Dragon Ball FighterZ: saiba como ser o campeão dos lutadores!

Com o lançamento de Dragon Ball FighterZ, muitos jogadores novatos vão querer experimentar o game por serem fãs da franquia. Porém, os combates podem acabar em desastre se você não estiver habituado aos sistemas complexos dos games de luta.

Confira essas dicas para aprender a esmagar seus oponentes na arena!

Não pule o tutorial

tutorial

É importante que você passe um pouco de tempo no modo Tutorial para aprender o essencial sobre as mecânicas do game. Além disso, cada lutador possui um número de movimentos e habilidades, incluindo um conjunto de combos.

Dragon Ball FighterZ permite, também, que você acesse ao modo de Treinamento para experimentar todos os personagens disponíveis e ficar conhecendo melhor as habilidades de cada um deles.

Comece dominando os ataques simples

ataques

Ao jogar games de luta, a maior parte dos jogadores fica apenas esmagando o controle, esperando se dar bem com ataques aleatórios. Porém, um jogador experiente vai sempre ganhar de um novato, pois existe lógica por trás de seus ataques.

Em todos os games de luta existem três funções principais e todas podem ser quebradas. Um ataque pode ser bloqueado, um dash (quadrado + triângulo / R1 + X) pode quebrar um bloqueio e um ataque pode impedir um dash.

Aprender os botões certos para criar combos espetaculares não vai servir de nada se você não conseguir fazer os ataques mais básicos. Isto porque são esses ataques simples partilhados por todos os personagens que abrem caminho para as combinações.

Logo, você deve, não só conhecer cada um desses ataques, mas experimentá-los no modo de Treinamento para saber a distância e a velocidade de ataque de cada personagem.

  • Ataque Leve (quadrado / X): ataques rápidos que causam pouco dano.
  • Ataque Médio (triangulo / Y): ataques médios que causam dano moderado.
  • Ataque Forte (circulo / B): ataques lentos que causam muito dano e podem jogar o oponente no ar.
  • Ataque Especial (cruz / A): ataque especial único de cada personagem e que causa grande dano.
  • Assistência 1 (L1 / LB): chama o segundo personagem de sua equipe para o combate.
  • Assistência 2 (L2 / LT): chama o terceiro personagem de sua equipe para o combate.

Como gerir seu Ki

ki

A energia Ki é a força responsável pelas habilidades mais poderosas de seu lutador. Durante a batalha, essa energia vai permitir que ative ataques especiais, mas sempre em troca de algum custo.

No entanto, sua energia vai recarregando aos poucos sempre que você ataca, bloqueia ou sofre dano. Além disso, você pode o fazer de forma manual utilizando o Power Up (cruz + quadrado / A + X), mas durante o tempo de recarregamento você fica vulnerável aos ataques de seu oponente o que pode ser fatal.

Lance o primeiro golpe

iniciativa

Em Dragon Ball FighterZ, agressão pura não significa nada se você não perceber quando deve atacar ou defender. Tal como na maior parte dos games de luta, a velocidade normalmente significa vitória e por isso você deve tentar ser sempre o primeiro a atacar para conseguir manter uma combinação de ataques em que seu oponente não consiga defender.

Se o oponente for mais rápido, você terá que compreender que está na hora de bloquear e esperar que ele fique vulnerável para contra-atacar com sucesso.

Aprenda a bloquear

bloquear

É verdade que o bloqueio (trás + cruz / trás + A) é uma ferramenta essencial para você se dar bem em Dragon Ball FighterZ, mas não é invulnerável como muitos jogadores novatos pensam. Um jogador que não pare de atacar o bloqueio do oponente, vai inevitavelmente descobrir qualquer movimento que o quebre. 

Uma das formas de ultrapassar esse escudo é lançando um ataque baixo. Como seu oponente se encontra bloqueando enquanto está de pé, ele vai ser atingido por baixo e não o vai conseguir evitar a tempo. Como esse ataque leva quase sempre ao início de combos, você não pode se esquecer de bloquear abaixado para o evitar.

Porém, todos os personagens podem fazer também ataques altos e mesmo que você esteja bloqueando, como está abaixado e o golpe vem de cima, você vai sofrer dano. Mas esse ataque normalmente não é perigoso, por isso vale a pena o risco em comparação com o combo que pode sofrer se deixar sua parte inferior sem proteção.

De qualquer forma, como nenhuma defesa é absoluta, o ideal é pensar sempre em como pode contra-atacar.

Tirando partido da vulnerabilidade de seu oponente

vulnerável

Dragon Ball FighterZ é um game onde todos os movimentos vão desencadear novos ataques até surgir uma grande explosão na tela. Mas os jogadores mais experientes vão procurar sempre uma vulnerabilidade no oponente para contra-atacarem.

O que acontece é que alguns ataques especiais causam uma pequena pausa no lutador após serem usados. Ou seja, você precisa pesar os riscos e as recompensas de utilizar esses ataques, pois se os utilizar aleatoriamente pode pagar caro se o oponente se aproveitar de sua vulnerabilidade momentânea.

Utilize o Vanish

vanish

Vanish (triângulo + círculo / Y + B) é uma ferramenta extremamente útil que você deve utilizar. Esse movimento permite que você se teletransporte para as costas do oponente em um ataque surpresa. Isso vai deixar seu inimigo temporariamente vulnerável, pois ele vai demorar sempre uns segundos a mudar a direção de seu bloqueio.

Além disso, você pode se defender de certos ataques de energia ao saltar para fora de seu alcance. Vanish, no entanto, não causa grande dano e custa uma barra inteira de energia Ki. Mas não deixa de ser importante para ganhar uma partida quando bem aplicado.

Crie um time bem forte

equipes

Muitos fãs de Dragon Ball gostam de pegar em seus personagens favoritos na criação de equipe. Porém, é fundamental perceber que cada lutador tem seus ataques e habilidades que afetam o potencial das combinações de todo o time de forma diferente.

Para ter sucesso em dificuldades mais altas do game ou jogando online, você deve prestar atenção a composição de seu time e as melhores sinergias. Pois embora haja personagens com ataques que funcionam bem com qualquer outro lutador, você deve procurar sempre as melhores combinações.

Como chamar de forma segura os lutadores de sua equipe

tag

Em Dragon Ball FighterZ, você precisa ter um plano para trocar seus lutadores sem sofrer dano desnecessário enquanto o faz. Felizmente, existem formas de você trocar de personagem de forma segura.

Um desses métodos é usar um super ataque. Ao fazer esse movimento com seu primeiro personagem antes de pedir assistência, mesmo que seu inimigo bloqueie o ataque, existe sempre um atraso em sua resposta de forma a que você faça a troca sem perigo. 

Treine em games casuais

casual

A melhor forma de você praticar e afinar seu estilo de luta é ao jogar contra pessoas reais. Por isso, Dragon Ball FighterZ tem o modo Casual onde você pode treinar livremente sem medo de perder sua pontuação

Além de ser uma forma ótima de testar combos e estratégias, você também vai começar a perceber os erros mais comuns dos jogadores. Assim que se sinta confiante o suficiente, então está na hora de seguir para a competição real.

Libere todos os lutadores

android 21

Você deve expandir sua coleção de lutadores com os três personagens desbloqueáveis SSGSS Goku, SSGSS Vegeta e Android 21.

Para pegar essa versão loira de Goku, você precisa terminar em A-Rank o Extreme Gravity Spaceship, no modo Arcade e na maior dificuldade.

Já para pegar esse Vegeta poderoso, você precisa completar também no modo mais difícil Hyperbolic Time Chamber.

No caso de Android 21, você apenas tem de terminar os três arcos do modo de História do game.

Colete as Esferas do Dragão

dragon ball

Tal como em Dragon Ball, coletar as lendárias Esferas do Dragão em Dragon Ball FighterZ vai conceder um desejo a um jogador.

Cada lutador vai competir para coletar as Dragon Balls ao criar combos longos o suficiente para liberar uma bola em particular. Aí, o jogador que coletar a sétima e final bola vai poder invocar Shenlong e escolher entre quatro desejos. Essas opções incluem reviver um personagem, ganhar energia Ki máxima, restaurar sua vida ao máximo ou conceder a seu personagem regeneração de vida automática.

Essa oportunidade pode significar a diferença entre a vitória ou a derrota por isso tente encontrar todas as esferas!