Doutor Sono | 6 diferenças entre o filme e o livro

Doutor Sono é a tão aguardada sequência de O Iluminado e chegou aos cinemas na última quinta-feira, dia 7 de novembro. E apesar de ser uma adaptação fiel aos livros, há alguns detalhes que foram mudados para se encaixarem melhor na história.

Por isso, o Aficionados decidiu elaborar um artigo para apontar as diferenças entre o filme recém-chegado aos cinemas e o best seller de Stephen King. Caso você não tenha lido nenhum dos livros e tem interesse, recomendamos que não prossiga adiante.

ATENÇÃO: A matéria contém spoilers de Doutor Sono!

1 - Abra Stone e Dan Torrance são parentes!

Abra e Dan em Doutor Sono

Abra Stone é a garota que Dan Torrance precisa ajudar imediatamente, já que há uma estranha seita atrás da garota e de seu dom. Para isso, Dan decide se jogar uma macabra aventura e enfrentar todos os seus pesadelos, resultados da estadia no Hotel Overlook. No longa, a garotinha e o rapaz não passam de meros conhecidos que compartilham do mesmo poder.

Entretanto, no livro isso é totalmente diferente. Na história de Stephen King, enquanto Dan se envolve cada vez mais com Abra, na tentativa de protegê-la, ele acaba descobrindo que a mãe da garotinha, Lucy, e ele são irmãos. Lucy é o resultado de uma traição de Jack Torrance com outra mulher, enquanto Danny e Wendy ficavam em casa e enfrentavam alguns problemas no lar.

A única que sabia desse fato era a bisavó de Abra, conhecida como Momo.

2 - Quem é Momo?

Cena de Doutor Sono

No longa, a única menção que temos a esta figura, é quando a mãe de Abra diz que irá visitar a Momo e pergunta para a garotinha se ela irá sobreviver, já que a senhora tem câncer. Entretanto, no livro, a pessoa é muito mais importante do que muita gente imagina.

Momo é Concetta Reynolds, a bisavó de Abra. Muito ligada a família, a senhora conhecida como Momo tem um papel desempenhado na história, afinal ela é a única que sabe que o pai de Lucy é Jack Torrance. Além disso, a senhora sempre mostrou estar atenta ao poder da pequena Abra.

3 - Billy Freeman e David Stone

Cena de Doutor Sono

Billy Freeman é a primeira pessoa a ajudar Dan Torrance assim que ele chega em Frazier, na tentativa de reconstruir sua vida. Logo ele acaba se tornando um grande amigo do rapaz e, consequentemente, entra na história de Abra Stone, assim como o pai da garotinha, David.

No longa, os dois são mortos por membros do Verdadeiro Nó, por tentarem proteger Abra. Só que no livro, os dois seguem vivos e felizes! O únicos a serem mortos, de fato, são os participantes da macabra seita que precisa do vapor das crianças Iluminadas.

4 - O discurso motivador

Dan Torrance em Doutor Sono

Em determinado ponto de Doutor Sono, vemos um salto de oito anos e em seguida Dan Torrance está recebendo uma ficha do Alcoólicos Anônimos por passar bons anos sem colocar uma gota de álcool na boca. Ali, ele começa um discurso sobre como foi passar por esse tempo e até se compara ao seu pai, além de citar Jack Torrance.

No livro, esse salto de tempo acontece apenas no final, depois que todas as coisas estão acertadas e não existe mais o Verdadeiro Nó. Inclusive, no mesmo dia em que completa quinze anos que Dan está sóbrio, é o aniversário de sua sobrinha, Abra.

5 - Se enfrentando no Overlook

Rose Cartola enfrentando Abra Stone em Doutor Sono

No ápice de Doutor Sono, Abra e Dan estão preparados para enfrentar Rose Cartola, a última sobrevivente do Verdadeiro Nó. Interessada no vapor que a garota Iluminada pode produzir, essa é a última tentativa de capturar e matar a garota. Porém, a batalha entre os personagens acontece dentro do Hotel Overlook.

Diferente do que nos é apresentado no livro. Já que, Bill Freeman está vivo e ajuda Abra no plano arquitetado por Dan. No final das contas, eles estão em território do hotel mal assombrado, porém o ápice todo do confronto entre Dan, Abra e Rose Cartola acontece no mirante do Overlook, o Topo do Mundo. Inclusive, um dos últimos membros do Verdadeiro Nó, Sarey Shhh, morre nesta parte.

6 - O final de tudo

Dan Torrance em Doutor Sono

Depois de enfrentar Rose Cartola dentro do Hotel Overlook, Dan Torrance encontra o espírito de sua mãe, Wendy, e acaba ficando enquanto Abra do lado de fora vê o local arder em chamas enquanto espera a polícia do Colorado chegar até a garotinha.

Depois, nós vemos Dan junto com Abra no quarto da menina, mas não demora para entender que ele morreu e se tornou um tipo de espírito protetor para a criança. Assim como Dick Halloran foi para ele.

Só que no livro, Dan não morre. Ele continua vivo, escapando ao lado de Billy Freeman. Rose Cartola foi morta por um tiro e ciclou (nome que o Verdaeiro Nó dava para a morte deles) e assim, o Overlook caiu no esquecimento para sempre, pelo menos para Dan.

------------------------------

Você já chegou a ler a história? Já assistiu ao filme? Conta pra gente o que achou!

Doutor Sono chegou ao cinema no dia 7 de novembro e segue em exibição nos cinemas.

FIQUE LIGADO:

Crítica Doutor Sono | Uma verdadeira carta de amor aos fãs de Stephen King

Doutor Sono | 5 easter eggs que só quem é fã de O Iluminado percebeu!

Doutor Sono | Diretor fala sobre reformulação de trechos de O Iluminado