O novo filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald trará de volta às telas muitos personagens queridos dos fãs do universo de Harry Potter. Veremos novamente o elenco do primeiro filme e também a participação de Alvo Dumbledore.

No entanto, um nome conhecido mencionado antes apenas no primeiro filme da série Harry Potter dará as caras. É Nicolau Flamel, o inventor da pedra filosofal! Conheça mais a origem desse bruxo tão importante.

Um bruxo antigo

Antigo

No mundo de Harry Potter, Nicolau Flamel é um renomado bruxo francês que, durante sua formação, frequentou a Academia de Magia Beauxbatons. É considerado o maior alquimista de todos os tempos, uma vez que apenas ele foi capaz de criar a lendária pedra filosofal. Essa descoberta produz o elixir da vida, que lhe concede a imortalidade. Por isso sua idade já está casa das centenas. É também um amigo pessoal de Alvo Dumbledore.

Realmente existiu?

De verdade

Nicolas Flamel foi uma figura de respeito na sociedade parisiense dos séculos XIV e XV. Ele foi um bem sucedido escriba que possuía duas lojas. Casou-se com Perenelle em 1368, que levou as riquezas de seus dois últimos casamentos. Os dois eram católicos devotos e ajudavam financeiramente a igreja local. Em seus últimos anos de vida, Flamel ficou conhecido por seu filantropismo. 

Morreu por volta de seus 80 anos e não há nenhuma fonte histórica que ligue sua pessoa à alquimia, farmácia ou medicina.

Pedra filosofal

A lenda

A lenda de que Flamel haveria conseguido criar a pedra filosofal e, dessa forma, conquistado a imortalidade surgiu quase dois séculos após a sua morte. Essa história foi espalhada graças a um livro da época, chamado Livre des figures hiéroglyphiques (Livro das figuras hieroglíficas, em tradução livre), de autoria creditada ao próprio Flamel.

Na introdução desse livro é contada a história da busca de Flamel pela pedra filosofal. Tudo teria começado quando ele comprou um livro misterioso cujo conteúdo estava codificado. Viajou para a Espanha em busca de alguém que pudesse ajudá-lo com a tradução. Na volta para casa, Flamel teria encontrado com o um sábio que lhe disse que o livro era uma cópia do livro de Abramelim, um mago egípcio. 

Com esse conhecimento e estudando hebraico, Flamel e sua esposa conseguiram desvendar grande parte das escrituras do livro e, após alguns anos, conseguiram desenvolver uma fórmula para criar a pedra filosofal. Através da pedra o casal conseguiu várias riquezas e se tornaram imortais. Segundo as lendas, tanto Flamel quanto Perenelle estariam vivos até hoje.

Nicolau Flamel será interpretado pelo ator mexicano Brontis Jodorowsky. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald tem sua estreia programada para 15 de Novembro de 2018.