13 obras de Frank Miller que você precisa conhecer

Ele tem o dom de Midas, tudo que ele toca vira ouro. Estamos falando do artista norte-americano Frank Miller, que se tornou um ícone no universo das HQs. Ele é tão importante para o universo dos quadrinhos que podemos separar as épocas das HQs entre, antes e depois de Miller.

Frank

Frank nasceu em 1957 no estado de Maryland, nos EUA. Ele teve sua primeira obra publicada em 1978. Desde então, Miller se destacou rapidamente no mundo dos quadrinhos ao participar de edições do Demolidor. Mais tarde, assumiu o papel de roteirista e desenhista das HQs do herói.

A Marvel então percebeu o quão importante era ter Frank em sua folha de pagamento, após o número de vendas das Hqs do Demolidor disparar. Miller adicionou novos personagens à história e deixou o ambiente da HQ mais sombrio, com seu estilo Noir, e o público adorou esta ideia.

Mas certamente, foi em 1986 pela  DC Comics, em Batman, o Cavaleiro das Trevas, que Frank Miller se consagrou definitivamente no mundo das HQs. Ele alterou completamente todos os aspectos no universo do Homem-Morcego, criando histórias mais adultas e cenários mais sombrios. 

bat

Frank fez surgir, a partir de então, um novo conceito de em produzir quadrinhos, com um estilo que influencia muitos artistas ainda hoje.

Veja abaixo 13 trabalhos fantásticos de Frank Miller que você precisa conferir.

13. Hard Boiled

boiled

Hard Boiled se passa em 2029, num ambiente cyberpunk, onde Frank Miller produziu sua novel mais violenta de todas. Se você gosta de histórias em cenários caóticos futurísticos e de extrema violência, não perca esta HQ.

12. Big Guy e Rusty, o Menino-Robô

bigguy

Um lagarto gigante, ao estilo de Godzilla, está atacando a cidade de Tokio. O pequeno Rusty precisará da ajuda de um Robô gigante norte-americano para detê-lo. Aqui, Frank quis homenagear alguns artistas japoneses que criavam personagens de robôs e monstros gigantes destruindo Tokio. Ao mesmo tempo ele alfineta o regime japonês corporativo, sugerindo que os americanos sempre serão melhores e superiores.

11. Martha Washington

martha

Esta coleção conta a história de Martha Washington. Uma heroína negra, de um gueto americano, que se alista no exército para defender os interesses de dos EUA  e de grandes corporações, num futuro não muito distante. Frank conta a história desta guerreira desde o nascimento até a velhice com uma fantástica e envolvente trama que vale a pena conferir.

10. Robocop

robocop

Um policial tem seu corpo reconstruído se tornando um ciborg. Ele é programado para defender a cidade de Detroit de perigosas gangs. Mas Robocop ao poucos vai retomando suas lembranças do passado e começa a buscar vingança. Frank Miller trabalhou no roteiro do volume 2 e 3 desta franquia.

9. 300 de Esparta

300

Frank quis ilustrar a Guerra das Termopilas, onde o rei de Esparta, Leônidas, com apenas 300 homens tem a missão de conter a invasão persa contra mais de 10.000 homens liderado pelo imperador da Pérsia, Xerxes. Em 2007 esta sua obra foi adaptada para o cinema.

8. Sin City

sin

Frank conseguiu com esta obra revelar todo seu talento a fundo. Ela narra vários contos em uma cidade dominada pela corrupção, crimes de todos os tipos e violência pra dar e vender. Tudo isso dentro do melhor estilo noir, a especialidade de Frank Miller.

7. Ronin

ronin

Esta foi uma obra inspirada em mangás, conta a história de um samurai que reencarna no corpo de um deficiente numa época futura. A partir de Ronin, Miller consagrou seus traços que modificaram os estilos de muitas HQs como as do Demolidor e Batman, e vem influenciando muitos artistas até hoje.

6. Eu, Wolverine

wolverine

Foi a primeira história solo de Wolverine. Esta HQ serviu de fonte de inspiração para o filme Wolverine, Imortal. Nesta história do mutante canadense, foi onde Frank apresentou de forma surpreendente, os sentimentos de Wolverine para o público. Mostrando que o personagem não é feito só de ódio e adamantium.

5. Batman Ano um

batmanone

Nesta, temos a história da origem do Batman, reescrita pela ótica de Frank Miller. Esta HQ é indispensável para quem é fã do Homem Morcego, contando como e porque ele se tornou o vigilante de Gotham City.

4. The Elektra Saga

elektra

Aqui foram reagrupadas várias histórias de Elektra desde seu surgimento na revista do Demolidor e outras importantes aventuras da heroína assassina criada por Miller.

3. Demolidor - Renascido

renascido

Frank Miller retorna às páginas de Demolidor para escrever a melhor história sobre o Homem sem medo de todos os tempos. Após ter a vida arruinada pelo Rei do Crime, Murdock ressurge às ruas de Hell´s Kitchen para reencontrar seu destino como Demolidor.

2. Demolidor a Queda de Murdock

queda

Esta foi a maior produção sobre o Demolidor criada por Frank Miller. Esta edição foi a que fez as vendas do título disparar. Nela, Frank destaca todo um inferno vivido pelo alter ego do herói após seus segredos caírem nas mãos do seu maior rival, o Rei do Crime.

1. Batman - O Cavaleiro das Trevas

trevas

Mas certamente, foi em 1986 pela  DC Comics, em Batman, o Cavaleiro das Trevas, que Frank Miller se consagrou definitivamente no mundo das HQs. Ele alterou completamente todos os aspectos no universo do Homem-Morcego, criando histórias mais adultas e cenários mais sombrios. 

E você acha que falta alguma obra de Frank Miller nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários.