Jonh Wick | A sequência correta para assistir aos filmes da franquia!

Um dos personagens mais icônicos do cinema de ação atualmente, John Wick construiu uma franquia que foi de um filme independente com um orçamento relativamente modesto para grandes produções Hollywoodianas a um dos maiores sucessos do gênero de ação.

Com três filmes e mais um quarto longa confirmado, o universo do assassino vivido por Keanu Reeves não parece querer parar de crescer. Mas qual é a ordem correta para conferir os filmes?

1º. John Wick: De Volta ao Jogo

Lançamento: 2014

O primeiro filme da franquia John Wick chegou ao Brasil com o subtítulo De Volta ao Jogo, o que pode ser um pouco confuso a princípio (já que o título tem a maior cara de sequência...). Com um orçamento de US$20 milhões - valor inimaginável para as super produções de Hollywood - o longa acabou se tornando um sucesso entre os fãs de ação e de cinema em geral.

A trama nos apresenta a John Wick, um assassino profissional aposentado. Após sua esposa falecer de uma doença terminal, John passa a viver com um cachorro Beagle, enviado a ele por instruções de sua esposa. Depois de se rejeitar a vender seu Mustang Boss 429 para o líder de um grupo de gângsteres russos, ele tem sua casa arrombada, seu carro roubado e seu cachorro morto.

O que o responsável pelo crime, o imprudente jovem Iosef Tarasov, não sabia era que John já havia sido o melhor assassino da família Tarasov, tendo trabalhado para o pai de Iosef, Viggo. Agora, os Tarasov precisarão lidar com a vingança de John Wick.

2º. John Wick: Um Novo Dia Para Matar

Lançamento: 2017

A trama do segundo filme da franquia John Wick se passa cerca de 4 dias após os acontecimentos do primeiro longa. John rastreia seu Ford Mustang 429 1969, roubado por Iosef Tarasov. A luta do ex-assassino contra a família russa continua, mas John recupera o seu carro e poupa os Tarasov, como forma de selar a paz.

O senhor do crime italiano Santino D'Antonio visita John e lhe cobra uma dívida. É revelado que D'Antonio ajudou o assassino a completar uma "tarefa impossível" para ele se aposentar e casar com sua esposa. Mas, em troca, John tem uma Promissória com D'Antonio, ou seja, uma promessa inquebrável que se trata de uma nova missão. E há duas regras principais no submundo: honrar Promissórias e não matar nos Hotéis Continental.

O filme teve o dobro do orçamento que o primeiro longa teve, o que foi o suficiente para entregar ainda mais sequências de luta de tirar o fôlego. Esta segunda parte da franquia ficou marcada também pela entrada de Lawrence Fishburne no elenco, ator com o qual Reeves não trabalhava desde a franquia Matrix.

3º. John Wick 3: Parabellum

Lançamento: 2019

2019 definitivamente foi um bom ano profissional para Keanu Reeves. Além do sucesso do terceiro John Wick, o ator integrou o elenco de filmes como Toy Story 2 e da comédia romântica Meu Eterno Talvez, e anunciou seu trabalho no aguardado jogo Cyberpunk 2077, em um novo filme da franquia Matrix e num quarto longa de John Wick.

Neste terceiro filme - que teve orçamento quase quatro vezes maior que o do primeiro longa - John Wick está em fuga após ter quebrado uma das duas regras do submundo do crime ao cometer um assassinato dentro do Hotel Continental. Além disso, há um contrato global de US$ 14 milhões por sua cabeça, o que faz com que todos os assassinos de Nova York estejam procurando por ele, com toda a Alta Cúpula à sua procura.

Como esperado, há ainda mais cenas de ação incríveis, mas este terceiro filme também se destacou por bons personagens secundários e por um roteiro mais complexo, com o personagem principal sem agir, pela primeira vez, por vingança. Com uma boa recepção do público e da crítica, o longa garantiu mais um filme para a franquia.

4º. John Wick: Capítulo 4

john wick

Lançamento: 21 de maio de 2021 (previsão)

Ainda sem subtítulo confirmado, o quarto capítulo da saga de John Wick foi anunciado quando John Wick 3: Parabellum ainda estava em cartaz. O pouco que se sabe, até o momento, sobre a trama do novo filme são teorias que surgem a partir dos acontecimentos do terceiro.

Com o desfecho de Parabellum, parece correto pensar que John Wick 4 trará a guerra entre o assassino - apoiado pelo Rei de Bowery - e a Alta Cúpula. "Parabellum", inclusive, significa "prepara para a guerra", ou seja, tudo que aconteceu no filme 3 foi uma preparação para a guerra real no filme 4. Dá para imaginar?!

Uma curiosidade: conforme o cronograma de estreias antes da pandemia do coronavírus, John Wick 4 e Matrix 4 iriam estrear no mesmo dia. Por causa disso, os fãs começaram a encher a Internet com pedidos para que a data fosse eleita o #KeanuReevesDay (Dia do Keanu Reeves). Com os adiamentos de estreias e produções, é impossível, por hora, confirmar se os dois filmes ainda serão lançados no mesmo dia.

FIQUE POR DENTRO

Descubra o que é Baba Yaga em John Wick (e na mitologia russa)

Os filmes de ação mais esperados deste ano!

Os melhores filmes de aventura de todos os tempos!

Os filmes mais esperados deste ano!