Dark | Entenda as referências mitológicas e religiosas da série

Não bastasse um roteiro complexo e bem construído, Dark ainda traz diversas referências mitológicas e religiosas que deixam a trama ainda mais atraente e misteriosa.

Atenção: contém spoilers de Dark!

O significado e a origem de "Sic Mundus"

dark

A expressão que tanto marcou a série, "Sic Mundus Creatus Est", significa literalmente "Assim o mundo foi criado" e é encontrada em um texto real, escrito na chamada Tábua de Esmeralda (aquela tatuada nas costas do Noah). No conteúdo do texto, é possível encontrarmos vários paralelos com a trama de Dark, conforme destacamos na tradução abaixo.

(1) É verdade, certo e muito verdadeiro:
(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
(3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
(4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua nutridora;
(5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
(6) Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
(7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
(8) Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.
(9) Desse modo obterás a glória do mundo.
(10) E se afastarão de ti todas as trevas.
(11) Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
(12) Assim o mundo foi criado.
(13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
(14) Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.
(15) O que eu disse da Obra Solar é completo.

dark sic mundus

Escrito pelo legislador e filósofo egípcio Hermes Trismegisto, o texto deu origem à Alquimia, uma prática real que combinava elementos de Física, Biologia, Química, Medicina, Misticismo, Semiótica, Arte, Antropologia, Espiritualismo, Astrologia, Metalurgia, Matemática e Filosofia.

Praticada em regiões como China Antiga, Mesopotâmia, Grécia Clássica, Império Romano, Império Persa, Egito Antigo, Mundo Islâmico, América Latina Pré-Colombiana, Índia Aniga, e Europa Medieval e Renascentista; a Alquimia, ainda que sem base científica, foi considerada uma importante fase para o desenvolvimento de procedimentos diversos da ciência usados até hoje ou que serviram como base para práticas modernas.

Entre seus objetivos mais populares, estão o de criar um Elixir da Vida Eterna e a Pedra Filosofal, ambos com o intuito de "vencer a morte", ponto em que podemos obervar mais uma relação com a trama de Dark, na qual Jonas tenta mudar o tempo para impedir a morte das pessoas que ama.

O mito do Labirinto

labirinto

Nas três temporadas de Dark, vemos referências diretas à história de Ariadne, que chegou a ser interpretada no teatro da escola por Martha, nos dois mundos. mas o mito não foi escolhido à toa (nada em Dark é à toa!).

Segundo a mitologia grega, Ariadne é a filha do rei Minos de Creta, que colocou a filha como responsável pelo Labirinto da ilha. O local era usado para rituais de sacrifício, e guardava em seu centro o Minotauro.

De acordo com a história, o herói Teseu consegue atravessar o Labirinto e matar o Minotauro. Isto porque Ariadne se apaixona por ele e o ajuda a navegar com um fio de novelo. Eles acabam escapando juntos de Creta, mas Ariadne é abandonada pelo herói durante a viagem.

Martha e Jonas

Martha

Na primeira temporada de Dark, Jonas tem várias imagens de Ariadne no quarto e Martha representa um monólogo como a personagem, em uma peça de teatro escolar.

“O mundo antigo voltou para a assombrar como um fantasma que sussurra em um sonho como construir o mundo novo, pedra por pedra. A partir daí, eu sabia que nada mudaria. Que tudo ficaria como antes. As rodas dentadas giram em um círculo.

Um destino ligado ao próximo. O fio, vermelho como o sangue, junta todas nossas ações. Ninguém consegue quebrar os nós. Mas eles podem ser cortados. Ele cortou nossos, com uma lâmina afiada. Porém algo ficou para trás que não pode ser cortado. Uma ligação invisível."

A descrição sobre nós sendo quebrados é exatamente a mesma que Adam utiliza para descrever o seu plano de criação de um novo “paraíso”. Além disso, fica bem claro o paralelo com a conexão indestrutível entre Martha e Jonas e com os ciclos de ações repetidas, não importando o quanto eles tentem mudá-las.

Dentro da estrutura do mito, Jonas e Adam são a representação tanto de Teseus como do Minotauro. Martha é Ariadne, e o Labirinto consiste nas complexas viagens no tempo e nas cavernas dentro da gruta, as quais são navegadas através de um fio vermelho. E Jonas vê a si mesmo como Teseus, o herói que derrotará o Minotauro após navegar o labirinto.

Michael

Michael

Após matar o Minotauro e sair do labirinto com a ajuda do fio de Ariadne, Teseus parte para casa, abandonando a sua amada. Ele a deixa porque tem um sonho em que a deusa Atena diz para ele o que fazer. Mas ele esquece de mudar sua vela para branco, que seria o sinal para seu pai saber que o Minotauro foi morto e que ele está bem. Ao ver que a vela não fora mudada, o Rei Egeu pensa que seu filho está morto e se suicida.

Jonas também abandona Martha, sob a orientação de Claudia já idosa, ainda que na tentativa de um dia salvá-la mudando todo o ciclo de viagens no tempo. Além disso, seu pai, Mikkel/Michael se suicida devido à ideia que Jonas, sem querer, planta em sua cabeça, quando tentava exatamente evitar sua morte. Ou seja, uma mensagem mal comunicada entre os dois.

Referências bíblicas

Rubens

Este é outro ponto que pode ser fortemente visto na série. A começar pelos nomes de vários dos personagens:

Jonas

Na Bíblia, é Jonas que acaba engolido por um peixe gigante por não cumprir sua missão de avisar aos moradores da cidade de Nínive que sofreriam a ira divina por suas vidas pecaminosas. Na série, Jonas também pode ser visto como uma espécie de profeta, que tenta alertar e salvar os personagens dos perigos da viagem no tempo.

Na Bíblia, Jonas cumpre sua missão e a cidade pratica jejum como penitência. Ainda assim, ele não confia em Deus e faz um abrigo para si mesmo. A desconfiança e a desobediência a Deus pode ter sido referenciada também no processo de transformação de Jonas em Adam. É nesta fase futura, inclusive, que Adam fala que a Sic Mundus combate o próprio Deus, o tempo.

Noah

Noah, por sua vez, é o nome em inglês para Noé. Na Bíblia, ele é o escolhido por Deus para construir a arca, o transporte daqueles que devem se salvar para o mundo novo, após a catástrofe iminente. Na série, Hanno passa a ser chamado por Adam de "Noah", é um dos responsáveis por construir o túnel e a porta do Sic Mundus (passagem para as viagens no tempo).

Mikkel

Na sede da Sic Mundus, inclusive, vemos várias vezes Adam observando o quadro A queda dos condenados, de Peter Paul Rubens, que retrata o castigo dos anjos caídos. Segundo o livro do Apocalipse no Novo Testamento, é o arcanjo Miguel que lidera a guerra contra Lúcifer, o jogando na Terra junto dos outros anjos caídos. Na série, a referência a Miguel é feita com Mikkel.

Martha

Já Martha, na Bíblia, é a irmã de Maria, que testemunha um dos milagres de Cristo: a ressurreição de Lázaro, irmão de Martha. Aqui, a referência é mais uma vez clara, visto que grande parte da 1ª temporada focou no salvamento de Mikkel, irmão de Martha.

À imagem e semelhança

A 3ª temporada veio com ainda mais referências religiosas, a começar pela confirmação de que Martha mais velha passaria a se chamar Eva. Na conclusão da série, descobrimos ainda que os dois mundos que conhecemos foram criados a partir de um original.

Este mundo original é perfeito - motivo pelo qual o último episódio se chama Paraíso, enquanto os dois que foram feitos a sua imagem e semelhança são falhos, assim como: Adão e Eva.

FIQUE POR DENTRO:

Dark | Conheça todos os personagens e suas conexões!

Dark | Entenda a complexa cronologia da série.

Dark: Confira a explicação do final da 2ª temporada!

Dark: Confira o que a 2ª temporada acrescentou à cronologia da série.