Manto e Adaga: Roxxon é o que une todo o UCM!

Ao contrário do que muitos pensam não é Nick Fury que une os diferentes tipos de mídias do Universo Cinematográfico Marvel, mas sim uma misteriosa empresa chamada Roxxon.

A Roxxon tem uma presença muito importante na série (e nas HQs) Manto e Adaga, estando diretamente envolvida com o aparecimento das habilidades especiais de cada um dos personagens. E se você já viu a série, certamente terá reparado no icônico sinal luminoso desta empresa.

Neste artigo você vai descobrir um pouco mais sobre a história e origem da Roxxon, e iremos listar todas as vezes que foram feitas referências a esta empresa no UCM.

A origem nos quadrinhos

ROXXONCOMICS

Para os fãs mais antigos da Marvel, a Roxxon acabou por se tornar numa presença regular em HQs de diferentes heróis. Na realidade, esta empresa já esteve envolvida em conflitos com vários heróis da editora norte-americana, como foram os casos do Capitão América, Homem de Ferro, Demolidor e Deadpool entre muitos outros.

Durante mais de 40 anos, a Roxxon foi vista quase como se fosse um super-vilão. A empresa surge como símbolo de corrupção e ganância, se tornando praticamente uma figura imortal.

Em parte, esse estatuto de imortalidade foi adquirido após várias alianças com a Hydra e outras organizações malignas que habitam o imaginário Marvel. Sempre que o símbolo da Roxxon é avistado no topo de um prédio, isso só pode querer dizer uma coisa: más notícias!

Roxxon nos cinemas

ROXXONMOVIES

Como dissemos no início do artigo, a Roxxon é o verdadeiro elemento de ligação entre os vários tipos de mídia do Universo Cinematográfico Marvel. Logo em 2008, no primeiro filme Homem de Ferro, foi possível avistar um sinal publicitário da empresa numa das cenas do filmes.

Já no filme Homem de Ferro 2 de 2010, podemos ver o logotipo da Roxxon num carro de corrida, durante o Grande Prêmio do Mônaco. Também no terceiro filme do Homem de Ferro existiu outra referência à empresa, quando um caminhão com o logo da empresa despejou milhares de litros de combustível na estrada.

Se você comprou o Blu-ray do filme Capitão América: O Primeiro Vingador, existe uma cena extra chamada de "Houve Algo Engraçado no Caminho do Martelo de Thor", onde podemos ver Phill Coulson impedindo um grupo de ladrões de assaltar um posto de combustível. Nessa mesma cena Coulson estava abastecendo o seu carro com combustível da marca Roxxon.

A ida para a telinha

roxxonseries

Dois anos antes da Marvel invadir a Netflix com as suas séries de heróis, Roxxon apareceu pela primeira vez na televisão em Agentes da SHIELD. Durante a primeira temporada de Agentes da SHIELD existiram várias referências à empresa, no entanto ela quase que desapareceu só voltando na quarta temporada.

Também na série Agente Carter a Roxxon teve um papel crucial, principalmente em três episódios da primeira temporada. Já na segunda temporada, Peggy Carter teve de invadir a sede da empresa em Los Angeles.

Nas séries da Netflix a primeira vez que ouvirmos falar de Roxxon foi em Demolidor, durante um caso que os ainda advogados estagiários Matt Murdock e Foggy Nelson estavam trabalhando. Mais tarde em Os Defensores descobrimos que a Roxxon se encontrava secretamente a trabalhar com a The Hand (A Mão).

Foi finalmente com Manto e Adaga que a empresa ganhou um destaque central na trama de um dos projetos da Marvel, estando envolvida diretamente com o evento que deu os super-poderes a cada um dos personagens.

Podemos portanto perceber que essa empresa icônica do Universo Marvel poderá ter uma importante palavra a dizer no futuro do UCM!