Overwatch: Symmetra é confimada como autista pelo diretor do game

A Blizzard tem feito um trabalho maravilhoso com a rica história dos seus heróis de Overwatch. A empresa se orgulha da diversidade dos seus personagens e acredita que isso oferece uma experiência mais marcante para os seus jogadores.

Hoje vamos conhecer um lado de Symmetra que já tinha sido indiciado previamente: a heroína é autista.

Uma heroína amada

Symmetra

Foi através de uma carta assinada por Jeff Kaplan, diretor de Overwatch, que a confirmação chegou. Kaplan respondeu a uma carta enviada por um fã questionando se Symmetra era autista, e agradecendo por este detalhe da heroína. Seu agradecimento é pelo fato do seu irmão também ser autista, e com essa personagem eles poderem ter uma nova forma de se conectarem.

A confirmação é clara da parte de Kaplan:

“Foi muito perspicaz da sua parte ter prestado atenção que ela [Symmetra] indica esta característica em nossos quadrinhos. Symmetra é autista. Ela é uma das nossas heroínas mais amadas e nós achamos que ela faz um ótimo trabalho representando o quão fantástico alguém com autismo pode ser.”

Leia a carta na íntegra:

Carta

Mas Symmetra já tinha revelado antes seu autismo

Symmetra

Na HQ “Um Mundo Melhor”, a heroína já dava sinas que encontrava-se no espectro autista. Um detalhe também notado por muitos, era um dos seus “play of the game” mostrando-a ajustando a tela. E também sua famosa frase: “O verdadeiro inimigo da humanidade é a desordem”, mostra novamente a sua necessidade por controle e organização.

Você pode ler a HQ de Symmetra aqui.

O que é o autismo?

Symmetra

No último Manual de Saúde Mental (DSM-5), o autismo e todos os distúrbios associados foram colocados em um único diagnóstico nomeado Transtornos do Espectro Autista (TEA).

TEA é uma condição permanente de um conjunto de irregularidades complexas do desenvolvimento cerebral. Os transtornos se manifestam pela dificuldade na interação social e comunicação e por uma necessidade de comportamentos repetitivos.

As pessoas com TEA são atingidas de diferentes formas pela sua condição, se enquadrando dentro de um espectro de intensidade variada. Symmetra seria provavelmente considerada uma autista de um dos graus menos graves e mais sutis do espectro.

Embora as pessoas com TEA sejam associadas a deficiências intelectuais ou físicas, isso não se aplica em todos os casos. Aliás, muitas pessoas com essa condição possuem uma inteligência muito acima da média e se destacam em uma especialidade.