Descubra os Predadores, um dos alienígenas mais perigosos do cinema

O predador é um dos monstros mais clássicos dos filmes dos anos 80 e conseguiu se manter relevante até os dias de hoje. Tanto que um novo filme dessa criatura será lançado em 2018. Relembre e conheça mais sobre esse bicho horroroso.

Características físicas

bicho_feio

Os predadores são uma raça alienígena chamada Yautja. Possuem, em média, dois metros de altura, uma boca com mandíbulas semelhantes as de um inseto, apêndices parecidos com dreadlocks na cabeça e um corpo humanoide e musculoso. Os yautjas são extremamente fortes, capazes de saltar vários metros e conseguem se curar rapidamente de ferimentos não letais.

Além das incríveis características físicas, os predadores são seres extremamente inteligentes. São uma raça bastante desenvolvida tecnologicamente. Possuem equipamentos militares impressionantes, além de possuírem o conhecimento para construir naves e realizar viagens interestelares.

Planeta de Origem 

prime

São originários de Yautja Prime, um planeta quente cuja atmosfera é muito mais rica em nitrogênio que em oxigênio. A geografia do planeta varia entre florestas densas, desertos, cânions, pântanos e áreas de intensa atividade vulcânica.

Sociedade de caçadores

sociedade

Os yautjas vivem em uma sociedade que valoriza a honra e as habilidades de combate de seus membros. Por causa disso, esses alienígenas possuem diversos ritos de passagem que envolvem caçadas para que possam demonstrar o seu valor. Outros motivos pelos quais realizam caçadas é pelo simples prazer do esporte.

Por causa disso, os predadores costumam viajar para outros planetas em busca de novas criaturas desafiadoras para suas caçadas. É a razão pela qual já fizeram várias viagens à Terra. Os humanos, apesar de não serem muito fortes, são considerados caças perigosas, devido a sua astúcia e inteligência.

Ao derrotar uma nova criatura em uma caçada, os Yautjas normalmente guardam um troféu como recordação. Isso pode ser tanto o crânio da caça quanto uma arma utilizada por ela.

Ser derrotado em uma caçada é motivo de grande desonra para um Predador. Caso não morra imediatamente em decorrência do combate, o mais comum é que o Predador cometa suicídio, normalmente detonando um explosivo, que elimina totalmente qualquer evidência da presença do yautja no planeta.

Inimigos dos Aliens

aliens

Entre todas as criaturas já caçadas pelos predadores os xenomorfos (os aliens) foram os maiores adversários já encontrados por essa raça. Monstros silenciosos, espertos e fortes, além de serem extremamente perigosos e letais. Matar um xenomorfo (ou vários) é uma prova inquestionável das habilidades caçadoras de um yautja.

Visando ter uma caçada digna, muitos predadores costumam viajar para outros planetas, onde, controladamente, criam aliens exclusivamente para serem caçados. Chegaram até mesmo a fazer isso no planeta Terra há milênios, utilizando os seres humanos como sacrifícios para a gestação dos aliens.

Hierarquia

hierarquia

Como foi dito anteriormente, a sociedade yautja valoriza muito a caça e a capacidade de combate de seus integrantes. Portanto, quanto melhor for a reputação de caçador de um predador, melhor será seu posicionamento na hierarquia social. Abaixo estão os principais títulos que um yautja pode carregar.

Não-sangrado

Os não-sangrados são yautjas jovens que ainda não possuem muita experiência de combate e não realizou uma caçada memorável.

Sangrado

Assim que um yautja realiza com sucesso sua primeira caçada contra um oponente digno (preferencialmente um xenomorfo) e coleta um troféu, ele se torna um sangrado. Essa transição de hierarquia é considerada um rito de passagem para a vida adulta. Ao serem elevados a sangrados, esses predadores ganham acesso a novas armas e equipamentos antes restritos a eles.

Predador de Elite

Predadores de Elite são bem mais raros e assumem uma função de liderança em seus grupos. Normalmente, para alcançar tal posição, o predador deve mostrar ser extremamente habilidoso e tomar o crânio de uma rainha alien como troféu. Uma característica típica de um Predador de Elite é a sua maestria em uma arma particular.

Líder de Clã

Posição ainda mais rara, devido aos requisitos necessários e altamente perigosos para se conquistar tal posto na hierarquia. O único modo para se tornar um líder de clã é exterminar completamente um ninho de aliens cuja população seja de trezentos ou mais indivíduos, tendo no máximo a ajuda de outros dois predadores. Líderes de Clãs possuem grandes poderes políticos dentro de sua sociedade, bem como possuem exclusividade de escolha sobre as fêmeas yautjas.

Ancião

Ainda mais raro entre os predadores, visto que o comum é que um yautja morra jovem e em combate. Anciões são indivíduos centenários que sobreviveram a muitas caçadas e, portanto, são muito respeitados e reverenciados pelos outros predadores.

Equipamentos

equipamento

Os predadores possuem um extenso arsenal que utilizam durante suas caçadas. Tecnologias que incorporam às suas habilidades físicas e táticas e garantem que consigam dominar sua presa (na maioria das vezes). Uma de suas principais tecnologias é o sistema de camuflagem, que faz com que o predador fique praticamente invisível, podendo atacar de surpresa as suas vítimas. Seu capacete também conta com variados tipos de visões, permitindo que veja no escuro e até mesmo identifique sua presa através de sua emissão de calor.

Já entre suas armas, talvez a mais letal que possua seja o seu canhão de ombro. É uma arma de longa distância que dispara projéteis de plasma capazes de penetrar armaduras, além de possuir um sistema de mira automática. Contudo, tal arma é mais utilizada em casos de emergência, uma vez que facilita muito a caçada. Por isso, o predador dá preferência por armas mais tradicionais, como lanças e as lâminas de pulso, equipamento considerado muito mais honrado em uma caçada.

Como foi dito anteriormente, caso o predador falhe em sua caçada, ele detona um explosivo que carrega consigo, para que possa eliminar as evidências de sua presença. Sua nave então retorna automaticamente para Yautja Prime, carregando consigo um registro da caça do predador, que será analisada por outros membros de sua raça.

Filmes

filmes

O primeiro filme em que esta criatura apareceu foi Predador, de 1987, estrelado por Arnold Schwarzenegger. Nesse filme vemos o Predador caçar um a um uma equipe de soldados em uma selva da América Central. O filme recebeu duas sequências, Predador 2 (1990), que mostra a caçada de outra criatura, dessa vez em um ambiente urbano, e Predadores (2010), onde um grupo de soldados é levado para um lugar desconhecido para serem caçados pelos yautjas.

Os predadores também possuem participação nos filmes crossovers com a franquia Alien. São os filmes Alien vs. Predador (2004) e Alien vs. Predador 2 (2010).

Um novo filme estreará em 2018, dirigido por Shane Black. Chama-se O Predador e será uma espécie de reboot da franquia. Sua estreia está marcada para 13 de setembro.

Crossovers

crossovers

A influência desse alienígena caçador foi muito além de seus próprios filmes ou do universo Alien. O predador chegou até mesmo aos quadrinhos e aos vídeo games. Personagens como Batman, Superman e Juiz Dredd já enfrentaram essa ameaça alienígena. O predador também já fez participação no jogo de luta Mortal Kombat X, sendo um personagem jogável, juntamente com o Alien.