Half-Life | Tudo sobre uma das mais importantes franquias dos games!

Em 1998, o mundo dos games foi revolucionado com um lançamento que combinava uma história sensacional com a mecânica do First Person Shooter: estamos falando de Half-Life, o jogo que acompanha o cientista Gordon Freeman e sua tentativa de sobreviver a um misterioso incidente.

Hoje nós vamos falar sobre o enredo, os personagens e tudo o que faz da franquia Half-Life uma das mais aclamadas pelo fãs!

Tudo começou em Black Mesa

black mesa

Num dia como outro qualquer, o Dr. Gordon Freeman se atrasa para seu trabalho. Responsável pelo Laboratório de Materiais Anômalos no Centro de Pesquisa Black Mesa, ele pega o trem que conecta as instalações e é avisado que deverá usar uma roupa de proteção por conta de um importante experimento a ser realizado. O que ele não sabia é que aquele dia comum se tornaria uma luta por sobrevivência.

O experimento falha e, por conta de um processo chamado Ressonância em Cascata, é aberto um portal conectando a Terra com a dimensão Xen. Sugado pelo portal, Freeman testemunha vários tipos de criaturas diferentes e então desmaia.

O cientista acorda na câmara de testes e encontra um cenário catastrófico, com corpos de cientistas por todos os lados e toda a comunicação com o exterior destruída. Freeman então encontra sobreviventes e é incentivado a sair de lá em busca de ajuda. Para se defender, ele conta com sua fiel companheira: um pé-de-cabra!

Conforme abre seu caminho, enfrentando headcrabs (criaturas que grudam na cabeça de humanos e os tornam seus escravos) e a Unidade de Combate em Ambientes Perigosos (forças militares que estão matando os sobreviventes para manter o sigilo da situação), o cientista descobre que aquele incidente pode ter desdobramentos ainda mais perigosos!

Freeman precisa fechar o portal para impedir uma invasão completa. No entanto, em Xen, uma criatura extremamente poderosa está mantendo a fissura aberta: é Nihilanth, o desafio final do cientista no game. Depois de vencer o monstro, no entanto, Freeman acorda sem suas armas e sendo observado por um homem misterioso ('G-Man'), que lhe faz uma oferta que ele não pode recusar.

A Guerra das 7 horas e a invasão da Terra

half life 2

Sem saber que o que se passara em Black Mesa tinha sido um evento meticulosamente planejado ao invés de um acidente, Gordon descobre que, enquanto esteve desmaiado, a Terra havia sido invadida por forças de diferentes raças alienígenas combinadas. A morte de Nihilanth, que era uma espécie de guardião dos portais, possibilitou a abertura de outras fissuras ao redor do planeta.

Mas Gordon não havia apenas desmaiado: ele havia sido mantido preso em uma espécie de suspensão temporal por G-Man. Acordado, ele descobre que se passaram 20 anos desde a invasão e que, agora, terá que colaborar com as forças ocupantes se quiser sobreviver.

Gordon, no entanto, se recusa e se junta à Resistência, integrada por ex-membros da Black Mesa e novos personagens. Dos revoltosos, Gordon ganha sua famosa Gravity Gun. Juntos, os rebeldes precisam sabotar e minar as forças alienígenas combinadas. No entanto, durante as operações, Alyx, sua nova aliada, acaba capturada.

O cientista então precisa usar toda a tecnologia e inteligência disponível para invadir a Cidadela, centro de comando das forças invasoras, para resgatar Alyx. Ele, no entanto, acaba capturado e posto numa câmara de confisco, que destrói todas as armas, exceto a Gravity Gun, que acaba sendo sobrecarregada e ficando extremamente poderosa.

Com sua arma incrivelmente destrutiva, Gordon consegue resgatar Alyx, destruir o portal e causar um colapso na Cidadela. No entanto, quando tudo está prestes a explodir, o tempo congela e o G-man ressurge. Ele parabeniza Gordon pelos seus feitos e volta a colocar o cientista em suspensão temporal.

Os personagens

Dr. Gordon Freeman

Gordon Freeman

Gordon é o protagonista de Half-Life e Half-Life 2. Físico teórico, o Dr. Freeman trabalhava na Black Mesa como pesquisador no Laboratório de Objetos Anômalos. Sobrevivente da "Ressonância em Cascata", Gordon escapa do laboratório, enfrentando aliens e forças militares para alcançar a superfície.

Devido ao seus feitos em Black Mesa, ele se torna uma espécie de ícone da resistência na Terra e, quando regressa após seus período em suspensão temporal, ele passa a ser a principal esperança dos revoltosos contra a ocupação alienígena.

"G-Man"

The G-Man

O homem sem nome, apelidado de G-Man, é um dos maiores mistérios da franquia Half-Life. Com poderes sobre-humanos, é difícil de saber quem ou o que exatamente é o G-Man. Ele aparece logo no começo do primeiro jogo da franquia observando Gordon ao longo do seu percurso.

No final do primeiro jogo, ele retorna para mostrar o que se passa em Xen, dá parabéns ao cientista por conseguir vencer Nihilanth e oferece a Gordon um "trabalho". Ao longo da franquia, ele aparece em diversas ocasiões e suas intenções não são claras.

Eli Vance

Eli Vance

O Dr. Eli Vance era um cientista e colega de trabaho de Gordon na Black Mesa. Em Half-Life, Gordon encontra Vance gravemente ferido enquanto tenta escapar do laboratório. No dia da "Ressonância em Cascata", Eli tinha levado sua filha Alyx para Black Mesa.

De alguma maneira, os dois conseguiram sobreviver. Eli, no entanto, acabou perdendo uma das suas pernas. Brilhante, Eli desenvolveu a Gravity Gun, arma que seria a principal aliada de Gordon em Half-Life 2. Eli Vance morre ao tentar salvar sua filha e Gordon de um ataque surpresa das forças ocupantes.

Alyx Vance

Alyx Vance

A primeira vez que Alyx aparece em Half-Life, ela não passa de uma criança, acompanhando seu pai num dia de trabalho. No entanto, a jovem se junta ainda cedo à resistência contra os aliens, alcançando rapidamente um papel de liderança.

Hacker, Alyx também é uma brilhante mecânica, capaz de consertar Dog, seu robô. Em Half-Life 2, Alyx é a principal parceira de Gordon na realização das missões. A personagem também será a protagonista de Half-Life: Alyx em 2020.

Mods da franquia

Counter Strike

Além da história brilhante, as mecânicas de jogo introduzidas por Half-Life e Half-Life 2 deram origem a diversos outros games. Surgidos como MODs (modificações do código original), alguns títulos acabaram fazendo tanto sucesso que tornaram-se jogos individuais.

Alguns dos derivados de Half-Life e Half-Life 2 são: Counter Strike, Portal, Team Fortress, Black Mesa e Sven Co-Op.

Curte Half-Life? Então se liga!

Half-Life: Alyx | Valve libera trailer do novo jogo da franquia!

Call of Duty 2019 | Novo jogo da franquia vai contar com modo campanha

Call of Duty: Modern Warfare | Killstreaks do game podem ter vazado!