Manto e Adaga: descubra as diferenças entre os quadrinhos e a série!

Criados em 1982 pelo roteirista Bill Mantlo e pelo ilustrador Ed Hannigan, Manto e Adaga são dois jovens foragidos que foram para Nova York a procura de uma vida melhor. No entanto, o destino tinha outros planos e eles se acabaram por ganhar super-poderes bem invulgares.

Recentemente estes dois personagens ganharam destaque graças à nova série que está sendo produzida pelo canal norte-americano Freeform e que tem sido um sucesso entre fãs e crítica.

Se você está procurando mais informações sobre esta fantástica dupla da Marvel, então você está no lugar certo! Este artigo que preparamos para você dará enfoque aos aspetos fundamentais de ambas as personagens!

Você precisa conhecer Tandy Bowen...

ADAGA

Tandy Bowen cresceu no Ohio, filha de um multimilionário e de uma super-modelo. O pai de Tandy abandonou a família quando ela ainda era muito jovem e a sua mãe estava muito preocupada com a sua vida social para dar atenção a Tandy.

Até mesmo o namorado de Tandy acabou por se esquecer dela, depois de ter entrado na Universidade. Foi nesse momento que ela decidiu se mudar para Nova York e tentar concretizar o seu sonho de se tornar uma dançarina profissional.

Na série da Freeform a origem de Tandy é um pouco diferente, lá o pai dela morre num acidente de automóvel que está ligado com o evento que lhe deu superpoderes. Apesar da sua Mãe ainda ser viva, ela prefere adotar um estilo de vida bem alternativo, com algum crime à mistura. Algo que mudou depois de os seus superpoderes se revelarem e de ter conhecido Tyrone.

...e Tyrone Johnson

manto

Tyrone Johnson vem de um meio muito diferente do de Tandy. Ele foi criado num dos bairros mais pobres de Massachusetts e nasceu com um problema de fala. Depois da morte do seu melhor amigo, Tyrone ficou extremamente depressivo e começou a viver como um sem-teto.

Infelizmente, Tyrone começou a roubar, pois esta era a única maneira que ele tinha de ter alguma grana para comprar comida.

Também a origem de Tyrone foi alterada na série. Manto e Adaga Tyrone tem uma família de classe média com ótimas condições de vida, contudo a sua vida muda quando ele vê o seu irmão mais velho sendo assassinado por um policial. Este evento também está relacionado com a forma como ele ganhou os seus superpoderes.

Como é que os dois se conheceram?

manto e adaga

Os dois jovens se conheceram quando Tyrone pensou em assaltar Tandy para roubar a sua carteira, no entanto ele ficou super arrependido depois que Tandy se ofereceu para lhe dar alguma grana. No entanto, no momento seguinte, a carteira de Tandy foi roubada por um outro ladrão.

Tyrone começou imediatamente a perseguir o bandido e acabou por conseguir recuperar a carteira. Como forma de agradecimento, Tandy convidou Tyrone para jantar e a partir desse momento uma grande amizade nasceu entre os dois.

Já na série as coisas aconteceram de uma forma totalmente diferente. Depois do acidente que deu os superpoderes aos dois eles se conheceram por breves momentos, sendo que eles só voltaram a se encontrar de novo na adolescência.

Nesse encontro Tandy tentou roubar a carteira a Tyrone durante uma festa, quando reparou, ele começou a perseguir Tandy. Quando os dois se tocaram uma pequena explosão de impacto foi criada, fazendo com que ambos fossem arremessados para longe um do outro.

Foi aí que os seus poderes começaram a se manifestar e os dois perceberam que já tinham se encontrado quando ainda eram crianças, no acidente que lhes deu as suas novas habilidades.

Eles ganharam os seus poderes de uma forma bem estranha

manto e adaga

Existia um cientista que trabalhava com o grupo de vilões Maggia, que estava mentido a vários sem-abrigo, lhes prometendo abrigo e alimento. No entanto, na realidade, ele estava tentando recrutar cobaias para as suas experiências. Esse cientista se chama Simon Marshall e estava testando uma nova droga que até aquele momento tinha matado todas as suas cobaias.

Quando Simon se ofereceu para ajudar, Tandy aceitou e os dois jovens foram levados para os laboratórios deste cientista sem escrúpulos. Ambos foram injetados com uma droga chamada D-Lite. Apesar de terem sobrevivido, ambos acabaram ganhando superpoderes.

Agora com os seus novos superpoderes, eles tentam derrotar os seus inimigos. Tyrone passou a se chamar Manto, sendo capaz de controlar a dimensão negra. Já Tandy adotou o nome de Adaga, referência aos punhais de luz que ela utiliza.

Como Manto e Adaga ganharam seus poderes na série live-action?

Já na série as coisas foram bem diferentes! Durante uma forte tempestade o carro que o pai de Tandy estava dirigindo atravessava uma ponte quando derrapou e caiu no rio.

Nesse mesmo momento o irmão de Tyrone é encurralado pela polícia junto a esse mesmo rio. Tyrone estava fugindo com o seu irmão e viu um dos policiais disparando e matando o seu familiar, que cai imediatamente inanimado ao rio. Tyrone salta para a água na tentativa de o salvar.

No momento em que Tandy e Tyrone estão dentro das águas do rio, um raio atinge uma planta energética da Roxxon, que acaba por imitir uma onda de radiação que entra em contacto com os corpos dos dois jovens. 

Como dissemos em cima, os seus superpoderes só acabaram por se manifestar anos depois, quando os dois voltam a se reencontrar.

A primeira temporada de Manto e Adaga está sendo transmitida pelo canal norte-americano Freeform, você pode assistir ao trailer aqui: