Conheça tudo sobre o Autobot Bumblebee de Transformers

Desde o nascimento de The Transformers em 1984 que Bumblebee é um favorito dos fãs. Ele sempre foi visto como um dos Autobots mais fracos, mas definitivamente o mais generoso e corajoso do grupo. Por isso, Bumblebee foi sempre admirado não só por seus companheiros mas também pelos humanos.

Saiba mais sobre o famoso Autobot amarelo!

Explicação de seu nome

bumblebee

Na série original, Bumblebee era na verdade um Volkswagen Beetle, conhecido como Bug, e suas cores eram amarelas e pretas. Além disso, as portas do carro formavam asas quando abertas. Foi por essas razões que o Autobot ganhou o nome Bumblebee (zangão em português).

À medida que o tempo foi passando, a forma de Bumblebee foi alterada para outros tipos de carros, mas o nome ficou para sempre.

O segundo Transformer a ser apresentado

bumblebee

Se você cresceu nos anos 80 com a série original The Transformers, então Bumblebee foi o segundo robô que você conheceu.

Logo no primeiro episódio da série, More Than Meets the Eye, nós somos levados até ao planeta natal dos robôs, Cybertron. Aí, vemos dois Autobots em sua forma de robô, que se encontram em uma missão importante. Estes são Wheeljack e Bumblebee.

Porém, antes de conseguirem retornar a casa, os dois encontram um Decepticon e são forçados a lutar. Bumblebee, o segundo a aparecer em cena, é tão pequeno que acaba dirigindo Wheeljack em forma de veículo, criando logo o fascínio entre os fãs.

Ele tem pelo menos 8 modelos alternativos

bumblebee

O modelo mais icônico de Bumblebee é seu original, o pequeno Volkswagen Beetle amarelo. Isso era evocativo de sua personalidade, sempre tentando ser mais do que aquilo que aparentavam seus limites físicos.

Hoje em dia, graças aos filmes de Michael Bay, ele é conhecido como um moderno Chevrolet Camaro. Segundo Bay, este não queria repetir o modelo Beetle devido à popularidade do filme Herbie, Meu Fusca Turbinado.

Mas pelo meio desses dois modelos, Bumblebee teve pelo menos outros seis: 

  • Suzuki Swift Sport, na linha de brinquedos japonesa Transformers: Alternity;
  • AMC Pacer, durante a HQ crossover dos anos 70 G.I. Joe vs. The Transformers;
  • Carro policial Supermini, na série Transformers Animated;
  • Chrysler MR 412, na linha de brinquedos Timelines Deluxe Goldbug;
  • Urbana 500, na série animada Transformers: Prime.

Bumblebee e sua cabeça humana

bumblebee

Durante os anos 80, a série original acabou e a Hasbro decidiu introduzir uma nova linha de Transformers chamada The Pretenders.

De acordo com esse arco, os Decepticons desenvolveram uma tecnologia de armadura orgânica, mas os Autobots conseguiram a pegar secretamente, criando suas próprias carapaças humanas. Enquanto estivessem dentro dessa armaduras, os robôs conseguiam se esconder mais facilmente e até se auto-reparar.

Bumblebee foi um dos Autobots que ganhou uma dessas carapaças e com ela participou em diversas aventuras em forma humanoide.

Incluído na Hall of Fame

hall of fame

Sim, existe uma Hall of Fame dos Transformers. A partir de 2010, a Hasbro quis honrar não só seus personagens mais populares mas também as pessoas por detrás dos brinquedos, das séries e dos filmes. Dois dos mais notáveis humanos com lugar nessa Hall of Fame são Michael Bay e Peter Cullen, que dá a voz a Optimus Prime.

Bumblebee, sendo um dos personagens mais adorados, foi um dos primeiros cinco Transformers a ser introduzido na Hall of Fame, junto com Optimus Prime, Megatron, Starscream e os Dinobots.

Hasbro o perdeu nos anos 90

bumblebee

Durante os anos 80, Bumblebee era muito popular tanto na telinha quanto nas lojas, onde era vendido como brinquedo. A Hasbro quis capitalizar essa oportunidade e por isso a quantidade de diferentes brinquedos Bumblebee nessa altura sendo comercializada era astronômica.

Mas, durante os anos 90, a Hasbro deixou os direitos do nome expirarem, em uma altura que se estavam focando em outras linhas de brinquedos como as Beast Machines. Quando a empresa estava pronta para lançar uma nova figura de Bumblebee nos anos 2000, outras empresas com brinquedos com o mesmo nome alegaram ter os direitos do nome.

Foi por essa razão que a série animada de 2002 Transformers: Armada inclui um Autobot amarelo chamado Hot Shot. Este seria originalmente Bumblebee mas seu nome teve de ser alterado devido às batalhas legais. Em 2005, a Hasbro finalmente conseguiu recuperar o nome.

O líder dos Autobots

bumblebee

Optimus Prime é o líder mais icônico dos Autobots. Porém, ele é um personagem que morre muitas vezes. E sempre que ele morre alguém tem de tomar seu lugar até ele eventualmente ser ressuscitado.

Em muitos dos arcos da série original é Rodimus Prime que toma esse lugar. Porém, em algumas cronologias, Bumblebee também liderou o grupo de robôs.

Uma dessas ocasiões ocorreu após os eventos de Transformers Prime Beast Hunters: Predacons Rising, em que Optimus Prime acaba se sacrificando para salvar os Transformers. Na série que se seguiu, Transformers: Robots in Disguise, Bumblebee tem uma visão de Optimus Prime, que o nomeia o líder dos Autobots enquanto este não retorna à vida.

Como perdeu e voltou a ganhar sua voz

bumblebee

A problemática da voz de Bumblebee foi sempre complexa devido às poucas explicações dadas nos filmes. Ele foi o segundo Transformer a aparecer na série original e, por isso, o segundo a falar, neste caso com a voz de Dan Gilvezan.

No entanto, no primeiro filme live-action, ele apenas conseguia falar através de clips de áudio, por ter perdido sua voz. Nos quadrinhos de 2007, Transformers: Movie Prequel, vemos que isso acontece porque Megatron destrói a caixa de voz de Bumblebee.

Eventualmente, o Autobot recuperou sua voz no final do filme. Isso se deveu, segundo o roteirista Robert Orci em uma entrevista, a Ratchet que ajudou Bumblebee a reparar sua voz com lasers.

Bumblebee, o Goldbug

goldbug

É sugerido durante toda a franquia que os robôs são mais do que apenas isso, se transformando em várias coisas desde veículos, aparelhagens ou até dinossauros. Mas alguns dos personagens conseguem ir mais longe se transformando em outros Transformers. Megatron se transforma em Galvatron, Orion Pax em Optimus Prime e Bumblebee em Goldbug.

Essa alteração de Bumblebee acontece em diferentes cronologias, mas na série original isso acontece no episódio The Return of Optimus Prime, quando este está tentando resgatar o corpo morto de Optimus Prime, após uma grande crise. O problema é que Bumblebee acaba ficando demasiado danificado e tem de ser reconstruído em um formato mais poderoso.

Esta versão mais poderosa e madura do Autobot é de uma cor dourada brilhante, ganhando assim o nome Goldbug. Eventualmente, Bumblebee retornará à franquia, mas sua versão melhorada continuou aparecendo ocasionalmente.

Bumblebee já foi morto

bumblebee

Mesmo sendo um dos Autobots mais amados de sempre pelos fãs, os escritores não o pouparam à morte.

No arco Dark Cybertron, Shockwave enlouquece e decide destruir todos os Autobots e Decepticons. Nessa tentativa, o robô mata Bumblebee, começando assim uma série de eventos que o levarão à sua destruição.

Já nos quadrinhos G.I. Joe vs. The Transformers, Bumblebee também sofre um destino parecido. Durante uma perseguição pelo espaço a Starscream, a nave em que Bumblebee viajava é danificada e ele acaba caindo na Terra, onde G.I. Joe e Cobra estão lutando. Bumblebee é pego no meio da luta e desfeito com mísseis. Sua cabeça é então levada por Starscream, que a oferece a Megatron para a usar como um colar. Eventualmente, os Autobots recuperam a cabeça e conseguem reparar Bumblebee de volta à vida.

Apesar de todos esses infortúnios, Bumblebee é o único dos cinco Autobots originais que não morreu nos filmes live-action.