Star Wars: 'Ela não é uma Jedi', afirma Rian Johnson sobre Leia

A afirmação do diretor e roteirista do novo longa da saga, Rian Johnson, foi uma resposta à dúvida que Daisy Ridley, atriz que deu vida à protagonista Rey nos últimos dois filmes, comentou durante uma recente sessão de perguntas e respostas com o elenco. A motivação da pergunta da atriz, entretanto, é justificável. Bem como a explicação para a resposta do diretor, conforme informações do site ComicBook.com.

Especulações dos fãs e dos atores

Leia Organa

As discussões sobre as várias novidades que Os Último Jedi trouxe para o universo de Star Wars foram acompanhadas por algumas novas teorias. As habilidades com a Força que Leia Organa demonstra no filme, por exemplo, motivaram a ideia de que a General seria uma Jedi. Mas se a dúvida já pairava sobre as cabeças de muitos fãs, foi a atriz Daisy Ridley que fez a pergunta.

Durante uma recente Q&A, em um evento do British Academy Film Awards Nomination Announcement (BAFTA), Ridley, que não cresceu acompanhando o universo Star Wars, contou ainda ter algumas dúvidas.

"Porque eu não era tão experiente em Star Wars, eu ainda tenho perguntas sobre o que tudo isso significa. Por exemplo, quando as pessoas falam sobre Jedi e coisas do tipo, eu lembro de ter uma conversa com uma de nossas produtoras executivas do VII, Michelle, e eu disse 'Mas, com certeza, Leia é uma Jedi, porque ela é sensível à força e ela foi desafiada'. Ela não foi desafiada do mesmo modo que Luke, mas ela está fazendo coisas pelo bem e tudo mais. Eu ainda não tenho minha resposta. Ela é uma Jedi. Eu não sei."

Foi nesse momento que Johnson decidiu encerrar a dúvida de Ridley e dos fãs, afirmando:

"Não, ela não é uma Jedi".

Mas o que explica, então, as habilidades de Leia com a Força? Quem acompanha o universo Star Wars além dos filmes já deve entender melhor essa diferença. Em livros, quadrinhos e jogos lançados depois de O Retorno do Jedi e antes de a Disney comprar a Lucasfilm, os fãs foram apresentados a vários personagens com diferentes níveis de habilidades com a Força, mas cuja moralidade ficava numa "área cinza", motivo pelo qual não se identificavam nem como Jedis, nem como Siths.

E o sabre de luz azul do Luke?

luke e rey

Outra grande questão levantada pelos fãs durante a expectativa pelo filme foi "Qual seria a cor do sabre de Luke?". Após o filme, a pergunta mudou: "Por que ele usou o azul?"

Em entrevista recente ao site IGN, Rian Johnson explicou o motivo que levou o Jedi a optar pelo sabre azul de Anakin durante a luta com Kylo Ren.

"[Luke] está basicamente adaptando essa projeção para ter o máximo efeito em Kylo. Ele sabe que o calcanhar de Aquiles dele é sua raiva, por isso ele se faz parecer mais novo, da maneira como Kylo o teria visto pela última vez em seu confronto no templo. Por isso, nós decidimos trazer o sabre de luz do avô de Kylo - o sabre que Kylo gritou para Rey 'Isso é meu, pertence a mim'."

leia