossílabos ou frases muito curtas e num tom baixo, dizendo apenas o estritamento necessário. Este tipo de comunicação estava de acordo com a filosofia da comunidade, funcionando como técnica de coesão do grupo e de ferramenta de intimidação para desconhecidos.

Os Sussurradores ganharam seu nome pela sua característica de não falar acima de um sussurro, mantendo a comunicação verbal no seu mínimo possível. Esse grupo vive junto com os zumbis, caminhando no seu meio, e por isso a sua comunicação é adaptada a essa realidade para não correrem riscos.

Com o seu conhecimento de líder do lixão, não seria de admirar que Jadis aprofundasse a filosofia do grupo ao nível do sussurro da comunidade dos quadrinhos. Além da linguagem, os Catadores demonstraram serem observadores, sabendo se adaptar sem levantar suspeitas. Estas características lembram muito o comportamento dos Sussurradores e a sua capacidade de astúcia e engenho para dominarem o apocalipse.

O cabelo bizarro de Jadis e a careca de Alpha

Jadis e Alpha

Antes que ache estranho falarmos desta característica, vale lembrar o quanto se falou do penteado de Jadis quando a personagem apareceu na sétima temporada. Os memes foram muitos para aquele que é um dos estilos mais diferenciados do universo de The Walking Dead. Mas o que tem isso a ver com Alpha?

A líder dos Sussurradores é careca e isso pode indicar uma atitude alinhada com os acontecimentos desse último episódio. Sabemos agora que Jadis é uma artista há muitos anos, e com o massacre do seu grupo, ela poderá simbolizar tudo o que perdeu com um corte de cabelo radical. Virar careca poderá ser um símbolo do que ela deixou para trás, uma marca para lhe lembrar da crueldade de todos os seus antigos aliados.

O fim dos Catadores e a pele dos Sussurradores

Sussurradores

Uma das características mais perturbadoras do grupo de Alpha é o fato de vestirem a pele dos zumbis para caminhar no meio deles. Esta habituação à pele dos mortos é algo que não sabemos como começou nos quadrinhos, mas será que vimos à sua origem na série? Talvez a experiência da carne moída tenha dado ideias a Jadis, algo que ela possa usar no seu possível futuro como Alpha.

Jadis não tem uma filha como Alpha mas isso não é mais um problema

Carl e Lydia

Um dos grandes bloqueios na teoria de que Jadis seria Alpha era o fato de a líder não ter uma filha como a personagem dos quadrinhos. Na HQ, Alpha tem uma filha chamada Lydia que desenvolve uma relação amorosa com Carl Grimes.

Mas com a morte de Carl na série, o problema parece desaparecer. Sem o filho de Rick, muita da trama dos quadrinhos desaparece, pois é o relacionamento dos dois adolescentes que leva a um confronto entre as comunidades. Sem Lydia e sem Carl, The Walking Dead precisava reinventar a história dos Sussurradores para a tela e Jadis seria a forma ideal de fazer isso acontecer.

O criador Robert Kirkman diz há muito tempo que existem planos para a inclusão de arcos da HQ para a série. Faria sentido que Jadis tenha sido criada sem uma filha em uma história que não inclui mais Carl no seu futuro.

Quando voltaremos a ver Jadis?

Jadis

Se realmente Jadis for Alpha, veremos ela desaparecer nos próximos episódios e, provavelmente, o resto da temporada. Nos quadrinhos, os Sussurradores só aparecem dois anos depois da guerra entre Rick e Negan ter terminado. Dois anos seria tempo suficiente para Jadis se reinventar e criar uma nova legião de seguidores.

É fácil imaginar que ela retorne como a grande vilã da próxima temporada, buscando vingança de todos que a traíram.

E você, acha que Jadis é mesmo Alpha? Ou acha que foi esse o final da líder dos Catadores? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!