Sabia que existem vários Hulks? Conheça os 15 diferentes!

O Hulk é, sem dúvida, um dos super-heróis da Marvel mais facilmente reconhecíveis por toda a parte e um dos favoritos dos fãs. Porém, embora sua versão clássica seja a mais icônica, existem outras variedades do monstro verde.

Confira essa lista dos quinze diferentes Hulks e suas características.

1. Grutan: Mighty Hulk

grutan

Em 1960, Stan Lee e Jack Kirby criaram o primeiro Hulk dos quadrinhos, em Strange Tales #75.

Cansado de ter seus colegas xingando sua pequena estatura e fragilidade, o cientista Albert Poole resolveu criar uma armadura robótica gigante após ter falhado na criação de um elixir de crescimento. Infelizmente, o plano não correu como o esperado, quando Poole se fechou na armadura esquecendo a chave da ignição do lado de fora. Isso fez com que ficasse preso para o resto de sua vida dentro do Mighty Hulk.

Mais tarde, a Marvel alterou o nome dessa armadura para Grutan, para que os fãs não ficassem confusos entre o robô e outras versões de Hulk.

2. Xemnu: Living Hulk

xemnu

Em Journey into Mystery #62, Lee e Kirby resolvem reciclar o nome Hulk, criando Xemnu, o Living Hulk.

Essa versão ciborgue do Abominável Homem das Neves é um extraterrestre criminoso que caiu acidentalmente com a sua nave na Terra. Após várias tentativas fracassadas de escapar do planeta, Xemnu utilizou seus poderes telepáticos para enganar os humanos e começar uma nova vida. 

Assim, ele se tornou em um inimigo recorrente do clássico Hulk de Bruce Banner,  aparecendo ocasionalmente nos quadrinhos da Marvel até aos dias de hoje. Porém, ele foi renomeado para Xemnu, o Titã para não confundir os leitores.

3. Glop: O Hulk

gulp

Stan Lee e Jack Kirby criaram ainda um terceiro Hulk antes de Bruce Banner.

Em Tales to Astonish, encontramos um monstro de gosma laranja que saída das telonas para aterrorizar suas audiências. Porém, no final de suas histórias, era sempre revelado que também isso fazia parte do mesmo filme.

A saga desse Hulk sobreviveu pouco tempo e em edições posteriores ele acabou sendo renomeado de Glop.

4. Bruce Banner: O Incrível Hulk

banner

Bruce Banner foi o primeiro dos Hulks modernos e a imagem de marca que nos avisa para os perigos da radiação nuclear.

Quando o cientista estaria testando uma bomba gama de sua criação, um adolescente entrou por engano na zona interditada. Para o salvar, Banner se joga na sua frente pegando ele os raios gama que acabaram o transformando em um monstro gigante. 

Originalmente, Hulk era um monstro cinza que aparecia apenas à noite, sendo depois alterada a sua cor para verde e sua forma de transformação para quando Banner se sentisse furioso.

Essa versão clássica de Hulk tem uma força quase ilimitada e é rápido a perder o controle de sua ira. Porém, ele é também muito burro e fácil de distrair.

5. Rick Jones

jones

Jones, o companheiro adolescente de Hulk, ganhou seus próprios poderes ao cair em um conjunto de químicos intencionado para curar Banner. Ao contrário do cientista, porém, as transformações de Jones apenas ocorrem de noite, enquanto o garoto dorme.

Eventualmente Rick perdeu seus poderes de Hulk, mas mais tarde ele viria a se tornar em Bomba-A, uma versão azul de Abominável.

6. Totalmente Incrível Hulk

awesome

Amadeus Cho é um amigo de Banner de longa data que absorveu a radiação gama do super-herói e a tomou para si próprio. Assim, Cho salvou Banner e se transformou no novo Hulk.

Junto com sua irmã Maddy, o super-herói começou a perseguir monstros perigosos, continuando o trabalho de seu predecessor.

7. Mulher-Hulk

she hulk

Jennifer Walters, prima de Bruce Banner, estava sangrando devido a um ferimento grave após ter sido baleada por um inimigo de seu pai. Bruce a salvou com uma transfusão de seu próprio sangue, mas isso fez com que Walters recebesse também uma dose forte de radiação gama que a transformou em Mulher-Hulk.

Após lutar pelo controle de seus novos poderes, ela acabou se habituando e, durante uma época, até parou de voltar à sua forma humana. Ao contrário de seu primo, Walters reteve sua própria inteligência e seu poder não depende de sua raiva.

Na sua vida de super-heroína, Walters deu um importante contributo aos Vingadores e ao Quarteto Fantástico, onde ingressou. Além disso, Mulher-Hulk se tornou em uma advogada de sucesso e muitos de seus quadrinhos a solo se focaram em sua carreira legal, defendendo clientes com superpoderes.

8. Lyra: Mulher-Hulk II

savage

Durante o arco Dark Reign, conhecemos uma filha de Hulk e da vilã Thundra. Esta segunda Mulher-Hulk, de nome Lyra, viajou de um futuro alternativo em uma tentativa de salvar o seu povo. Porém, ela acabou ficando no passado como agente da organização inter-dimensional A.R.M.O.R..

Ao contrário do pai, Lyra ganha força através da calma, por isso, ela desenvolveu um método de relaxamento que lhe permite ficar muito forte e pronta para a batalha.

9. Joe Fixit: O Hulk Cinza

fixit

Quando Hulk apareceu pela primeira vez em O Incrível Hulk #1, ele não era verde, mas sim cinza, sendo sua cor alterada devido à fraca qualidade da tinta que Lee e Kirby tinham disponíveis.

Mais tarde, nos anos 80, Hulk viria a sofrer uma mutação que o faria reganhar sua forma original, mas com uma nova personalidade. Esse Hulk Cinza era, sem dúvida, mais inteligente e manipulador do que Banner ou o Hulk verde.

Durante essa fase, ele tomou o nome de Joe Fixit e se mudou para Las Vegas, ingressando no negócio da máfia dos cassinos. Na verdade, essa nova persona é a do adolescente reprimido dentro de Banner. Um garoto arrogante, zangado, que odeia a autoridade e vive rodeado de mulheres e música alta.

10. O Hulk Vermelho

red

No final dos anos 2000, a Marvel introduziu uma nova versão de Hulk, o misterioso Hulk Vermelho. Este utilizava uma pistola gigante e usufruía de mais força do que o Hulk original. Todo esse poder chocou um grande número de leitores, especialmente após o super-herói ter lutado com Galactus e até o Vigia. 

Finalmente, foi revelado que o Hulk Vermelho era na verdade o General Thunderbolt Ross, o mais antigo inimigo de Bruce Banner, que estaria trabalhando para a organização Intelligencia. Eventualmente, os leitores descobriram também que a razão por detrás de todo o poder do Hulk Vermelho se resume à sua habilidade adicional de absorção de energia. Ou seja, ele absorve os poderes dos inimigos, aumentando assim a sua força enquanto diminui as dos oponentes.

11. Mulher-Hulk Vermelha

red

Após Betty Ross, o par romântico mais duradouro de Banner, ter morrido nas mãos de Abominável, ela foi trazida de volta à vida pela Intelligencia como a Mulher-Hulk Vermelha, ganhando assim os mesmos poderes de seu pai, o Hulk Vermelho.

Betty ajudou o Hulk e seu pai a derrotar a organização e mais tarde se juntou aos Defensores, mas Banner acabou por a curar de seus poderes recentemente.

12. Skaar: O filho de Hulk

skaar

Após ter sido enviado pelos Illuminati para fora da Terra, o Hulk caiu acidentalmente em um planeta de gladiadores. Ele acabou conquistando todo o planeta e casando com uma das nativas, Caiera.

Aí, seu foguetão explodiu, alegadamente matando sua esposa. O Hulk culpou seus antigos aliados da tragédia e resolveu retornar à Terra para se vingar, não sabendo que tinha deixado para trás um filho. Skaar ganhou os mesmos poderes que o pai, incluindo também alguns de sua mãe, e resolveu procurar o Hulk na Terra.

Por fim, quando se reencontraram, Banner treinou Skaar, que ajudou os Novos Vingadores a derrotar Norman Osborn.

13. O Professor Hulk

professor

O Professor Hulk, ou Merged Hulk como também é conhecido, foi a forma dominante do super-herói durante vários anos.

Esse Hulk super-inteligente apareceu quando o psiquiatra Doc Sampson entrou no subconsciente de Banner e convenceu suas três personalidades (Bruce, Hulk e Fixit) a se fundirem. Assim, ele se tornou no Porfessor Hulk, um monstro verde que nunca se transforma em humano, com toda a inteligência do cientista e também com a força das outras personas.

14. Senhorio Hulk

landlord

Na HQ cult Velho Logan, Wolverine viaja pelos EUA em um universo alternativo pós-apocalíptico, onde diferentes supervilões pegaram para si partes do país. Já a sua terra-natal, a Califórnia, se havia transformado na Hulkland e é controlada pela família de Hulk, liderada por um Bruce Banner corrompido pela radiação.

Quando Logan retorna finalmente a casa, ele descobre que os filhos de Hulk haviam matado toda sua família. E, procurando vingança, os dois super-heróis entram em confronto. Após a luta, o Hulk começa a devorar o corpo de Wolverine. Porém, este se regenera em seu sistema digestivo, fazendo com que o monstro verde seja despedaçado de dentro para fora.

15. O Maestro

maestro

No futuro, após uma devastação nuclear que destrói todo o planeta, toda a vida remanescente fica sob a autoridade do poderoso Maestro. Esse ditador é na verdade um velho Bruce Banner corrompido pelo poder.

O jovem Hulk é então transportado para o futuro em uma tentativa de derrotar a sua versão mais velha, conseguindo apenas sair vitorioso quando o Maestro é levado para o exato momento no passado em que a bomba gama explode, criando o seu próprio nascimento e morte.