Quem nunca sonhou em encontrar um pote de ouro ao final de um arco-íris? Mas para isto é preciso seguir o pequenino duende sem que ele o veja. Este é o conto do Leprechaun na mitologia irlandesa, mas parece que na série Deuses Americanos, o ser mitológico irlandês, chamado na série de Mad Sweeney, tem um papel muito importante na vida do protagonista Shadow Moon.

A lenda irlandesa

lepre

O Leprechaun sempre está ocupado trabalhando como sapateiro, e de acordo com o folclore, sempre aparece em duas situações: no meio de arbustos ou no final de um arco-íris, onde esconde seu pote de ouro com suas economias de toda vida. Ele também é tido como “o sapateiro da terra das fadas”, sempre fazendo apenas um par de sapatos por ano, e também é conhecido como “duende” e “gnomo”.

O que você precisa saber sobre Mr. Wednesday

Leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter seus tesouros, é preciso capturar um Leprechaun e não o perder nunca de vista. Caso contrário, ele desaparece no ar.

Este pequeno duende é muito presente nas lendas da Irlanda. É conhecido como um pequeno homem de roupas verdes, bigode, olhar simpático e um cachimbo na boca. Os sapatos que eles fazem são muito bonitos, feitos de materiais naturais, tais como, flores e gotas de orvalho. Além do seu cachimbo, estão sempre acompanhados pelo seu pequeno, velho e gasto martelo. O Leprechaun é muito pequeno, medindo de 30 a 50 centímetros de altura.

Quem é Bilquis de Deuses Americanos? Descubra a rainha de Sabá

Mad Sweeney

mad

Já na série de TV, Deuses Americanos, o Leprechaun é interpretado pelo ator Pablo Schreiber. Na série, ele tem um esterótipo bem diferente do duende baixinho de roupas verdes, sendo até bem alto na verdade, se compararmos com as lendas dos gnomos. Porém, quanto à parte das moedas de ouro, parece ser bem parecida com a lenda.

Tudo sobre o deus africano Anansi

Sim, Mad Sweeney é um Leprechaun, provando que os seres mitológicos irlandeses não precisam ser baixinhos. Ele conhece Shadow Moon quando este entra em um bar com Mr. Wednesday e faz alguns truques com moedas que impressionam nosso protagonista. Mas o temperamento de Mad Sweeney parece ser bem diferente da lenda dos gnomos, que não gostam de popularidade, alias ele gosta mesmo é de uma boa briga.

Alerta de Spoiler:

Mad Sweeney propõe a Shadow dar-lhe uma moeda de ouro se Shadow aceitar lutar com ele. Após várias provocações, Shadow acerta um soco na cara de Mad Sweeney e a luta começa, ninguém sabe como termina, pois na próxima cena, Shadow aparece adormecido no carro de Mr. Wednesday, todo ensanguentado, mas com a moeda do Leprechaun.

Após o funeral de sua esposa, Laura Moon, Shadow joga a moeda recebida de Mad Sweeney, no local onde sua esposa está enterrada, mas sem que Shadow perceba, a moeda é engolida pela terra.

Este personagem é baseado no deus irlandês Buile Suibhne, que é muitas vezes chamado de "Mad Sweeney" em tradução. No mito, Suibhne era um rei e um guerreiro que recebeu uma pedra para proteger apenas uma rocha, isso o deixou louco, mas que lhe deu uma espécie de poder. Outra parte da lenda diz que Suibhne foi amaldiçoado depois de matar um clérigo, podendo desaparecer de repente e ressurgir anos depois.

Conheça Mr. Jacquel, o deus egípcio Anúbis

Visite nosso grupo do Facebook sobre Deuses Americanos