The Mandalorian | PRECISAMOS falar sobre o Baby Yoda!

ATENÇÃO: este texto contém SPOILERS de The Mandalorian!

A primeira série live action da franquia de Star Wars, The Mandalorian, finalmente estreou na Disney+ e já chegou quebrando a internet, mas por motivos diferentes de tudo que a gente esperava ou especulava. Não foi pelas cenas de ação incríveis, pelas referências e pela qualidade do roteiro. Foi pelo fofíssimo Bebê "Yoda".

Mas, como todo bom fã de Star Wars sabe, Yoda morreu lá em O Retorno de Jedi e, segundo o produtor Jon Favreau, The Mandalorian se passa 5 anos após a Queda do Império. Então quem é o bebê Yoda? Hoje a gente fala tudo que já sabemos sobre a criatura tão fofinha que pirou os fãs!

Afinal, qual é a espécie de Yoda?

Yoda-meditating

Para a gente descobrir o mistério de quem é o "bebê Yoda", primeiro precisamos falar sobre o próprio mestre Jedi. Desde que ele apareceu pela primeira vez lá em 1980, em O Império Contra-Ataca, os fãs tentam desvendar qual a espécie e o planeta de origem de Yoda.

No entanto, em nenhuma das histórias canônicas da franquia, seja em filmes, livros, animações ou quadrinhos, essas informações foram reveladas. Segundo o próprio George Lucas, a razão para isso é bem simples: ele nunca pensou efetivamente no background do personagem!

Em uma entrevista ao Moviefone em 2005, Lucas revelou que o personagem não estava nos seus planos originais para a franquia.

A verdade sobre Yoda é que, no filme original, Obi-Wan foi até o final do filme e Yoda não existia. Quando comecei a filmar, percebi que, no fim da batalha, Obi-Wan não teria nada a fazer senão sentar e assistir à batalha como a Princesa Leia e, no próximo filme, ele basicamente ensinaria Luke a usar a força. [...] Então, eu precisava de algo e criei o Yoda, que tem 70 centímetros de altura, grande com orelhas verdes. Mas, para ser sincero com você, nunca descobri de onde ele veio, como sua espécie é chamada (nem sequer tem nome) e talvez isso esteja em algum lugar aqui dentro, mas não sei onde é. Então ele é um personagem misterioso, ele é um personagem mágico, ele não tem background. Ele é o estranho subversivo, secreto e misterioso que entra no filme e sai no final.

Yaddle

A única informação concreta que se tem sobre a espécie de Yoda é que possui machos e fêmeas. A prova disso é a presença de Yaddle, uma mestra Jedi com as mesmas características físicas de Yoda que aparece em A Ameaça Fantasma!

O que sabemos até agora

Baby yoda

Até o momento, poucas informações sobre o personagem foram divulgadas. Não se sabe ainda nem mesmo o nome da criatura, já que na série ele só é chamado de "A Criança". O que sabemos, no entanto, é a idade da criatura: 50 anos!

No primeiro episódio, nós ficamos sabendo por meio de um droide caçador de recompensas que criaturas dessa espécie envelhecem de maneira diferente. Também sabemos que o Mandaloriano não foi o único mercenário mandado para trazer vivo ou morto o "Baby Yoda" a simpatizantes do recém-derrotado Império Galático.

No segundo capítulo, tivemos um pequeno vislumbre do porquê o personagem pode ser tão importante: Mando tentava roubar o ovo de uma criatura selvagem e se vê afugentado pelo monstro. No momento de maior perigo, "Baby Yoda" mostra que é capaz de usar a Força e ergue o animal no ar, enquanto o Mandaloriano consegue se recuperar do golpe.

Teorias

bebê yoda

Alguns fãs levantaram a hipótese de "Baby Yoda" ter algum parentesco com o mestre Jedi. Se usarmos apenas a cronologia da série como base, isso é possível: Yoda morreu há apenas 5 anos em relação ao período de tempo da série. Como a criaturinha tem 50 anos, não é impossível que os dois sejam pai e filho.

No entanto, essa suposição é bem improvável. Primeiro que, por ser um mestre Jedi, Yoda não pode se casar ou ter filhos. Tudo bem que isso nem sempre é seguido à risca (Abraços, Anakin!), mas a regra é clara.

Outra possibilidade levantada é de que ele seja um clone do Mestre Jedi. Novamente, não há nada que descarte essa hipótese, já que a tecnologia existe em Star Wars. Porém, é difícil de especular algo nesse sentido, já que Yoda vivia isolado em Dagobah desde a tomada de poder de Palpatine.

A terceira e mais provável (pelo menos até agora) teoria é de que "Baby Yoda" seja apenas da mesma espécie de Yoda, mas que os dois não tenham nenhuma espécie de parentesco. Ainda não é possível cravar que seja esse o caso, mas talvez tenha finalmente chegado a hora de dar um nome e um planeta de origem à espécie do mestre Jedi.

E você? Tem alguma teoria para a origem do "Baby Yoda"? Deixe a sua opinião aí nos comentários!

Curte Star Wars? Então se liga:

16 easter eggs e referências de Star Wars: Os Últimos Jedi para fãs

Relembre a história de Luke Skywalker nos filmes Star Wars

Tudo o que você quer saber sobre os adoráveis Porgs de Star Wars