TWD: Shane ou Rick? Finalmente revelado quem é o pai de Judith

O episódio “Service” de The Walking Dead ficou marcado com a revelação inesperada do verdadeiro pai de Judith. Finalmente disseram quem é mesmo o pai da menina: Rick ou Shane?

Quem é o pai de Judith?

Shane, Rick e Lori

As primeiras temporadas de The Walking Dead tinham um triângulo amoroso no seu centro, com Rick e Shane disputando o amor de Lori. Quando ela ficou grávida, era impossível saber com 100% de certeza quem era o pai.

Os fãs disputaram isso durante bastante tempo. Mas pela primeira vez na história da série, Rick falou disso abertamente. Em uma conversa tensa com Michonne, onde ele tentou que ela entendesse que tinha que aceitar a nova ordem de Negan por mais que custasse, Rick revelou que não é pai de Judith:

“Eu tinha um amigo. Eu não falo sobre ele. Ele era meu companheiro. Ele colocou Lori e Carl em segurança assim que tudo [apocalipse] começou. Eu estava no hospital. Eu não sabia o que estava acontecendo. Meu amigo, seu nome era Shane. Ele e Lori, eles estavam juntos. Eles acharam que eu estava morto. Eu sei que Judith não é minha filha. Eu sei disso. Eu amo ela. Ela é minha filha mas não é minha. Eu tive que aceitar isso. Eu fiz isso para que ela pudesse sobreviver. Eu vou morrer antes dela e espero que seja daqui há muito tempo para que eu possa criar ela, protegê-la, e ensinar a ela como sobreviver. É assim que nós vivemos agora. Eu tive que aceitar isso, também, para que conseguisse manter todo mundo vivo.”

Com essa revelação, é agora oficialmente parte do canône que Judith é filha de Shane, e não de Rick. Isto é algo que não aconteceu nos quadrinhos, porque o criador da HQ nunca revelou quem foi o pai da menina. Mas para a maioria dos fãs, já existia um consenso de que Judith era filha de Shane.

A reação de Michonne

Michonne e Rick

Em uma entrevista ao ComicBook.com, a atriz Danai Gurira (Michonne) compartilhou a visão da personagem diante da revelação:

“É desolador, impressionante, doloroso e é realmente um conjunto de coisas dolorosas. Porque por um lado ela ama ele e vê mais da beleza dele, mas ele estava guardando tudo isso dentro dele, e ele ter tomado a decisão que tomou, e é isso que torna ele um belo líder.”

Gurira explicou também como isso mudou a atitude de Michonne em relação à submissão a Negan:

“Escutar ele compartilhar isso faz ela mudar seu comportamento sobre tudo. Ela tem um certo nível de raiva e frustração em relação a ele antes dele revelar essa informação. Mas quando ele coloca as coisas dessa forma e você entende, primeiramente, o fardo que ele carrega.”

Podemos então esperar ver Michonne apoiando Rick em mais um difícil momento da sua vida? Segundo Danai Gurira, a sua personagem vai apoiar, mas vai também contra quem eles são:

“Ela realmente vê de forma muito mais clara como especificamente o que aconteceu com nossos amigos atingiu de verdade sua alma, quando ele compartilha isso. E ele está concordando em sacrificar tanto de quem ele é pelo bem dos outros. Nesse momento ela não pode discutir com ele sobre isso. Não há nada sobre o que discutir. É realmente sobre ela tentar o seu melhor para apoiar ele. É isso que ela diz, ela diz que vai tentar, mas realmente vai contra tudo o que eles foram. Tudo o que eles conhecem.”

A escolha do nome Judith

Carl e Judith

O nome Judith (considerado como muito antiquado nos Estados Unidos) foi sugerido por Carl, seu irmão mais velho. Um comentário no Reddit mostra a possível relevância desse fato diante da revelação de Rick.

Embora Rick veja Judith como sua filha, ela faz parte da família biológica de Carl e deveria ser ele a escolher o nome da bebê. Além do seu pai, Carl só tem Judith como família – algo extremamente raro e valioso nessa época apocalíptica.