Fique por dentro das referências mitológicas em Dark

A trama complexa de Dark está cheia de simbolismos, incluindo menções e referências mitológicas e bíblicas.

Particularmente, Martha e Jonas estão associados ao mito grego de Ariadne. Na primeira temporada, vemos até Martha representando a personagem em uma peça de teatro na escola. E esse mito é também mencionado na segunda temporada em várias ocasiões.

Conheça então as referências mitológicas da série!

Atenção: contém spoilers de Dark!

O mito do Labirinto

labirinto

Segundo a mitologia grega, Ariadne é a filha do rei Minos de Creta. Este coloca a filha como responsável pelo Labirinto da ilha, o qual guarda em seu centro o Minotauro e que é usado para rituais de sacrifício.

De acordo com a história, o herói Teseu consegue atravessar o Labirinto e matar o Minotauro. Isto porque Ariadne se apaixona por ele e o ajuda a navegar com um fio de novelo. Eles acabam escapando juntos de Creta, mas Ariadne é abandonada pelo herói durante a viagem.

Martha

Martha

Na primeira temporada de Dark, Jonas tem várias imagens de Ariadne no quarto e Martha representa um monólogo como a personagem, em uma peça de teatro escolar.

“O mundo antigo voltou para a assombrar como um fantasma que sussurra em um sonho como construir o mundo novo, pedra por pedra. A partir daí, eu sabia que nada mudaria. Que tudo ficaria como antes. As rodas dentadas giram em um círculo.

Um destino ligado ao próximo. O fio, vermelho como o sangue, junta todas nossas ações. Ninguém consegue quebrar os nós. Mas eles podem ser cortados. Ele cortou nossos, com uma lâmina afiada. Porém algo ficou para trás que não pode ser cortado. Uma ligação invisível."

A descrição sobre nós sendo quebrados é exatamente a mesma que Adão utiliza para descrever o seu plano de criação de um novo “paraíso”.

Dentro da estrutura do mito, Jonas e Adão são a representação tanto de Teseus como do Minotauro. Martha é Ariadne e o Labirinto consiste nas complexas viagens no tempo e nas cavernas dentro da gruta, as quais são navegadas através de um fio vermelho. E Jonas se vê a si mesmo como Teseus, o herói que derrotará o Minotauro após navegar o labirinto.

Michael

Michael

Após matar o Minotauro e sair do labirinto com a ajuda do fio de Ariadne, Teseus parte para casa abandonando a sua amada. Ele a deixa porque tem um sonho em que a deusa Atena diz para ele o fazer. Mas fica tão devastado que se esquece de mudar sua vela para branco, que seria o sinal para o pai saber que o Minotauro foi morto. Ao ver que a vela não fora mudada, o Rei Egeu pensa que seu filho está morto e se suicida.

Jonas também abandona Martha devido a um conhecimento sobrenatural. Além disso, seu pai se suicida devido à ideia que Jonas planta na sua cabeça, quando tenta exatamente conseguir o evitar. Ou seja, uma mensagem mal comunicada entre os dois.

Referências bíblicas

Rubens

Outra visão será ver Martha como uma Eva para o Adão de Jonas. Ainda não sabemos ao certo quando e porquê que Jonas irá assumir essa nova identidade, mas é obvia a associação bíblica do nome. Adão se vê a si mesmo como a origem da humanidade, recrutando ajudantes como Noah para o ajudar.

Mas os Sic Mundus têm também ligações a Lúcifer e ao Arcanjo Miguel. Durante a segunda temporada, vemos várias vezes Adão olhando o quadro A Queda dos Anjos Rebeldes, de Rubens.

Segundo o livro do Apocalipse no Novo Testamento, é o arcanjo Miguel que lidera a guerra contra Lúcifer, o jogando na Terra junto dos outros anjos caídos. Falta entender se Adão se vê como uma versão de Miguel ou de Lúcifer. Afinal, durante a primeira temporada, Noah era visto como uma alegoria do anticristo.

A Tábua de Esmeralda

noah

Outra referência que aparece vezes sem conta em Dark, é a Tábua de Esmeralda. Vista como a fundação da Alquimia na Europa, essa tábua contém supostamente os segredos da essência de toda a matéria.

Noah tem uma tatuagem cobrindo todas as costas com os escritos dessa tábua e a porta que faz a ligação entre as épocas tem essa frase escrita também. Além disso, existem outras alturas em que os personagens estão olhando os escritos durante a série.

FIQUE POR DENTRO:

Dark | Conheça todos os personagens e suas conexões!

Dark | Entenda a complexa cronologia da série.

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada!

O que esperar da 3ª temporada de Dark?

Dark: Confira o que a 2ª temporada acrescentou à cronologia da série.