Os 10 piores consoles de todos os tempos

Nem todos os consoles são garantia de uma excelente experiência, existem consoles que conseguem ser o pesadelo de qualquer aficionado por games. Para que você fique conhecendo o "lado negro da força", apresentamos aqueles que são, na nossa opinião, os 10 piores consoles de todos os tempos!

10. Gizmondo

gizmondo

Você se lembra o Nokia N-Gage? Aquele celular que prometia revolucionar o mundo dos games? Então... Apesar de todo o marketing por parte da Nokia, o projeto NGage foi um desastre de proporções bíblicas. No entanto houve uma empresa que decidiu lançar um dispositivo para concorrer com o N-Gage, o Gizmondo!

Este console teve ainda menos sucesso que o Nokia N-Gage. Ficou disponível no mercado durante apenas 11 meses, tendo sido completamente abafado pela Nintendo DS e pela PSP.

Data de lançamento: Março de 2005

Descontinuado: Fevereiro de 2006

Games principais: "Mamãe, posso cortar a grama?", "Colors" e "Sticky Balls"

9. N-Gage

nokia ngage

Não podemos falar do Gizmondo sem falar do dispositivo que serviu de inspiração para o seu lançamento, o Nokia N-Gage! Tudo falhou neste console, o seu conceito, os seus games, tudo! Lançado pela Nokia em Outubro de 2003, era um produto para concorrer com o Game Boy Advance.

Apesar da primeira versão não ter feito sucesso, a Nokia ainda lançou uma 2º edição deste console o N-Gage QD. Este console foi um fracasso tão grande nas vendas que, comparando com as vendas do Game Boy Advance, a proporção era de 1 para 10!

Data de lançamento: Outubro de 2003

Descontinuado: Novembro de 2005

Games principais: "Tom Clancy's Ghost Recon: Jungle Storm", "Tomb Raider" e "Red Faction"

8. Philips CD-i

Philips CD-i

Antes do Playstation chegar ao mercado em 1994, a Sony fez uma parceria com a Philips e lançou um console com leitor de CD. Mas ao contrário do Playstation, este console foi um fracasso. Por ter sido um dos primeiros com a tecnologia, o preço não era nada sedutor... Para comprar um Philips CD-i você teria de pagar mais de 2 mil dólares! Também não podemos ignorar o design simplesmente horrível deste console.

Por incrível que pareça, apesar das críticas negativas e das fracas vendas, ele esteve disponível no mercado durante 7 anos!

Data de lançamento: Outubro de 1991

Descontinuado: Junho de 1998

Games principais: "Zelda's Adventure", "Hotel Mario", "Tetris"

7. Apple Pippin

Apple Pippin

Muito antes do iPhone a Apple tentou se lançar no mercado dos games, mas sem sucesso. O Apple Pippin foi o resultado de uma parceria entre a Apple e a fabricante de brinquedos japonesa, Bandai. Este console tinha gráficos terríveis, e uma biblioteca de apenas 18 games, sendo que um deles era uma enciclopédia interativa!

Apenas 42 mil unidades do Apple Pippin foram vendidas em todo o mundo.

Data de lançamento: Fevereiro de 1996

Descontinuado: Agosto de 1997

Games principais: "Anime Designer: Dragon Ball Z", "Exotic Sushi" e "Gundam Tactics: Mobility Fleet 0079"

6. Nintendo 64DD

Nintendo 64DD

A Nintendo 64 foi um console espetacular, mas esta tentativa de reabilitar o console foi patética. O Nintendo 64DD era um extra que fazia com que a N64 conseguisse ler discos magnéticos, numa clara tentativa de enfrentar a concorrência da Playstation. No entanto os discos da Nintendo tinham a mesma capacidade dos cartuchos, ou seja, a única coisa que mudava era o dispositivo de armazenamento dos games, porque o seu tamanho e características eram exatamente os mesmos.

Data de lançamento: Dezembro de 1999

Descontinuado: Fevereiro de 2001

Games principais: "Ura Zelda", "Pokémon 64" e "Super Mario 64 2"

5. RCA Studio II

RCA Studio II

Vamos aproveitar para viajar até aos anos 70, onde vamos encontrar a RCA Studio II. Este console, além de ter um nome estranho (nunca existiu uma RCA Studio I), foi um dos primeiros a aceitar diferentes jogos. Os consoles desta época só permitiam jogar um jogo.

O controle era terrível e tinha problemas frequentes. O console foi um fracasso e esteve no mercado por apenas 10 meses!

Data de lançamento: Janeiro de 1977

Descontinuado: Outubro de 1977

Games principais: "Tennis", "Guerra Espacial" e "Matemática Divertida"

4. Atari Jaguar

Atari Jaguar

Esta foi a derradeira tentativa da Atari em entrar na guerra dos consoles dos anos 90, concorrendo com o Playstation e com o Sega Saturn. Para diferenciar o seu produto da concorrência, a Atari afirmava que o Atari Jaguar era o primeiro console com 64 bits, no entanto se descobriu que ele tinha dois processadores de 32 bits (o que não é a mesma coisa!).

Estranhamente a Atari apostou muito pouco na divulgação do console, o que acabou sendo fatal, pois não conseguiram reunir um grupo de gamers fiéis a este produto. Por fim, temos que falar do controle, você já viu bem aquela monstruosidade?

Data de lançamento: Outubro de 1994

Descontinuado: Novembro de 1996

Games principais: "Doom", "Alien vs Predador" e "Wolfentstein 3D"

3. Tiger R-Zone

Tiger R-Zone

Este console é um pesadelo. O Tiger R-Zone era um console portátil onde os cartuchos eram as próprias telas dos games. Você ligava um cartucho a uma faixa de colocar na cabeça e visualizava o game no cartucho através de uma animação em tons de vermelho. Não precisa nem dizer que a jogabilidade dos games era exatamente a mesma para todos.

Data de lançamento: Fevereiro de 1995

Descontinuado: Abril de 1997

Games principais: "Virtua Fighter", "Men in Black" e "Batman"

2. Virtual Boy

Virtual Boy

O Tiger R-Zone baseou-se neste console, mas por incrível que pareça, conseguia ser um pouco melhor que o Virtual Boy. Este console foi o maior fracasso da Nintendo, muito em função de não ser nada prático de jogar (veja a imagem) e porque os games eram todos em tons de vermelho e preto.

Esta verdadeira aberração conseguiu bater todos os recordes ficando no mercado apenas 6 meses!

Data de lançamento: Julho de 1995

Descontinuado: Dezembro de 1995

Games principais: "Mario's Tennis", "Bomberman: Panic Bomber" e "Mario Clash"

1. LJN Video Art

LJN Video Art

Este é considerado por muitos o pior console de todos os tempos. Desenvolvido pela empresa norte-americana LJN, foi divulgado como um dispositivo educacional. Mas não se engane, não eram jogos para resolver problemas matemáticos ou para aprender gramática... Todos os games deste console eram diferentes versões do Paint.

Data de lançamento: Setembro de 1987

Descontinuado: Desconhecido

Games principais: "On The Move", "My Dream Day"

console lixo

Concorda com a nossa lista? Acha que faltou algum console? Deixe a sua opinião nos comentários!