Confira os 20 melhores documentários de crime real

A maior parte da população sempre se sentiu fascinada por crimes violentos e no porquê de certas pessoas conseguirem saltar para lá da linha que nos torna humanos.

Hoje em dia, esse fascínio fez nascer um sem número de documentários, filmes, livros e podcasts dedicados a entender as motivações por detrás dos mais diversos crimes.

Conheça os 20 melhores documentários de crime real e comece a maratonar!

20. The Confession Tapes

confession tapes

Nem todas as confissões são verdadeiras e esse documentário mostra exatamente isso, dando como exemplo várias confissões que, na verdade, são obtidas de formas chocantes.

The Confession Tapes se foca em seis casos de homicídio onde a procuradoria conseguiu uma condenação primariamente com base em confissões onde os suspeitos reclamam terem sido coagidos. Os episódios mostram como os interrogatórios podem manipular os suspeitos e os levar a admitir algo que não fizeram.

A forma como os suspeitos foram coagidos exibida aqui coloca em dúvida o sistema judicial, provando que ninguém está a salvo de uma condenação errada.

19. Aileen: Vida e Morte de uma Serial Killer

aileen

A assassina em série Aileen Wuornos e sua história ficaram conhecidas com o filme Monster: Desejo Assassino, mas o diretor Nick Broomfield resolveu criar esse documentário de forma a separar a verdade da ficção.

Wuornos é uma das mais infames assassinas em série, tendo matado sete homens durante sua carreira como prostituta. Ela acabou sendo executada em 2003 por seus crimes, mas sem antes Broomfield ter examinado seu estado mental perto do dia de sua execução, culminando em uma entrevista com a própria assassina um dia antes de sua morte.

18. Cropsey

cropsey

Nos anos 80, Cropsey era um mito urbano sobre um assassino de crianças que se escondia em edifícios abandonados em Staten Island. As mães costumavam contar essa história a seus filhos para evitar que eles brincassem em locais perigosos. Porém, Cropsey acabou se tornando um assassino real, responsável pelo desaparecimento de cinco crianças.

Os diretores Joshua Zeman e Barbara Brancaccio seguiram os detalhes sobre o caso de Andre Rand, condenado pelo rapto de crianças com deficiências mentais e físicas. Este documentário conta a história dos cinco casos e do verdadeiro e terrível Cropsey.

17. Brother’s Keeper

brother's keeper

Os irmãos Ward eram fazendeiros iliterados vivendo à margem da sociedade. Quando um dos irmãos foi encontrado morto em 1990 e o outro foi acusado de o assassinar, os media resolveram os pintar como doidos perigosos. Porém, curiosamente, a comunidade não deixou de o apoiar.

Os diretores Bruce Sinofsky e Joe Berlinger resolvem então investigar o que realmente se passou, chegando a uma emocionante conclusão no final de um documentário mais focado nas emoções humanas complexas do que na morte em si.

16. The Central Park Five

Central Park five

Cinco adolescentes negros e latinos (Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise) acabaram condenados em 1989 por estuprar e matar a banqueira Trisha Meili, apesar das provas dizerem o contrário.

Ken Burns e sua filha Sarah resolvem então se focar na investigação agressiva por parte da polícia de Nova Iorque e na imparcialidade dos media para criar esse documentário. Este iria culminar na subsequente alteração da condenação dos cinco homens em 2002.

15. There’s Something Wrong with Aunt Diane

aunt Diane

Diane Schuler era conhecida por ser uma cidadã responsável e sensata, que raramente bebia. Por isso, todo mundo ficou chocado quando ela foi pega dirigindo contra-a-mão em uma auto-estrada de Nova Iorque, matando assim sua filha, três sobrinhos, três outras pessoas no carro em que embateu e a ela própria. Apenas seu filho de cinco anos sobreviveu.

A autópsia a seu corpo revelou que Schuler teria um nível elevado de álcool no sangue equivalente a cerca de 10 bebidas alcoólicas. Sua família insiste que ela não estaria sob a influência de álcool ou drogas e que tudo não passaria de uma emergência médica. There’s Something Wrong with Aunt Diane vai explorar as duas alternativas, tentando assim chegar a uma conclusão que desvende este mistério.

14. O Inocente

innocent man

O livro de John Grishman sobre o assassinato de duas mulheres, durante os anos 80, em uma pequena vila em Oklahoma, foi adaptado em um documentário de seis partes pelo diretor Clay Tweel. Este inclui entrevistas com os familiares e amigos das vitimas, os residentes da vila e os advogados e jornalistas envolvidos no caso.

Os dois homens sempre reclamaram sua inocência e, na verdade, não existiam provas de sua culpa, a não ser suas confissões que se conectavam apenas pela menção de sonhos. O Inocente vai explorar as inconsistencias da investigação, tentando perceber o que realmente aconteceu.

13. Amanda Knox

Amanda Knox

Este documentário original da Netflix examina se Amanda Knox é na verdade uma psicopata que matou brutalmente sua colega de quarto ou uma estudante inocente presa em um pesadelo no estrangeiro.

A própria Amanda participa, falando de como foi vilificada e sexualizada pelos media em um caso mediático que foi primeira página por todo mundo.

Amanda Knox ganhou notoriedade após sua condenação e subsequente libertação pelo assassinato de uma colega de quarto com a ajuda de seu namorado. A visão desse documentário se foca principalmente em como os media podem influenciar o sistema de justiça.

12. Wild Wild Country

wild wild country

Esse documentário de seis partes conta como o guru Osho e como seu braço direito Ma Anand Sheela envenenaram uma vila inteira. Wild Wild Country examina esse culto, que se muda da Índia para Oregon nos EUA, para grande dessatisfação da população de quem se tornam vizinhos.

Eventualmente, os lideres do culto serão acusados de seus comportamentos criminosos. Mas o documentário faz com que o público se relacione tanto com os membros do culto como com os cidadãos que se tornaram em vítimas.

11. Abducted in Plain Sight

abducted

Um dos documentários de crime real mais bizarros e perturbadores que você pode assistir, Abducted in Plain Sight segue a história de Jan Broberg, uma garota que foi raptada não uma vez, mas duas pelo amigo da família e vizinho Robert Berchtold, durante os anos 70.

O documentário nos mostra como o pedófilo conseguiu manipular a família através de estranhas e bizarras teorias, em uma história de chantagem e conspiração que prova que, por vezes, a realidade consegue ser mais estranha que a ficção.

10. The Thin Blue Line

thin blue line

Neste documentário de 1988, Errol Morris conta os detalhes da condenação em 1976 de Randall Dale Adams, um homem que, pegando carona no Texas, foi condenado à morte pelo assassinato de um polícia em Dallas.

Considerado por muitos um dos melhores documentários de crime real, The Thin Blue Line se foca nas inconsistências da investigação e nas mentiras da testemunha principal. Tudo isso levou a que um homem fosse sentenciado á morte por um crime que não cometeu.

9. Ao Abismo - Um Conto de Morte, Um Conto de Vida

into the abyss

O realizador Werner Herzog sabe como estimular as emoções de sua audiência e este documentário é um exemplo perfeito disso, se tornando um estudo sobre a moral por detrás da pena de morte.

Michael Perry e Jason Burkett foram em uma passeio no seu Camaro e acabaram sendo acusados de três homicídios em, 2001. No documentário, Herzog mostra o dia-a-dia de Perry no corredor da morte, enquanto espera pela inevitável injeção letal, colocando o público no ponto de vista do alegado assassino.

8. Conversas com um Assassino: As Confissões de Ted Bundy

Ted Bundy

Ted Bundy é o assassino em série mais conhecido de sempre. Esse documentário de quatro partes usa suas gravações verdadeiras para ficarmos a conhecer melhor o homem por detrás de alguns dos mais terríveis assassinatos nos EUA e que matou mais de 30 mulheres. 

A psique do infame assassino em série é aprofundada com entrevistas exclusivas dadas pelo próprio enquanto esperava sua execução no corredor da morte. É focado especialmente como sua personalidade e bom aspeto definiu o estereótipo do assassino em série, nos anos 70.

7. Gênio Diabólico

evil genius

Marjorie Diehl-Armstrong é vista como a potencial orquestradora de um dos assaltos a bancos mais bizarros da história dos EUA.

O foco principal da série é ficar conhecendo essa manipuladora que deixou para trás um rastro de namorados e maridos assassinados e que poderá ter tido papel principal em um assassinato captado em plena televisão nacional.

Porém, será que ela também foi responsável por forçar Brian Wells a protagonizar o famoso roubo que ficou conhecido como "pizza bomber"? Visto que a maior parte dos suspeitos já morreu, Gênio Diabólico vai o deixar frustrado com a quantidade de perguntas que ficam sem resposta, mas não deixa de ser uma viagem fascinante.

6. The Staircase

staircase

Jean-Xavier de Lestrade ganhou um prêmio Peabody por essa série documental sobre o julgamento do escritor americano Michael Peterson. Este foi acusado de matar sua mulher Kathleen em 2001, mas ele insiste que encontrou sua mulher em uma poça de sangue na base das escadas de sua casa, vítima de uma queda acidental.

The Staircase segue a batalha judicial de Peterson durante 16 anos, com o diretor tendo acesso imediatamente após a morte de Kathleen a todo o processo. O escritor, junto com seus advogados, terão de lutar contra seu passado complexo e preconceitos sociais para provar sua inocência.

5. Making a Murderer

making a murderer

Making a Murderer é um dos documentários de crime real mais populares internacionalmente, que conta a história de Steven Avery. Este foi exonerado por provas de ADN de um crime, mas se tornou suspeito de um assassinato ao tentar expor a corrupção das forças policiais.

Filmado durante mais de dez anos, a série vai mostrar ao público que as coisas nem sempre são o que parecem, com Steven e seu sobrinho Brendan Dassey lutando contra tudo e todos para provar sua inocência.

4. The Keepers

keepers

Centrado no assassinato não resolvido de Cathy Cesnik em Baltimore, o documentário revela um perturbador caso de abuso sexual que acaba implicando a arquidiocese de Baltimore.

A história começa com Cathy, uma freira professora em um colêgio católico e que desapareceu em 1969. Dois meses depois, seu corpo apareceu, mas o seu assassinato continua por resolver até hoje. Até que, nos anos 90, ex-alunas vieram acusar o capelão da escola de abuso sexual.

3. Trilogia O Paraíso Perdido

paradise lost

O assassinato brutal de três garotos em 1993 chocou a comunidade de West Memphis, fazendo correr rumores de escândalos e rituais satânicos.

Um trio de adolescentes locais foram acusados do crime devido principalmente a seus gostos pessoais por Stephen King, Metallica e Wicca, acabando assim condenados não com base em provas concretas mas pela desconfiança da comunidade.

Sendo uma série documental das mais conhecidas de sempre, O Paraíso Perdido teve um papel fundamental na exposição da corrupção dentro do sistema judicial estado-unidense, com diversas celebridades vindo a público na defesa dos três jovens injustamente condenados de assassinato.

2. Dear Zachary: Um Caso Chocante

dear Zachary

O diretor Kurt Kuenne decidiu fazer uma homenagem à memória de seu amigo, Andrew Bagby, em um vídeo, para que o filho deste um dia pudesse ver como seu pai seria na vida real. O resultado é uma história trágica sobre um homem que alegadamente foi morto por sua ex-namorada e mãe de seu filho, Shirley Jane Turner.

Quando esta fugiu para o Canada, vemos como os sistemas judiciais canadense e estado-unidense não conseguem entrar em consenso em uma luta pela custódia da criança entre os pais de Bagby e Shirley, uma mulher perturbada mentalmente.

1. The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst

jinx

O documentário de seis partes explora a vida de Robert Durst, um homem rico que foi implicado no desaparecimento de sua mulher, no assassinato de um amigo da família e na morte de um vizinho. Na verdade, foi ele próprio que procurou Andrew Jarecki para contar sua versão da história.

O resultado foi um dos melhores documentários da história moderna, em que o público é convidado a entrar no mundo distorcido de Durst.