Confira essas dicas para se dar bem em Monster Hunter: World!

Embora Monster Hunter: World seja o game mais descomplicado da franquia continua sendo muito complexo, principalmente para jogadores que sejam novos no universo. Além disso, nem sempre o game vai ser explícito sobre o que você deve fazer para progredir ou facilitar sua jogada.

Confira então esse guia e descubra como se dar bem em suas caçadas!

Escolha seu tipo de arma

arma

Monster Hunter: World é sobre explorar o mundo, matar monstros e melhorar seu equipamento. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer ao começar o jogo é escolher uma arma de que goste.

No total existem catorze armas iniciais, todas vindas de outros games da franquia. Você consegue ver pelas estrelas que cada uma tem sua dificuldade, sabendo que as melhores armas para um iniciante no game são as espadas longas, a espada e escudo e o arco.

Porém, o melhor é você acessar ao campo de treinamento através de seu quarto, onde um pequeno tutorial vai ensiná-lo a manejar todas as armas. Assim, além de perceber qual a arma ideal para o seu tipo de jogo, você também aprende a fazer combinações de ataques com ela.

Melhore seu equipamento sempre que possa

upgrade

Assim que você começar a matar monstros e a coletar materiais, o melhor é ir até ao armory para fabricar novo equipamento ou melhorar o seu atual.

Relativamente às armas, as opções de melhoria são um pouco complexas, mas na fase inicial do game qualquer uma vale a pena. Já no que toca à armadura, o processo é mais simples, pois depende apenas dos materiais que você tenha no momento.

Embora os equipamentos venham com diversos atributos, o melhor a se focar no início é em melhorar a defesa. Isso vai evitar que morra facilmente durante os primeiros encontros com a vida selvagem.

Não saia para caçar de barriga vazia

cantina

Tire partido das refeições que comer na cantina gerida pelo gato zarolho, pois vão te conceder aumentos de vida, ataque, defesa e outros atributos. À medida que o game progride, você vai ver que as refeições vão também melhorando seus bônus, já para não falar na animação hilária da refeição.

Além da cantina, você pode também cozinhar seus próprios pratos em acampamentos que encontra pelo mundo exterior. Você deve sempre comer refeições antes de sair para as caçadas pois os bônus concedidos vão ajudá-lo bastante em combate.

E não esqueça também de levar com você comidas já prontas para recuperar sua vida e energia no meio das aventuras.

Se prepare para cada caçada

crafting

Durante suas aventuras no mundo exterior, você vai coletar muitas plantas, insetos e todo o tipo de itens que vão servir para fabricar poções e antídotos. Antes de sair em qualquer atividade, você deve fabricar tudo o que possa, acessando ao menu ou chegando junto de sua caixa de itens.

No menu do game, você pode também ativar a opção de fabricação automática. Assim, sempre que você coletar um material, o game vai fabricar a poção ou antídoto correspondente. É importante que você leve sempre poções, antídotos, armadilhas, bombas e todo o tipo de itens que sejam úteis na caçada.

Algo que pode não ser óbvio em batalha, é que sua arma fica fraca com o uso e começa a causar menos dano. Isso é mostrado ao jogador em uma barra no canto superior esquerdo da tela.

Para aguçar sua arma, vá até seu inventário e selecione whetstone. Você não tem que se preocupar em levá-la com você pois estará sempre disponível. Tenha só atenção que, enquanto melhora a sua arma, seu herói fica vulnerável, logo é recomendável que o faça sempre que os monstros se encontrem distraídos ou fugindo.

Explore, explore, explore

explorar

Após um breve tutorial quando começa seu game, você vai finalmente ficar livre para sair no mundo exterior. Ao embarcar nessas expedições, não existem objetivos nem tempo limite e você pode apenas explorar livremente.

É realmente importante que aproveite essas oportunidades, pois é uma forma valiosa para conhecer todos os locais a fundo, coletar itens e descobrir segredos.

Colete TUDO o que encontrar

cogumelo

Um bom hábito que deve ser criado quando sai no mundo exterior é coletar toda a vida selvagem que consiga. Enquanto desbrava por uma certa área, você pode explorar marcas de monstros para receber pontos de pesquisa, coletar minerais e pilhas de ossos para liberar melhorias. Além disso, também é aconselhável pegar todos os insetos, plantas e outros tipos de consumíveis existentes.

Caso queira fabricar algo específico e faltem materiais, também pode dar uma olhada no mapa para conferir os melhores locais para os pegar. Eventualmente, você vai liberar a habilidade de pegar múltiplos itens ao mesmo tempo.

O mapa de Monster Hunter: World é uma ferramenta muito útil para os jogadores, pois à medida que você explora uma zona, ele vai se enchendo de ícones que mostram onde encontrar materiais, monstros, acampamentos e tudo o que qualquer caçador necessita saber.

Siga suas Scoutflies

scoutflies

Novas na franquia, as Scoutflies são uns insetos verdes que o vão levar até aos monstros que esteja procurando. Para isso, primeiro, você precisa procurar e encontrar as marcas de um monstro especifico e, quando encontrar exemplares suficientes, elas vão mostrar o caminho para você.

Se por acaso as perder, então apenas tem de abrir seu mapa e selecionar o monstro que persegue para ser guiado até a sua localização.

Trate bem seu Palico

palico

Seu Palico é o gato que o acompanha para todo o lado. Você até pode equipá-lo com armas e armaduras para que lute ao seu lado.

À medida que o game avança, vão ser liberadas novas ferramentas para seu amiguinho, que podem invocar insetos curandeiros entre outras funções úteis em combate.

Quando melhorar a sua armadura, não se esqueça de conferir a de seu gato para que ele também esteja sempre preparado para a luta.

Não seja impulsivo em combate

combate

Embora haja certas regras que você deve seguir em todos os combates, cada monstro que você enfrenta tem suas próprias táticas de luta.

Como cada primeiro encontro com um dado monstro é relaxado a nível de tempo limite, você deve usar essa oportunidade para observar os comportamentos de seu oponente e perceber como o derrotar.

Utilize o ambiente para sua vantagem

trap

Enquanto você combate com monstros, existem certos insetos rondando com os quais pode interagir. Aproveite essas criaturas para ganhar vantagem sobre o seu oponente, usando insetos para se curar ou sapos para paralisar os monstros com veneno. Existem também armadilhas que prendem ou atordoam os monstros que consistem em certos tipos de plantas.

Além disso, todos os caçadores têm um slinger. Essa ferramenta versátil pode ser utilizada como arco ou gancho. Utilize pedras ou sementes para atirar perto dos monstros e distraí-los ou então jogue o gancho nas rochas para puxá-las e fazer cair em cima dos oponentes.

Visite sua base frequentemente

base

Após cada missão é útil que você retorne a sua cidade para visitar novamente o centro de recursos, o armory, o centro ecológico e sua base.

Aí, você deve falar com todo mundo que tenha um ponto de exclamação na cabeça para acessar a novas missões opcionais. Essas tarefas normalmente atribuem recompensas valiosas e liberam objetos para você e para seu Palico.

Saiba a diferença entre as várias atividades disponíveis

atividades

Você tem várias tarefas diferentes que pode pegar em Monster Hunter: World. As missões têm um objetivo concreto e tempo limite e estão divididas entre as que progridem a história do game e as opcionais, que liberam novos itens.

No caso das expedições, essas não têm tempo limite. Você apenas sai para o mundo exterior para caçar monstros, encontrar acampamentos e coletar materiais. Já as investigações são objetivos opcionais que você pode completar durante as expedições e que oferecem boas recompensas.

Algo importante que deve fazer também é coletar bounties do centro de recursos. Essas tarefas vão muitas vezes acabar ficando terminadas passivamente enquanto você faz outras atividades. Não se esqueça, por isso, de ter sempre uma lista completa de bounties para ir completando em cada caçada.

É fácil pedir ajuda, mas a que custo?

grupo

Em Monster Hunter: World você pode escolher se juntar a outros jogadores. Para isso, basta colocar uma de suas missões em aberto. Porém, é preciso ficar atento aos monstros que vão ser mais fortes e vão ter mais pontos de vida. Além disso, essa vida extra vai ser igual, não importa se você estiver em um grupo de dois ou quatro caçadores.

Ou seja, os combates vão ser muito mais difíceis em um grupo de dois do que se você estiver sozinho. Tenha cuidado para não começar em um grupo de quatro e acabar sozinho contra monstros impossíveis de derrotar.