O que realmente aconteceu no final da trilogia do Cavaleiro das Trevas?

A célebre trilogia do Cavaleiro das Trevas dirigida por Christopher Nolan, teve um final com algumas notas um pouco confusas, o Batman supostamente "morreu", Bruce Wayne se aposentou na Itália e vários vilões tiveram uma morte bem dolorosa.

Mas, se você se recorda, o final do último filme da trilogia deixou muita coisa em aberto.

Neste artigo vamos tentar explicar um pouco melhor tudo o que aconteceu e tentar entender qual o seu significado para o futuro.

Sonho ou realidade?

Numa das últimas cenas do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, podemos ver o Batman utilizando o Batpod para levar a bomba que podia destruir Gotham para bem longe da cidade. Quando a bomba finalmente explode, ela já está tão distante de Gotham que não afeta a cidade de forma alguma.

Todo mundo parece acreditar que o Batman deu a própria vida para salvar a sua terra natal, e a cidade finalmente o reconhece como um verdadeiro herói.

No entanto, antes de tudo isso acontecer e como forma de desabafo, Alfred confessa que o seu maior sonho era ver Bruce longe de Gotham, junto da mulher da sua vida. E isso acontece, assim como Alfred descreveu no fim do filme, com Bruce Wayne aparecendo num café em Florença, junto de Selina Kyle

Muitos fãs começaram a criar teorias, afirmando que esta era apenas uma cena ambígua ao estilo de A Origem, afirmando que Alfred poderia estar tendo uma espécie de alucinação.

Contudo, o ator Christian Bale veio colocar um ponto final em toda a polêmica, afirmando que Bruce sobreviveu e o que Alfred viu foi real.

Para além disso, o filme quase que dissipa qualquer tipo de dúvida quando Lucius Fox descobre que Bruce conseguiu colocar o auto piloto do Batpod funcionando.

O que aconteceu a John Blake?

blake

No final do filme John Robin Blake ficou com uma missão bem difícil. Para além de ter ficado responsável por reconectar a cidade de Gotham com os seus órfãos, Bruce o escolheu para substituir o Batman como o novo vigilante da cidade.

Essa cena ficou bem explicita depois de Bruce ter deixado as coordenadas da Batcaverna a Blake para que ele a descobrisse e desse continuidade ao legado do Batman.

Apesar de não termos tido a oportunidade de ver Blake em ação como vigilante, podemos perceber que ele seria um pouco menos violento e sombrio que o Batman... Será que Gotham City ficou entregue ao Asa Noturna?

Existe possibilidade de uma sequência?

nolan batman

Sem dúvida que a trilogia terminou com muitas opções em aberto, com Blake tomando conta da Batcaverna e com vários vilões que ainda poderiam ser utilizados... existe muito material que ainda podia ser usado por Christopher Nolan.

No entanto, o ator Joseph Gordon-Levitt, não acredita que o diretor dê uma continuidade no futuro à franquia. Ele chegou mesmo a dizer que o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge tinha sido o final perfeito para uma trilogia verdadeiramente épica.

Em teoria, mesmo que Nolan não estivesse interessado em continuar a história da trilogia, outro diretor podia o querer fazer... Afinal de contas, o filme Superman - O Retorno de Bryan Singer foi uma sequência de Superman II,passados mais de 20 anos do lançamento do filme.

Nada é impossível!