1º. John Wick: De Volta ao Jogo
Lançamento: 2014
O primeiro filme de John Wick chegou ao Brasil com o subtítulo De Volta ao Jogo, o que pode ser um pouco confuso a princípio (já que o título tem a maior cara de sequência...).
A trama nos apresenta a John Wick, um assassino profissional aposentado. Após sua esposa falecer de uma doença terminal, John passa a viver com um cachorro Beagle, enviado a ele por instruções de sua esposa. Depois de se rejeitar a vender seu Mustang Boss 429 para o líder de um grupo de gângsteres russos, ele tem sua casa arrombada, seu carro roubado e seu cachorro morto.
O que o responsável pelo crime, o imprudente jovem Iosef Tarasov, não sabia era que John já havia sido o melhor assassino da família Tarasov, tendo trabalhado para o pai de Iosef, Viggo. Agora, os Tarasov precisarão lidar com a vingança de John Wick.
2º. John Wick: Um Novo Dia Para Matar
Lançamento: 2017
A trama do segundo filme de John Wick se passa cerca de 4 dias após os acontecimentos do primeiro longa. John rastreia seu Ford Mustang 429 1969, roubado por Iosef Tarasov. A luta do ex-assassino contra a família russa continua, mas John recupera o seu carro e poupa os Tarasov, como forma de selar a paz.
O senhor do crime italiano Santino D'Antonio visita John e lhe cobra uma dívida. É revelado que D'Antonio ajudou o assassino a completar uma "tarefa impossível" para ele se aposentar e casar com sua esposa. Mas, em troca, John tem uma Promissória com D'Antonio, ou seja, uma promessa inquebrável que se trata de uma nova missão. E há duas regras principais no submundo: honrar Promissórias e não matar nos Hotéis Continental.
Esta segunda parte ficou marcada também pela entrada de Lawrence Fishburne no elenco, ator com o qual Reeves não trabalhava desde a franquia Matrix.
3º. John Wick 3: Parabellum
Lançamento: 2019
Neste terceiro filme - que teve orçamento quase quatro vezes maior que o do primeiro longa - John Wick está em fuga após ter quebrado uma das duas regras do submundo do crime ao cometer um assassinato dentro do Hotel Continental. Além disso, há um contrato global de US$ 14 milhões por sua cabeça, o que faz com que todos os assassinos de Nova York estejam procurando por ele, com toda a Alta Cúpula à sua procura.
Como esperado, há ainda mais cenas de ação incríveis, mas este terceiro filme também se destacou por bons personagens secundários e por um roteiro mais complexo, com o personagem principal sem agir, pela primeira vez, por vingança. Com uma boa recepção do público e da crítica, o longa garantiu mais um filme para a franquia.
4º. John Wick 4: Baba Yaga
Lançamento: 2023
Nesta sequência eletrizante, John Wick está foragido e continua enfrentando inúmeros adversários e desafios no mundo do crime organizado.
O filme começa com Wick em busca de vingança pela morte de um amigo próximo. Durante sua jornada, ele descobre a existência de uma misteriosa organização chamada "Baba Yaga", que tem profundos laços com o submundo do crime. Com a ajuda de aliados e velhos conhecidos, John Wick mergulha em uma teia de conspirações e enfrenta assassinos perigosos para desvendar a verdade por trás dessa organização e tentar pôr um fim à sua violência.